CAMPOS DO JORDÃO: 3 OPÇÕES DE PASSEIOS GRATUITOS


Campos do Jordão é uma cidade charmosa, localizada na Serra da Mantiqueira no interior do estado de São Paulo. Muitas pessoas visitam a cidade no período de inverno, sendo muito procurada, especialmente por casais. A cidade possui belos hotéis e pousadas, bem como restaurantes ótimos. Porém, Campos do Jordão, não é lá uma cidade muito barata. Muito pelo contrário! Mas, obviamente, que se você procurar irá encontrar opções de hospedagem e para alimentação barato. Aqui vamos ajuda-lo(a), indicando 3 atrações totalmente gratuitas, para você desfrutar da cidade.


#Pracegover: Foto colorida. Entra da cidade de campos do Jordão. Em primeiro plano, na esquerda gramado com alguns arbustos com flores. Na direita carros estacionados. Ao fundo, portal da cidade. No centro escrito campos do Jordão. Nas laterais a fachada de duas casas, interligadas pelo telhado.

1 - BOSQUE DO SILÊNCIO


#Pracegover Foto colorida entrada do Bosque do Silêncio. Na parte superior placa com o nome do bosque e um pássaro azul. Abaixo algumas árvores ao fundo. Na parte inferior pedaço de uma cerca e no meio um homem (peito e cabeça)

Se você é um(a) amante da natureza este é um passeio perfeito! O Bosque do Silêncio possui várias trilhas que cortam a mata. São muito tranquilas e fáceis de fazer. Ao longo da trilhas você encontra vários tipos de árvores, entre elas araucárias, além de muitas flores e um lago. É muito bonito e um passeio muito agradável. Existem alguns lugares com bancos para descanso e as trilhas estão bem demarcadas.


#Pracegover: No meio de uma foto, mulher de costas andando numa passarela em formato de "S" no meio de um lago. Nas duas laterais árvores.

Se você tiver interesse, o Bosque possui outras atividades, como: o minigolf, arborismo e tirolesa. Existem diferentes opções, com variação de preço e circuitos de arborismo. Porém estas opções são pagas. O local também possui uma casinha de venda de artesanatos.


#Pracegover: Foto colorida. Pequena casa com artesanatos pendurados. No topo da casa placa "Artesanato do bosque". Casa de madeira pintada de preto e com detalhes em janela e porta em laranja.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

  • HORÁRIO: Diariamente das 9h às 18h.

  • COMO CHEGAR: O Bosque está localizado a cerca de 20 min de caminhada de Capivari. (Região mais turística da cidade).

  • ACESSIBILIDADE: Não é ideal, em partes da trilha existe lugares com irregularidades. De acordo com informação retirada da plataforma "TripAdvisor", o parque tem varias trilhas de tamanhos acessíveis a pessoas com deficiência, porém o problema é que elas não são totalmente planas. Portanto, por exemplo para um cadeirante sozinho exigiria muito esforço. Outro ponto negativos é que em vários trechos a raízes de árvores da qual a administração não pode retirar pois afetaria diretamente a flora local.

2 - PALÁCIO DA BOA VISTA

Este já é um passeio muito interessante e vale a pena. O Palácio da Boa Vista, ou como é conhecido Palácio do Governo foi construído entre 1938 e 1964. A arquitetura lembra um palácio da era medieval.transformou-se em monumento público e Museu e centro cultural em 1970. As visitações tem entrada franca e são todas guiadas. Até hoje, o Palácio também serve como Residência oficial do Governador do Estado de São Paulo. Porém, é menos utilizada do que antigamente.


#Pracegover: Foto colorida. Fachada do Palácio da Boa Vista. Prédio de arquitetura medieval. No centro uma torre. Céu azul sem nuvens.

O local possui um rico acervo cultural e artístico, como mobiliários dos séculos XVII e XVIII, antiguidades,esculturas,peças decorativas, objetos religiosos, em sua maioria que foram dados de presentes para os governadores do estado de São Paulo. O Palácio também conta com obras de artistas renomados como por exemplo: Tarsila de Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. Infelizmente, não são permitidas fotografias e filmagens no seu interior. Sendo, possível tirar fotos apenas nos jardins e na portaria onde se encontram algumas fotos da construção do Palácio.


#Pracegover: Mural com fotos em preto e branco mostrando a construção e inauguração do Palácio da Boa Vista.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

  • HORÁRIO: Quarta a domingo das 10h às 12h; 14h às 17h

  • COMO CHEGAR? O Palácio fica bem afastado da região de Capivari. A melhor opção é ir de carro. Existe estacionamentos próximo ao local. Nos finais de semana, existe opções de transporte público. A melhor opção são os ônibus que fazem o Itinerário Alto da Boa Vista Via S3.

  • ACESSIBILIDADE: O Palácio possui um piso superior, que aparentemente, só possui acesso por escadas, então, falta estrutura para atender pessoas com deficiência.

3 - MUSEU FELICIA LEINER

O Museu Felicia Leiner reúne a céu aberto 85 esculturas da artista polonesa que viveu entre 1904 e 1996 e esteve radicada no Brasil desde 1927. As esculturas foram produzidas em materiais como: bronze, cimento branco e granito. As obras estão agrupadas pelas fases da trajetória de Felícia: figurativa (1950-1958), a caminho da abstração (1958-1961), abstrata (1963-1965), orgânica (1966-1970) e recortes na paisagem (1980-1982).


#Pracegover: Foto colorida. Gramado no canto esquerdo com uma escultura branca de Felicia Leiner. Ao fundo algumas árvores (araucárias) e céu azul sem nuvens

As esculturas estão distribuídas, sobre gramado e à beira de alamedas e no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno. Inclusive, não deixe de entrar também no auditório que é aberto a visitação, para aqueles que possuem a entrada do Museu. A visitação ao Museu é gratuita aos domingos para todas as pessoas.


#Pracegover: Fotocolorida. parte interna do Auditório. Vista de cima cadeiras e o palco na frente.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

  • HORÁRIO: De terça a domingo, das 9h às 18h

  • PREÇO: Aos domingos a entrada é FRANCA. Nos demais dias valor de R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia) . São aceitos cartões, dinheiro e vale cultura. Existem outros critérios que garantem a gratuidade todos os dias como: moradores de Campos do Jordão, pessoas com deficiência e acompanhante, guias de turismo, etc.

  • COMO CHEGAR? O Museu fica no Alto da Boa Vista, relativamente próximo do Palácio do Governador, por isso vale a pena visitar as duas atrações no mesmo dia. A opção mais fácil é ir de carro. Caso, você deseje utilizar o transporte público, a Viação na Montanha disponibiliza a extensão de quatro linhas de ônibus até o local, aos finais de semana. Para outras informações, o contato da empresa de transporte é (12) 3664-6699 ou 3662-2909. As linhas principais são Alto do Capivari e Alto da Boa Vista S3.

  • ACESSIBILIDADE: Tanto o Museu Felícia Leirner quanto o Auditório Claudio Santoro têm buscado tornar os locais cada vez mais inclusivos. Inclusive no site oficial das instituições possui um espaço destinado a acessibilidade para falar sobre os avanços e o que disponibiliza para atender as pessoas com deficiência. A maior dificuldade é que o Museu é em céu aberto e alamedas encontram desníveis. Atualmente o Museu e Auditório possuem: Maquete e Mapa tátil. Pranchas com informações em dupla leitura – tinta e Braille, além de elevador e banheiros adaptados e outros equipamentos que visam garantir a acessibilidade.

#Brasil #Sudeste #museus #natureza #SãoPaulo

CONHEÇA HUARAZ

O PARAÍSO NATURAL PERUANO

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan

ABRINDO A CABEÇA

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

DICAS DE VIAGEM, CULTURA, CURIOSIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS, HISTÓRIAS DE MOCHILÃO E MUITO MAIS