top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

HUARAZ: PARAÍSO NATURAL PERUANO

Atualizado: 3 de fev. de 2023


Huaraz é uma cidade localizada ao norte do Peru, no departamento de Ancash. A cidade com quase 100 mil habitantes, fica localizada na Cordilheira dos Andes, além de ser a porta de entrada para o Parque Nacional de Huascarán e todas suas belezas naturais. A região que já é bem conhecida pelos peruanos, tem tornado-se mais popular entre estrangeiros também, especialmente, aqueles(as) que gostam de trekkings e aventura.


Huaraz

#Pracegover: Em primeiro plano campo com algumas árvores espalhadas. Árvores de médio porte. Ao fundo montanha, com topo totalmente branco cheio de neve. Algumas nuvens próximo das montanhas

COMO CHEGAR EM HUARAZ?

Saindo de Lima, tem duas opções de ônibus ou avião. Sendo a primeira opção mais econômica, várias empresas de ônibus fazem trajeto da capital peruana até Huaraz. Entre elas temos como exemplo Oltursa, Cruz del sur. DICA: Recomendo que faça a viagem no período noturno, afinal são entre 8h a 9h de viagem, aproximadamente. A maioria das companhias no Peru são seguras e confiáveis e de ótima qualidade, inclusive algumas até oferecem serviço de bordo.

Por isso, viajar durante a noite/madrugada pode ser uma boa opção para não perder o dia deslocando-se de uma cidade para outra. Os preços vão variar de acordo com a empresa. É possível encontrar passagens de 80 a 100 soles. IMPORTANTE: No Peru, a maioria das cidades não possuem um Terminal Rodoviário. São terminais das empresas, por isso, pesquise e preste atenção neste detalhe.

Já de avião, os preços são bem mais caros. Embora, a viagem seja bem mais rápida, em torno de 1h. Porém, as empresas que fazem o trajeto permitem bagagem de no máximo 15kg. Então, pesquise e escolha a opção que melhor atende sua necessidade em termos de preço, tempo e até mesmo bagagem.


Mapa de Lima a Huaraz

#Pracegover: Mapa do trajeto de Lima até Huaraz.

O QUE FAZER?

Basicamente, em Huaraz todos os atrativos são tours nos arredores da cidade. Existem muitas agências, principalmente, nas proximidades da Plaza de Armas (Centro da Cidade) que oferecem passeios diversos. Os passeios irão variar o preço de acordo com alta e baixa temporada(período do verão). Os passeios giram em torno de 40 a 70 soles. Lembre-se sempre de negociar. Fechar um pacote de passeios, ou em mais pessoas, ou até uma boa labia podem fazer o seu tour ficar mais barato.

Os principais tours ofereicos são os seguintes:

1 - Llanganuco

Esse é um dos tours, que praticamente toda agência irá te oferecer. Neste tour, terão paradas estratégicas em pequenas cidades próximas de Huaraz e por fim na lagoa Lllanganuco. Se você não tiver muitos dias para desfrutar de Huaraz, talvez este seja um dos passeios dispensáveis. Pois, a principal atração a lagoa Llanganuco é um ponto de parada de outro passeio, que listaremos abaixo.


Llanganuco

#Pracegover: Lagoa Lllanganuco Na parte inferior águas da lagoa bem claras. No canto inferior esquerdo 2 barcos verdes, no canto direito um pedaço da margem com gramas. No fundo paredes das montanhas dos 2 lados. Céu com muitas nuvens.

2 - Laguna 69

Este é um dos tours mais procurados e que tem se tornado muito popular. Laguna 69. É um trekking um pouco complicado, são cerca de 3h de caminhada até chegar a lagoa, mais 3h de regresso. Pouco mais de 4.500m de altitude. Antes, de começar o trekking, normalmente as agências fazem uma parada rápida do outro lado de Llanganuco, já que é caminho para 69. É uma parada bem rápida, mas já dá para tirar suas fotos.

O trekking da Laguna 69 é bem bonito, passa próximo de cachoeiras e outras lagoas. Mas, é bastante cansativo. Mas, no final vale a recompensa. É um cenário indescritível, digno de cinema.


Laguna 69

#Pracegover: Foto colorida Laguna 69 - Na parte inferior água cor azul claro. Ao fundo montanha, com o topo branco cheio de neve. No canto superior esquerdo pedaço de céu azul, sem nuvens.

3 - Glaciar Pastoruri

Este também é um dos passeios mais procurados. Toda agência praticamente realiza. Antes de ir ao ponto final, também tem algumas outras paradas no meio do caminho. Para chegar ao Glaciar é muito mais simples que a Laguna 69. Este não tem muita caminhada, mas, sua dificuldade está na sua altitude, são 5 mil metros. A caminhada é tranquila e mais rápida.


Glaciar Pastoruri

#Pracegover: Foto colorida Glaciar Pastoruri. Uma lagoa na frente de um paredão de gelo. Atrás mais um pedaço de montanha. Céu azul sem nuvens.

4 - Chavin

Agora se você gostar de uma pessoa que gosta mais da parte cultural. Você pode optar pelo tour de Chavin. O pequeno vilarejo, que fica próximo de Huaraz, possui um sítio arqueológico de cultura pré inca. É muito interessante e muito rico este passeio. No tour também existe paradas, entre elas na Laguna Querococha, onde tem um visual incrível. Se tiver interesse, já fizemos uma publicação completa sobre Chavin (aqui).


Chavin

#Pracegover: Foto. Ao fundo algumas montanhas. Na frente ruínas do sítio arqueológico de Chavin.

Recomendações:

Huaraz está localizado a mais de 3 mil metros acima do nível do mar. Todos os passeios tem altitude superior a esta. Por isto, é possível que você sofra como o "soroche" (mal de altitude). Ou seja, não faça muito esforço físico e alimentos leves podem ajudar. Em breve um post completo com dicas de como amenizar ou evitar problemas com o soroche.

Além disso, leve calçados apropriados para trekking. Roupas de frio. Uma mochila pequena de ataque com itens básicos. Além é claro de água e snacks (lembrando comidas leves).

ACESSIBILIDADE:

Todos os tours são bem pouco acessíveis. Primeiro, pois são longos feitos de vans e em estradas ruins. A maioria dos locais apresentam desníveis, o que dificultaria bastante o passeio para pessoas com mobilidade reduzida. Especialmente o tour de Llanganuco e Chavin são lugares com pontos com escadas e degraus, ao longo das paradas. O tour mais tranquilo, seria o do Glaciar Pastoruri. Tendo em vista, que apresenta um caminho "pavimentado" e mais acessível.

P.S. Em breve posts separados com informações de cada tour.


346 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page