top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

SÃO BENTO DO SAPUCAÍ E SEUS MOSAÍCOS

Atualizado: 16 de mar. de 2023


Se você mora em São Paulo e quer fugir da correria e do ritmo da capital, São Bento do Sapucaí é uma ótima opção. A pequena cidade, com cerca de 10 mil habitantes, fica no nordeste do estado de SP, a cerca de 200km da capital. São aproximadamente 3h de viagem até o município bucólico que fica no meio da Serra da Mantiqueira. Em São Bento do Sapucaí você encontrará bons restaurantes de comida caseira, muitos mosaicos, igrejas, pousadas para relaxar. Mas, se você busca aventura, a região também oferece boas trilhas e até escaladas.


Foto: Capela em São Bento do Sapucaí

#Pracegover: Foto. Ao fundo algumas montanhas cobertas de vegetação. Em primeiro plano uma pequena capela no canto direito. A capela tem uma cruz de madeira no telhado e as paredes de barro.

 

COMO CHEGAR?

 

São Bento do Sapucaí está localizado na divisa com Minas Gerais e faz fronteira com as cidades com outras cidades turísticas, sendo a mais conhecida: Campos do Jordão SP. São muitos acessos que levam a São Bento do Sapucaí, entre eles a Rodovia Presidente Dutra. A melhor opção para conhecer a cidade é de carro. A estrada é cheia curvas e existem muitas vicinais que dão acesso a São Bento.

Se você sair de SP sentido São Bento, quando estiver próximo do seu destino não se assuste, se você ver uma placa de que está em Minas Gerais. Antes de chegar em São Bento, você entra em Minas e passa pela cidade de Sapucaí-Mirim, para depois retornar para o estado de SP e chegar no seu destino.

DICA: Antes de viajar tente falar com alguém de onde você estará hospedado para pegar informações mais detalhadas de como chegar na cidade. Digo isto, porque muitas vezes o GPS te jogará para estradas vicinais ou de terra, que podem ter menor trajeto, mas são muito mais complicadas. Então, evite esta dor de cabeça.

De ônibus - Você precisará ir até São José dos Campos e de lá comprar uma passagem para São Bento do Sapucaí. As opções de horários e empresas que realizam o trajeto são poucas.


Mapa com trajeto SP - São Bento do Sapucaí

#Pracegover: Mapa com trajeto marcado de São Paulo a São Bento de Sapucaí. 2 alternativas de carro uma com 243 km (4h19min) e outra de 201km (3h 3min)

 

POR QUE CONHECER?

 

Apesar do município ser pequeno, proporciona grandes experiências. Caso você esteja estressada(o) da sua rotina é um ótimo refúgio. É um ótimo lugar para relaxar, fugir do barulho e da correria. A cidade é extremamente pacata, as ruas são quase desertas, em alguns momentos até parece uma cidade fantasma. Existem várias opções de pousadas e chalés para você desfrutar da tranquilidade de São Bento do Sapucaí.

Porém, se você é aventureiro a cidade também pode te proporciona ótimas experiências. Em São Bento existem várias trilhas, cachoeiras e escaladas. Um dos pontos turísticos mais conhecidos é a Pedra do Baú (uma formação rochosa na Serra da Mantiqueira), que pode ser visto de todos os pontos da cidade. Pessoas que gostam do turismo de aventura também visitam a cidade para fazer a Trilha da "Ana Chata" e fazer rapel na pedra do Bauzinho.


Pedra do Baú.

#Pracegover: Foto da Pedra do Baú. Ao fundo formação rochosa conhecida como Pedra do Baú. céu azul com algumas nuvens.

Outro fator que torna a cidade atrativa é a comida. São Bento do Sapucaí não possui muitas opções de restaurantes, porém, a falta de variedade compensa na qualidade. Todas as refeições que fiz na cidade foram excelentes. São Bento é de São Paulo, mas a comida parece mineira. Desde comida caseira até pizzas. Além disto, a cidade é uma ótima parada para as pessoas que gostam de artesanato em geral.

O Bairro do Quilombo, que é uma região mais afastada do centro da cidade, é onde se encontram a maior parte dos artes. Algo que também chama muito atenção na cidade são os mosaicos. Estão por todas as partes, nos números das casas, nas fachadas de prédios públicos e privados. É um charme especial que encanta todos os visitantes de São Bento.


Casa com mosaicos

#Pracegover: Primeiro plano algumas plantas de pequeno porte com algumas flores rosa. Ao fundo uma casa com mosaíco preto nas janelas. Detlahes em mosaico na numeração da Casa e ao lado do portão. Casa Branca com 3 janelas e um portão no canto direito. Canto direito da foto um pedaço de rua de paralelepípedo.

 

O QUE VER?

 
1 - IGREJAS

Ir a São Bento do Sapucaí, significa que ao menos em uma Igreja você irá entrar. Alguns moradores brincam que existe mais igrejas que pessoas na cidade. Para todos os lados tem mesmo uma igreja. Aquela que chama mais atenção é a Igreja Matriz. Ela fica num ponto mais elevado do centro da cidade, na frente de uma pequena pracinha. Cheia de vitrais e belas pinturas no seu interior.


Igreja Matriz São Bento do Sapucaí.

#Pracegover: Foto Matriz de São Bento do Sapucaí. Na frente da igreja 4 vasos (cinzas) com plantas. Igreja azul com 3 portas e torre principal no meio. Detalhes da Igreja em Branco e dourado.

2 - CAPELINHA DE MOSAICO

A capelinha de Mosaico junta 2 das coisas que mais tem na cidade "edifícios" religiosos e mosaico. São pelo menos duas capelas feitas inteira em mosaico.


Capelinha de Mosaico.

#Pracegover: Foto Capelinha de Mosaíco. Na frente da porta da Capela está um homem de pé com camisa e shorts. A capela é toda em mosaico, no centro em preto e branco, na lateral esquerda uma pilastra em azul e na lateral direita pilastra vermelha, com detalhes da capela em amarelo no topo e na porta. Nos cantos da foto árvores.

A parte interna da capela também é toda feita em mosaico. Além disto, as pessoas deixam no local terços e imagens de anjos e santos quebrados. As capelas ficam abertas das 8h às 18h.


Capela de Mosaico - Parte interna

#Pracegover: Foto. Parte interna da capela de Mosaico. Altar todo feito em mosaico.

3 - CASA DE CULTURA - MIGUEL REALE

A Casa de Cultura é um antigo casarão do século XIX, que foi residência do professor Miguel Reale, que dá nome ao espaço. O local é um núcleo ativo voltado para cultura e educação. A Casa de Cultura traz exposições sobre a cultura e história local, além de expor obras de artes de artistas da cidade de São Bento do Sapucaí.


Casa de Cultura Miguel Reale

#Pracegover: Foto. Entrada da Casa da Cultura Miguel Reale. Prédio amarelo do lado portão aberto. Ao fundo algumas árvores.

O local também possui uma pequena lojinha e um café, além de um pequeno jardim. O espaço fica aberto de quarta a sábado e feriados, das 13h às 17h e domingo das 10h às 14h. A Casa de Cultura não é tão grande, todavia, vale a pena dar uma conferida nas exposições, pois o pessoal de São Bento de Sapucaí tem uma veia artística forte e as obras são bem interessantes.


Quadro da Exposição

#Pracegover: Foto de um quadro preto com alguns desenhos e com a seguinte escrita: "Não aprecie Arte. Não leia, não produza e aprecie arte, pois isso provocará distúrbios irreversíveis em seu cérebro, alterando e muito a sua capacidade de olhar e perceber o mundo à volta...e isto pode não ser bom para alguns.

4 - ATELIÊ DITINHO JOANA

O Artesanato definitivamente é forte em São Bento do Sapucaí. Lá, são muitos artesãos conhecidos, mas o mais famoso deles é "Ditinho Joana". Ele é um artesão especializado em fazer esculturas de madeira que contam a história da região. A fama do artesão ganhou fama no cenário nacional, já deu entrevistas para revistas e jornais e participou de programas de TV, entre eles o "Programa do Jô", onde deu uma entrevista sobre seu trabalho. O ateliê do artesão fica no bairro do Quilombo e é aberto a visitação. Hoje em dia um de seus filhos também fazem esculturas de madeira.


Ateliê Ditinho Joana

#Pracegover: Foto fachada do Atelie Ditinho Joana. No canto esquerdo um poste de luz na calçada. Ao fundo o ateliê (espaço aberto).

Se você der sorte, você pode até encontrar com o "Ditinho" e ouvir ele contar as histórias das suas esculturas. Cada obra tem um causo por trás e retrata alguma cena vivida ou vista pelo artesão.


Ditinho Joana contando história de uma de suas esculturas

#Pracegover: Foto. No canto direito homem (Ditinho Joana) virado de lado com uma mão estendida tocando em uma escultura de madeira colocada na mesa (canto esquerdo). Em cima da mesa esculturas de pessoas (feita em madeira)

 

VALE LEMBRAR

 
  • ACESSIBILIDADE: A cidade tem muitos paralelepípedos e faltam adaptações para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência

  • Além destes pontos existem as trilhas para as 3 Pedras (Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata) e várias cachoeiras (Toldi, Amores, Tobogã, etc) para explorar na cidade.

  • A cidade fica numa região de Serra, ou seja, leve roupa de frio. A noite com certeza vai dar uma esfriada.

  • Como a cidade é pequena e tem poucos atrativos um final de semana já é o suficiente para conhecer a cultura local e fazer alguma trilha ou atividade mais de aventura.

  • São Bento do Sapucaí fica próximo a outras cidades pequenas como São Francisco Xavier, Gonçalves, Santo Antônio do Pinhal que também são ótimas para descansar e apreciar a natureza. Se você tiver mais tempo pode aproveitar para conhecer a região.

  • Campos do Jordão fica bem próximo. São poucos quilômetros que separam as cidades, porém a estrada é cheia de curvas. Se você pensa em conhecer Campos do Jordão é uma possibilidade usar São Bento do Sapucaí como "cidade dormitório" ou fazer um bate-volta entre elas.


Entrada de Campos do Jordão

#Pracegover: Foto da Entrada de Campos do Jordão. Ao Fundo 2 Casas ligadas pelo telhado ao centro (Portal de Entrada da Cidade). Casas com fachadas típica "europeia". Na frente do portal alguns carros no estacionamento lateral. Nos cantos da rua (meio da foto) canteiros com grama e algumas plantas e flores.


654 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page