top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

CONHECENDO O PANAMÁ

Atualizado: 1 de abr. de 2023


**SUGESTÃO: Escute a playlist no Spotify do Panamá(aqui)

O Panamá é um país debutante na Copa do Mundo. O país da América Central não é uma potencial do futebol. Porém, é um grande destino ainda pouco explorado. O Panamá possui muitas belezas naturais, entre elas praias paradisíacas. Além é claro, o maior atrativo do país é o Canal do Panamá, que através de um sistema de reclusas que leva os navios do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico.

Canal do Panamá

#Pracegover: Foto do Canal do Panamá. No centro o sistema de eclusas com um barco passando. A foto tem uma marca d'água com a bandeira do Panamá.

O PANAMÁ DA CECILIA

Hoje quem vai ser nossa "guia virtual" pelo Panamá, será a brasileira Cecilia Megale Ogata (Ciça) que já está mora no país há alguns anos. A brasileira apresentou um pouco da sua visão no país, com muito bom humor e simpatia. Confira a história da Ciça no Panamá.

"Me mudei para o Panamá porque meu marido foi transferido pela empresa que ele trabalhava no Brasil. A principio viemos para ficar uns 3 anos. Mas, agora já pensamos em esticar um pouco mais. Pretendemos voltar para o Brasil, porém não agora", explicou Cecília.

O fator que a brasileira mais gostou no Panamá foi a qualidade de vida. "Aqui tem muita segurança e qualidade de vida. Você pode andar tranquilamente, sem medo. A polícia é bem equipada e respeitada. Não escuta sobre assaltos e assassinatos. Pode andar com vidro aberto do carro, caminhar a noite, sem se preocupar", destacou.


Cecíia

#Pracegover: Foto. Mulher (Cecília) ao centro da foto, em um caminho no meio de um jardim. Ao fundo uma casa de madeira.

EXPECTATIVA X REALIDADE:

Nem sempre aquilo que esperamos é como realmente é o nosso local de destino. Isso também aconteceu com a Ciça. "Eu acreditava que seriam menos desenvolvidos, mas possuem coisas modernas e estrutura boa. Acredito que isto se deve a influência americana, o uso do dólar como moeda oficial ou o incentivo fiscal que oferecem a multinacional é atraente para grandes empresas. Isso fez com que tantas coisas se desenvolvessem bem. Porém, o povo aqui é meio sem educação. Educação pública é horrível. Outro aspecto ruim é que o trânsito é horrível, as pessoas não respeitam as leis de trânsito", destacou

CIDADES E PONTOS PARA VISITAR.

Ciça disse que não conhece muito ainda do país, mas que embora seja um país pequeno ele tem muito a ser explorado. Ela afirma que sempre faz suas viagens de carro, que a maioria das estradas é boa, menos para a região de San Blás. Os principais pontos que a brasileira destaca que devem ser visitados no Panamá são:

1 - O Canal do Panamá: Obviamente, o ponto mais famoso do país não pode ficar de fora da lista. "É uma passeio curto, simples, mas a arquitetura e engenharia da coisa realmente impressiona", ressaltou Ciça.


Canal do Panamá

#Pracegover: Foto do Canal do Panamá. No meio da eclusa um pequeno barco na frente e um barco grande atrás. Ao fundo céu azul com nuvens carregadas

2 - Casco Antiguo - É a parte da cidade histórica da capital do Panamá. "É cheia dos melhores restaurantes e bares com vistas lindas. É cheio e vielas e recentemente começaram a reformar todos os casarões está lindo.", informou a brasileira.


Casco antiguo

#Pracegover: Rua do Casco Antiguo. Rua de paralelepipedo, com prédios estilo colonial, de dois andares com balcões no segundo andar.

3 - San Blas: Considerado o principal ponto turístico, depois do canal. A região é uma comarca indígena que fica as margens do Caribe. "É um arquipelágo de mais de 300 ilhotas, dessas de desenho animado, com um montinho de areia, uma palmeira e só", explicou.


Ilha em San Blas

#Pracegover: Foto, mar ao fundo um ilha com vários coqueiros.

Além destes pontos a brasileira também destaca o passeio pela Ilha Contadora e a Isla Grande. "Conheci muito pouco o sul do pais, uma região que se chama Darien. Faz fronteira com a Colômbia. Ali é uma região considerada um pouco perigosa porque era rota de trafico. Então tem muito policiamento. Conheço mais a parte do norte do país, perto da fronteira com a Costa Rica, região de David (Chiriqui) e Boquete (sim, esse é o nome) que são regiões mais altas, uma pegada meio monte verde, campos do jordao, com muita natureza, rios e trilhas", conta.


Rafting

#Pracegover: Foto de um rio com um pequeno bote com 4 pessoas.

DICAS DA CIÇA:

  • NÃO USE TÁXI - Eles são feios, sujos e podem subir outras pessoas no meio da corrida

  • COMA PEIXE OU FRANGO: Carne vermelha não é de boa qualidade, portanto as carnes brancas são melhores.

  • APROVEITE AS BELEZAS NATURAIS: É a parte mais bonita e interessante no país.


Praia no Panamá

#Pracegover: Praia cheia de coqueiros, com um pequeno quiosque e algumas mesas ao fundo. Lado esquerdo uma faixa de mar bem azul. Céu com poucos nuvens

ADAMASTOR

Quem acompanhou a Ciça e seu marido nessa mudança de país foi o Adamastor, um golden retriever muito lindo e simpático. A brasileira conta que para trazê-lo do Brasil tiveram muitas burocracias. "Ele foi transportado como carga viva, tem que colocar chip, conseguir carimbos, toda uma série de vacinas. Sem contar, que ele é medicado para fazer a viagem. Chegou todo cabisbaixo, mas logo já se animou e ficou tudo certo. Aqui, aliás é ótimo para ele porque cães são permitidos nas praias", concluiu.

#Pracegover: 2 Fotos. Na esquerda foto de cachorro de costas (Adamastor) dentro da água, no mar. Na direita. Foto de Adamastor de frente em uma sacada. Ao fundo Cidade do Panamá.

ESTRUTURA TURÍSTICA:

De acordo com a brasileira a estrutura neste aspecto ainda é muito fraca. "Tem bastante opção de hospedagem, mas faltam informações. Falta também infraestrutura de transporte e propriamente nas praias e alguns lugares", ressaltou.

ACESSIBILIDADE: Ciça diz que a acessibilidade está restrita a lugares relacionados ao turismo. "Em lugares turístico é boa. Fora disto, tem vários lugares ruins, inclusive sem calçadas", afirmou.

PRECONCEITOS: De acordo com a brasileira, a sociedade panamenha é bastante conservadora, tendo vários preconceitos ainda. "O Casamento gay, por exemplo, não é legalizado. Eles são bem conservador, mexem com mulheres na rua. Mas, a área turística é mais tranquila. Tem bastante xenofobia com venezuelanos e um algumas situações envolvendo também o racismo", expôs.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page