top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

PURA VIDA: BEM VINDOS (AS) A COSTA RICA

Atualizado: 3 de fev. de 2023


** Sugestão: Playlist Spotify Costa Rica (aqui)

A Costa Rica será um dos adversários do Brasil na fase de grupos da Copa 2018. O país foi a grande sensação da Copa anterior quando surpreendeu o mundo ao passar em primeiro lugar num grupo com Inglaterra, Itália e Uruguai (todas seleções campeões mundiais). Porém, não é só pelo futebol que a Costa Rica chama atenção! O país da América Central é considerado um dos melhores destinos para Ecoturismo. Com praias exuberantes e regiões de floresta de fauna e flora bem diferenciada é um ótimo destino para os amantes da natureza. Vamos fazer um tour pela Costa Rica?


#Pracegover: Plano de fundo com um Vulcão, na frente algumas árvores e um rio. Algumas nuvens no céu azul. Com marca d'agua a bandeira da Costa Rica. Duas faixas azuis uma no topo e outra no rodapé, seguida de 2 faixas brancas e no meio uma faixa vermelha com o emblema do país no centro da bandeira. Na parte inferior da foto escrito "Costa Rica"

 

ENTRADA NO PAÍS

 

Para brasileiros(as) entrarem no país é necessário estar portando passaporte com validade mínima de 6 meses. Não é exigido visto em caso de turismo. Além disto, a Costa Rica também solicita o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarela.

 

A COSTA RICA DA KARINE

 

Para conhecer um pouco do país caribenho, conversamos com Karine Maria de Jesus, uma brasileira que fez um intercâmbio, no início de 2018 para a Costa Rica. Nossa entrevistada é administradora de empresas e contou que buscava um intercâmbio em um país de língua espanhola para aprimorar suas habilidades no idioma. "Eu estava procurando um país de cultura diferente, e que falasse espanhol. Não foi uma escolha pela Costa Rica, foi mais uma questão de oportunidade. Apareceu a chance de fazer o intercâmbio para o país e eu aproveitei. Acabei que gostei bastante do país. Eu não tinha muitas informações, por isto não tinha muitas expectativas. Acabou que me surpreendeu positivamente. Tem muita coisa para explorar e conhecer. É um país repleto de belezas naturais. Agora, com certeza, penso que posso voltar muitas vezes", afirmou.


#Pracegover: Foto. Em primeiro plano uma mulher (Karine) de braços abertos. Ao fundo vulcão Irazu. Céu azul com algumas nuvens.

A Costa Rica é um país pequeno e dividido em 7 províncias. "Como o país é bem pequeno, torna-se muito fácil de viajar para as províncias, conheci todas. A que mais gostei foi Guanacaste. A região é cheia de praias maravilhosas, algumas muito movimentadas e turísticas e outras mais tranquilas, tem para todos os gostos. Por estas facilidades e proximidade, também é possível visitar facilmente outros países da América Central como Panamá e Nicarágua. ", destacou Karine.


Playa Conchal - na região de Guanacaste.

#Pracegover: Foto Playa de Conchal (em Guanacaste). Em primeiro plano mar com água bem clara e um pedaço de areia da praia no canto esquerdo inferior da foto. Ao fundo na margem uma pequena elevação de terra com vegetação. Céu azul sem nuvens.

A brasileira destacou que as belezas naturais da Costa Rica são incríveis. Assim, de acordo com ela é a viagem ideal para os amantes da natureza. "Numa viagem para Costa Rica não pode ficar de fora uma visitação a pelo menos um vulcão. Eu fui em um chamado Irazu, que fica próximo de San José. Conhecer as praias, principalmente para quem gosta de surfar, já que tem bastante ondas. Também não deixe de conhecer os Parques Nacionais tem belezas naturais incríveis, é um ótimo país para quem gosta de ecoturismo", ressaltou.


Ingresso para Parque Nacional Manuel Antonio.

#Pracegover: Foto. uma mão segurando um ingresso para o Parque Nacional Manuel Antonio. Atrás na parede um desenho de um tucano.

 

GASTRONOMIA

 

O "casado" principal prato da Costa Rica. É uma refeição muito abundante composta de arroz , feijão e uma banana doce frita, que geralmente é acompanhada por carne de vaca , porco , peixe ou frango.


#Pracegover: Foto prato "Casado". Bandeja com um copo no canto esquerdo com bebida de cor avermelhada. No prato arroaz, feijão, um pouco de pure de batata, uma salada e um frango.

No café da manhã é comum o tradicional "gallo pinto". É um prato feito com arroz e feijão misturados, que são fritos até ficarem tostados, sendo que o arroz é em maior quantidade que o feijão. Normalmente tão são acrescidos ovos e banana. "É diferente, pois não comemos este tipo de comida pela manhã, porém, você se acostuma. Outra coisa que me chamou atenção foi uma bebida chamada chilliguaro, que é feita com suco de tomate (ketchup) no começo eu achei bem estranho, porém também me acostumei", concluiu a brasileira.


Gallo Pinto

#Pracegover: Foto do prato Gallo Pinto. Prato com garfo e faca em cima. No prato arroz, feijão, um ovo e banana cortada em fatias

 

DICAS DA KARINE

 
  • CARO: Leve bastante dinheiro, o país é caro.

  • VISITE OS PARQUES NACIONAIS: O país é perfeito para os amantes da natureza, os parques nacionais são incríveis

  • 2 ESTAÇÕES: "Estação seca" - Época boa é visitar de dezembro até março ou abril. De maio até novembro é o período de chuvas.

  • EN SAN JOSÉ: Faça o Tour que sai do Teatro Nacional às 10h, ele passa por todos os principais pontos turísticos da cidade. É no sistema de Free Walking Tour (gratuito com apenas uma gorjeta no final). Vale a pena também conferir algumas pessoas ou grupos de pessoas que ficam cantando no centro de San José.

INFRAESTRUTURA TURÍSTICA: A brasileira avalia como boa a estrutura de turismo na Costa Rica. "Encontrar hostel, tour, informações, tudo é muito fácil. Em aplicativos e no Google você encontra informações facilmente. Maioria das pessoas falam inglês. Ou seja, se a pessoa não fala espanhol e sabe inglês não terá problema", informou.

 

PURA VIDA

 

Na Costa Rica possui o lema do "Pura Vida" que acaba sendo usada como saudação, agradecimento ou até para dizer que as coisas estão tudo bem, ou algo é legal. "O povo do país é muito atencioso, receptivo e calorosos. Eles ajudam no que for necessário. Percebi isso tanto com brasileiros (as) quanto pessoas de outras nacionalidades. Não tem preconceitos com relação a nacionalidade. Pelo menos, não consegui observar nenhuma demonstração de preconceito durante o período que estive no país", comentou a brasileira.

 

QUESTÕES SOCIAIS

 

Apesar de ser um povo bastante receptivo e de boa energia, algumas questões sociais ainda precisam ser mais debatidas no país. Veja o que a Karine falou sobre alguns pontos.

ACESSIBILIDADE: A brasileira aponta que nem em todo o país a acessibilidade é uma realidade. "Em regiões centrais, como San José você percebe que os lugares são mais acessíveis. Já em lugares de maior turismo não é assim, falta estrutura. O Centro Econômico tem a estrutura. Quando você viaja você não encontra tão facilmente estruturas adaptadas para contemplar a acessibilidade", constatou.

MACHISMO: A brasileira disse que as demonstrações de machismo são similares como o que acontece no Brasil. "Não sei avaliar, por conta de que não tive tanto tempo assim no país. Acredito que seja menos do que no Brasil. Porém, os caras buzinam, mexem na rua. Não é muito diferente do que passa nos dias em São Paulo, por exemplo", afirma.

HOMOFOBIA: De acordo com nossa entrevistada, a sociedade costa riquenha é muita conservadora neste ponto. "Eles tem a cabeça muita fechada. Eu estava em um estabelecimento com um grupo de amigos, sendo que alguns são homossexuais. Os seguranças solicitaram para sairmos do lugar. Foi uma situação muito chata," conta.


157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page