top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

TEMPLO MAYOR - CIDADE DO MÉXICO

Atualizado: 3 de fev. de 2023


No coração da área central da Cidade do México (DF), encontra-se as ruínas do Templo Mayor, um sítio arqueológico que foi transformado em museu. O Templo Mayor era um dos principais templos dos astecas na sua capital Tenochtitlan, atual Cidade do México. O local mescla ruínas antigas, com um museu que conta com oito salas de exposições com outras peças de povos antigos que viveram na região. O Templo Mayor foi incorporado a lista de patrimônio da humanidade da UNESCO.

Templo Mayor - México

#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano visto de cima pátio com as ruínas do Templo Mayor. Ao fundo topo da Catedral Metropolitana da Cidade do México e Céu Claro sem nuvens.

RUÍNAS

A visitação do Templo Mayor começa na parte das ruínas dos edifícios, torres e santuários. É basicamente um grande pátio, cheio de vielas onde você caminha entre as ruínas. Ao lado de cada parte da zona arqueológica existe algumas placas explicando o significado de cada coisa. O Templo Mayor, na época de sua construção, era a maior estrutura da cidade, localizada no centro cerimonial da capital do império. A construção do templo principal deste recinto foi realizada em sete etapas e atingiu uma altura aproximada de 45 metros.


Templo Mayor

#Pracegover: Escala Comparativa - Placa com as comparações. Piramide de teotihuacan 66m. Catedral Metropolitana Cidade do Mexico 60m. Piramide de Chichen Itza - 30 m. Templo Mayor 45m. Panteon (Grécia) - 14 m e Coliseo Roma 48,5m

O Templo Mayor possuía uma série de funções era: o centro simbólico da grande rede tributária do Império Mexica, um lugar onde oferendas sagradas e depósitos funerários eram reunidos; um santuário para as divindades da guerra e da chuva; um símbolo das conquistas dos astecas diante de seus inimigos. O templo de base piramidal, foi construído com dois edifícios religiosos dedicado aos deuses: Huitzilopochtli, deus do Sol e da Guerra e a Tláloc, deus da Chuva e da agricultura.


Templo Mayor ruínas.

#Pracegover: Em primeiro plano ruínas do Templo Mayor. Ao fundo alguns prédios da cidade do México.


MUSEU:

O Museu possui 8 salas, cada uma destinada a um determinado tema. Tem exposições destinadas a agricultura, economia e comércio, rituais religiosos, flora e fauna e uma para cada um dos deuses: Huitzilopochtli e Tláloc. No prédio do Museu também se encontram algumas das principais peças encontradas na escavação da zona arqueológica. O monólito de Tlaltecuhtli, "O Senhor ou Senhora da Terra" é uma das peças mais importantes da coleção do museu. É uma peça esculpida em andesito, rocha vulcânica extrusiva de tons rosa e violeta. Sendo a versão feminina dessa divindade, destaca sua posição natural de nascimento.


monólito de Tlaltecuhtli,

#Pracegover: Foto colorida. Visto de monólito de Tlaltecuhtli

Outra peça que chama bastante atenção é a estátua do deus da Morte dos astecas o Mictlantecuhtli, que foi encontrado no prédio da Casa de las Aguilas , dentro do recinto sagrado do Templo Mayor. O deus da morte é representado com o corpo coberto de ossos humanos e no rosto uma máscara em forma de caveira.


Mictlantecuhtli

#Pracegover: foto colorida. Estátua do Mictlantecuhtli

Nas salas do museu também encontram-se peças antigas como por exemplo os cuauhxicallis, que era um copo ou recipiente de pedra usado pelos astecas para colocar os corações dos humanos sacrificados em suas cerimônias. Um cuahxicalli era frequentemente decorado com motivos zoomórficos, geralmente águias ou onças.


cuauhxicalli

#Pracegover: Foto colorida. Um cuauhxicalli (recipiente de pedra) esculpido em formato de águia.

COMO CHEGAR?

O Museu tem uma localização privilegiada. O Templo Mayor está no centro da cidade. Caso, você não esteja hospedado próximo do Centro Histórico, a maneira mais fácil de chegar até o local é de metro e descer na estação Zocalo (linha 2).

O QUE VER POR PERTO? Próximo do local, você pode visitar também o Palácio Nacional e a Catedral Metropolitana, alguns metros do Zócalo. Por isso, você pode incluir a visitação ao museu no mesmo dia que estiver conhecendo a região central da Cidade do México. Outros pontos que é possível fazer caminhando é o Palácio das Artes e o Museu da Memória e Tolerância. A região do Centro Histórico é cheio de pequenos museus e atrativos.


Mapa - Templo Mayor

#Pracegover: Mapa da região central da Cidade do México com destaque no centro para o Templo Mayor.

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • PREÇO: 70 pesos mexicanos

  • HORÁRIO: De terça a domingo das 9h às 17h.

  • PROIBIDO: Entrar com água e alimentos. Caso você tenha na bolsa, deverá deixar num porta volumes do lado de fora. Fotos são permitidas sem flash.

  • ACESSIBILIDADE: De acordo com o site oficial do Museu, existem visitas guiadas para pessoas com deficiência, a fim de garantir a acessibilidade. Portanto, pessoas com deficiência visual, auditivo ou com mobilidade reduzida podem fazer um tour guiado.

  • MAIS INFORMAÇÕES: Acesse o site do Templo Mayor (aqui)


2.102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page