top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

STONEHENGE: AS TAIS "PEDRINHAS LÁ"

Atualizado: 23 de fev. de 2023


Stonehenge é provavelmente o mais importante monumento pré-histórico de todo o Reino Unido e desde sempre atraiu muitos visitantes. O monumento é formado por círculos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura que pesam quase cinquenta toneladas e é um dos grandes mistérios da humanidade. Stonehenge que pode ser visto atualmente é o estágio final que foi concluído há cerca de 3500 anos atrás.

De acordo com o guia oficial de Stonehenge, o local foi construído em três fases que demandaram cerca de trinta milhões de horas de trabalho.Existem diversas lendas e mitos acerca da sua construção. Especula-se que Stonehenge era um local utilizado para sacrifícios humanos e astronomia. Muitas são as hipóteses e poucas são as certezas. Tamanho mistério é um grande chamariz paras os turistas curiosos.


Stonehenge - Inglaterra
#Pracegover Foto de Stonehenge - Circulo formado por pedras de cerca de 5m de altura. Foto Leonardo S. Paduan

#Pracegover Foto de Stonehenge - Circulo formado por pedras de cerca de 5m de altura

Localização/Como Chegar

Stonehenge fica localizado próxima a Salinsbury na Inglaterra. O monumento fica a cerca de 2 horas de viagem de Londres. A partir da capital da Inglaterra existem várias possibilidades para chegar ao local. É possível alugar um carro, ir de trem ou por meio de agências. Outras cidades da região como Bath ou Bristol também possuem acesso por meio de trem aos arredores do local.

A opção de carro é uma boa para aqueles que desejam ver ao "seu tempo" Stonehenge, já que você pode chegar no horário que quiser e permanecer o tempo necessário para uma visitação tranquila, além disso pode aproveitar a condução para conhecer outros lugares no interior da Inglaterra. Com relação ao Trem: em Londres, na estação de Waterloo deve entrar na linha “South West Trains”. A estação mais próxima de Stonehenge é a de Salisbury.

De lá, é preciso pegar um ônibus (linha STB) até o Centro de Visitação. Muitas agências oferecem o serviço de tour para Stonehenge saindo principalmente de Londres. O que pode facilitar com relação as informações e praticidade. Ou seja, você não vai precisar ficar quebrando a cabeça para chegar até o local.

Preços, Horários de Funcionamento

A entrada para Stonehenge agora é gerida por bilhetes contados, assim de preferência você deverá reservar com antecedência. Reservar seu ticket é a única maneira de garantir que possa entrar a data e hora que você deseja. De acordo com o site English Heritage, atualmente (fevereiro de 2023) o preço para visitação a Stonehenge é de 21,80 libras para adultos, 13 libras para crianças. Existe uma espécie de ticket para família que consiste em 3 crianças e 2 adultos, pelo valor de 56,60 libras. Mas, existem um ingresso com uma doação voluntária que pode aumentar um pouco o valor do seu ingresso.

Normalmente, o local abre das 9h e fica aberto até às 17h. Porém, as últimas entradas são feitas 2h antes do fechamento. Vale ressaltar que os horários de fechamento variam de acordo com o mês do ano. Você pode fazer sua reserva online direto no site: English Heritage (neste link).

Stonehenge ganhou um novo centro que foi inaugurado em dezembro de 2013. O local fica em uma estrada transversal a uns dois kilômetros do monumento. O centro tem um design moderno e abriga uma exposição permanente com mais de 250 peças que foram descobertas no local e que antes permaneciam em universidades e museus.

Mais informações podem ser encontrados no site do Stonehenge

#TBT - Conhecendo as "Pedrinhas Lá"

Como a ideia do TBT é falar sobre algo vivido no passado, nesse espaço contarei um pouco da minha experiência com o impressionante Stonehenge. No início de 2011, realizei minha primeira viagem internacional, e também debutei nas viagens de avião. Meu primeiro destino foi: Londres! Por cerca de 3 meses iria viver na capital da Inglaterra para estudar inglês, lógico que também iria aproveitar a oportunidade para conhecer alguns dos principais pontos do velho continente. Algo que me chamava atenção na época era STONEHENGE!

Assim, logo que cheguei na escola comecei a perguntar para as pessoas sobre o local e pedir informações de como chegar lá. Falei com várias pessoas de diferentes locais e alguns brasileiros. Muitos não entendiam quando eu falava de Stonehenge, quando eu explicava...vinha um: "aaahhh aquelas pedrinhas lá...já fui. Mas, nada demais."Eu ficava abismado com isso. Como algo pré-histórico, sem explicação cheio de mistérios podia ser tratado como "as pedrinhas lá". Porém, esse desanimo da maioria das pessoas que visitavam o lugar, me fez deixar Stonehenge um pouco de lado e acabou sendo minha última trip na Europa.

No meu último final de semana, decidi que conheceria "As tais pedrinhas". Fiz uma excursão, por meio de um agência parceria da escola que eu estava estudando inglês. A excursão iria passar por Stonehenge e depois por Bath, uma cidade conhecida pelas suas termas (Que falarei em algum post no futuro). O ponto de encontro para o ônibus seria numa das estações de metro de Londres. Chegamos ainda no período da manhã em Stonehenge passamos pela entrada, onde na época você recebia um áudio-guia que falava sobre as principais pedras e explicações sobre a construção e teorias de Stonehenge, além do solstício e a disposição do sol nas pedras. Sim, de fato se você olha apenas a grosso modo são apenas umas "pedrinhas lá", como os outros disseram. Empilhadas e colocadas em formato circular.

Mas, além do frio e do forte vento na região, era possível sentir uma energia diferente. Existia uma cerca que não te permitia caminhar entre as pedras e andar pelo círculo, mesmo sem poder tocar nas pedras principais ou estar no miolo do monumento, eu era tomado por uma sensação única. Um misto de realização de sonho e admiração do desconhecido. Aquelas pedras tão pesadas, posicionadas perfeitamente em formato de um círculo, cheio de simbologias ainda inexplicáveis era alto de encher os olhos e cair o queixo.

Ainda mais sabendo que pedras como aquelas não existem na região e teriam sido trazidas de muito longe, isso a milhares de anos atrás sem tecnologia alguma. De fato o não saber SEDUZ e te faz imaginar milhares de hipóteses. A vida, a Terra e a história da humanidade tem mistérios infinitos cuja a grande graça é exatamente não ser desvendado. E só de estar ali, olhando para aquele quebra-cabeça de pedras é uma sensação que jamais poderia descrever exatamente em nenhum idioma. Só é possível se você estiver ali parado olhando para uma obra a céu aberto e se deixar levar pela mística do lugar você vai entender. Por isso, se estiver nas terras da Rainha Elizabeth não deixe de visitar "As Pedrinhas lá".


#Pracegover: Foto homem em primeiro plano na frente das pedras de Stonehenge. Ao fundo céu azul com algumas nuvens.


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page