AS RUÍNAS MAIAS DE TULUM


Os maias são um dos povos pré-colombianos mais conhecidos das Américas. A civilização se estabeleceu sul do México, na Península de Yucatán. A parte litorânea dessa região, dominada pelos maias, tornou-se popularmente conhecida como "Riviera Maya". A cidade mais conhecida da região é Cancun. Porém, existem outras cidades que além de belas praias, também possuem riqueza histórica e sítios arqueológicos. Um destes lugares é Tulum, antiga cidade portuária dos maia.


Tulum Letreiro

#Pracegover: Foto colorida. Letreiro colorido escrito "Tulum".

TULUM - A CIDADE

Tulum é uma pequeno povoado com cerca de 20 mil habitantes. Localizada a cerca de 2h de carro de Cancun, a pequena cidade cresceu muito neste século e tem atraído muitos turistas que começaram a descobrir as belezas e história da "Riviera Maya". Entre os atrativos de Tulum estão as belas praias, os cenotes e as ruínas maias.

HISTÓRIA

A cidade de Tulum, na época dos maias foi conhecida como "Zama" ou cidade aurora, pois naquela região era um dos primeiros lugares a amanhecer. No período maia, a cidade foi uma comunidade mercantil portuária privilegiada por sua localização. O local era utilizado como uma espécie de centro de redistribuição de produtos locais e estrangeiros para os povos que vinham de lugares como a América Central e das costas do Pacífico e do Golfo, da região Central do México.

A fundação desta cidade, de acordo com vestígios encontrados, remete ao ano 564 d. A cidade foi construída toda com muralhas com o intuito de proteger a população local de ataques de outros povos. Tulum permaneceu habitada até a chegada dos conquistadores espanhóis, mas foi abandonada durante o século XVI. A cultura local era baseada em política, religião e comércio, com fortes influências de artes e astronomia. Atualmente, as ruínas da cidade construída pela civilização Maia tornaram um sítio arqueológico aberto a visitação.

RUÍNAS

A entra do sítio arqueológico das ruínas da antiga cidade maia ficam a cerca de 2,5km do povoado de Tulum. Da bilheteria do parque até a entrada da cidade tem uma pequena trilha. Como o local é todo murado, para entrar na antiga cidade é necessário passar por uma das pequenas port