top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

5 LUGARES PARA APRECIAR O PÔR DO SOL NA AMÉRICA DO SUL

Atualizado: 8 de fev. de 2023


O cotidiano nos torna mais insensíveis as belezas naturais do mundo. A rotina de trabalho e as responsabilidades nos fazem deixar de perceber as coisas belas que acontecem diariamente, como o pôr do sol. Quando saímos desta rotina e viajamos, além de conhecer novas culturas, lugares e pessoas, também paramos para observar essas coisas comum que passam despercebidas no dia-a-dia. As vezes, precisamos cruzar o mundo para ver algo belo, as vezes só precisávamos levantar a cabeça e olhar para o horizonte no horário certo.

Nessas caminhadas pela América do Sul tive a oportunidade de apreciar alguns pores do sol incríveis. Fiz uma lista com os 5 que mais me chamaram atenção.

1 - HUANCHACO

Huanchaco é uma simpática cidade litorânea que está localizada ao norte do Peru. A praia em si não é tão bonita, porém, o pôr do sol é de tirar o folego. O Astro Rei colore o céu e as cores refletem no mar, tornando a vista encantadora. A cidade é conhecida pelo surf com totora e também pelo ceviche, afinal é uma região de pesca.

Huanchaco - Por do sol

#Pracegover Foto. Sol no lado superior direito, céu colorido com tonalidades laranjas. Uma faixa de areia da praia no canto inferior direita, com um pier ao fundo. Sol refletindo no mar.

2 - VALE DE LA LUNA - ATACAMA

O Atacama possui paisagens magníficas e indescritíveis. São lagunas de águas claras, belas montanhas e vulcões. Um dos pontos mais visitados na região de San Pedro do Atacama (Chile) o Vale de La Luna. A região possui belos mirantes onde se pode ver todo o Vale, além é claro, de ter uma visão ótima para o pôr do sol. Outro lugar muito visitado e que é ótimo para apreciar o fim de tarde é o Vale de La Muerte.

#Pracegover: 2 fotos. Na foto da esquerda sol se pondo ao fundo no horizonte, canto esquerdo. Em primeiro plano rochas e montanhas do vale de la luna. Foto da direita: Sol se pondo atrás de montanhas e algumas nuvens.

3 - LAGO TITICACA

O lago navegável mais alto do mundo é uma das mais encantadoras belezas naturais do nosso continente. O Titicaca tem uma parte no Peru e outra na Bolívia. Em ambos, os lados tem muitas coisas interessantes para conhecer. Do lado boliviano a cidade de Copacabana é a mais popular entre os turistas, sendo possível navegar no lago até chegar a Isla del Sol. Já do lado peruano, a cidade mais popular é de Puno, onde é possível fazer o passeio para as Islas Flotantes de Uros (Ilhas flutuantes).

#Pracegover: 2 fotos. Na foto da esquerda. Algumas montanhas ao fundo com o sol se pondo atrás delas. Algumas nuvens no céu. Em primeiro plano Lago Titicaca com um homem em cima de um barco no meio do lago. Na foto da direita Sol se pondo atrás das montanhas no horizonte, algumas nuvens e lago Titicaca em primeiro plano.

4 - COLÔNIA DE SACRAMENTO

Colônia de Sacramento é uma pequena cidade uruguaia, que foi colonizada por Portugal. Colônia possui uma mistura única entre as tradições portuguesa e espanhola. O desenho urbano de Colônia, derivado da época portuguesa, é único na região por não obedecer o rígido padrão de "tabuleiro de xadrez" das fundações espanholas no Novo Mundo. O Centro Histórico da cidade foi tombado pela UNESCO. Mas, além das ruínas e edifícios da área central, a pequena cidade também possui um pôr do sol magnífico. Muitos turistas e moradores da cidade se juntam as margens do Rio da Prata para admirar o show no final da tarde do Astro Rei.

Pôr do sol em Colônia de Sacramento. Rio da Prata.

#Pracegover: Pôr do sol em Colônia de Sacramento. Ao fundo sol de pondo no horizonte. Faixa de céu meio alaranjado. Primeiro plano algumas rochas com pessoas sentadas e na frente Rio do Prata.

5 - CASAPUEBLO

Um dos pontos turísticos mais visitados no Uruguai é a Casapueblo, localizada em Punta Ballena, próximo de Punta del Este. O maior atrativo do local é justamente a vista do pôr do sol. Turista de todo o mundo visitam a Casapueblo para apreciar a já conhecida "Cerimônia do sol". Nas terraças do Museu, durante o pôr do sol, todos os dias do ano, desde 1994, é colocado nas caixas de som uma gravação do poema do Artista Carlos Vilaró declamado pelo próprio. Se tiver interesse um post (aqui) completo sobre o lugar.

#Pracegover: Foto. Pôr do sol na Casapueblo. No horizonte sol se pondo. Algumas nuvens no céu. Em primeiro plano mar e algumas rochas próximas a margem.

 
BÔNUS : NASCER DO SOL - SALAR DE UYUNI

Não é só no final da tarde que é bonito olhar para o horizonte para ver o sol. No começo do dia o astro rei também dá um espetáculo. Uma das imagens mais bonitas que já vi foi o nascer do sol no meio do Salar de Uyuni na Bolívia. No meio daquele imenso deserto de sal, o sol vai aparecendo e aquece o corpo e alma de todos aqueles que apreciam seu espetáculo natural.


Nascer do sol - Salar de Uyuni

#Pracegover: Foto: Nascer do Sol no Salar de Uyuni. No horizonte sol nascendo céu começando a clarear. Em primeiro plano chão de sal.



Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page