MUDANÇAS DE ROTEIRO NO MEIO DO MOCHILÃO


Antes de viajar, ou mochilar, normalmente, definimos as cidades do itinerário, bem como o roteiro de viagem. Porém, ao longo do percurso algumas mudanças podem acontecer. Foi o que aconteceu comigo durante o mochilão pela América do Sul. Ao longo das andanças pelas terras sulamericanas, conversando com locais e outras(os) mochileiros(as) descobri novos destinos e fiz algumas mudanças e adaptei meu roteiro. A priori tinham 26 cidades (lista abaixo), porém, algumas foram retiradas e outras inseridas.


*Em vermelho cidades que não foram visitadas durante o Mochilão.

Dentre as mudanças de roteiro, vou destacar 5 cidades que foram inseridas no roteiro, e não são tão "famosas" ou estão no mainstream no turismo, mas que valem muito a pena serem visitadas.

1 - PARACAS (PERU)

A primeira inclusão no mochilão foi Paracas. Um pequena cidade litorânea no Peru que recebe o nome da civilização que habitou esta região. Lá são 2 passeios muito interessantes para se fazer, o das Islas Balestas que faz com guias em um barco. Neste passeio você vai ver pinguins e lobos marinhos bem de perto. Além disto, tem a Reserva Nacional de Paracas, onde tem belezas naturais incríveis. O por do sol em Paracas também é algo que encanta os seus visitantes.


#Pracegover: Foto colorida do Por do sol em Paracas. Ao fundo sol se pondo atrás de umas nuvens, céu laranjada. Em primeiro plano praia com algumas gaivotas na areia (na esquerda), mar na direita. Mais ao fundo alguns coqueiros na praia e um mini pier.

2 - HUARAZ (PERU)

Huaraz, sem dúvida, foi uma das melhores inclusões, se não a melhor inclusão do roteiro. Em si, a cidade não tem grandes atrativos. Porém, Huaraz é a porta de entrada para o Parque Nacional de Huascaran, lugar que concentra belas naturais inenarráveis. As paisagens parecem ser fruto de computação gráfica, porém são reais e incríveis. Entre os passeios mais populares estão o Glaciar Pastoruri e Laguna 69 (foto). Porém, a região conta com centenas de trilhas, lagoas, montanhas e paisagens para se conhecer e explorar. Ao todo foram 4 dias na cidade, explorando seus arredores. Todavia, tem pessoas que ficam semanas para conhecer tudo que a região tem para oferecer. É um ótimo destino para montanhistas. A maioria das trilhas são nível moderado ou difícil. Lembrando que a cidade está a 3.500m de altitude e seus passeios a cerca de 4.000m a 5.000m de altitude.


#Pracegover: Foto Horizontal. Ao fundo na parte superior pedaço de céu azul, sem nuvens. Abaixo cadeia de montanhas, com topo branco. Possível ver duas partes mais elevadas. Logo abaixo das montanhas um lago azul claro. Nas margens um pouco de vegetação rasteira. No centro um pedaço do lago escoando.

3 - TRUJILLO (PERU)

Trujillo é uma cidade de grande porte, localizada no norte do Peru. A cidade é conhecida pelos sítios arqueológicos, o mais famoso é o de Chan Chan (foto). A região de Trujillo, antigamente, foi dominada pelas civilizações Mochica e Chimú. É um lugar de grande riqueza cultural. Em Trujillo você também pode visitar Huanchaco, cidade vizinha, famosa pelos barcos e pranchas feitos de totora.


#Pracegover: foto colorida de uma parte do museu arqueológico de Chan Chan. Ao centro uma rampa que leva até uma abertura "porta". Nas laterais paredes com vãos, com estátuas de "soldados" dentro.

4 - BANÕS (EQUADOR)

Baños é uma pequena cidade no Equador, próxima a capital, Quito. Muito conhecida pelos esportes radicais. A cidade possui trilhas para cachoeiras, rafting, rappel, bungee jump de pontes, além do "Columpio del fin del mundo" (balanço do fim do mundo). Um lugar com um balanço de frente para um penhasco. É uma sensação incrível se balançar lá.


#Pracegover: Foto colorida. Homem se balançando em um balanço de corda e madeira. A sua frente um penhasco com vegetação.

5 - PUERTO MALDONADO (PERU)

Puerto Maldonado, é uma cidade peruana do departamento Madre de Dios, próximo a divisa do Brasil (pelo Acre). A cidade está localizada na região da Floresta Amazônica. Muitos viajantes costumam ir para Iquitos, na região norte do Peru para fazer tours pela Amazônia. Como não tive oportunidade de conhecer esta região, resolvi colocar Puerto Maldonado na lista do meu Mochilão. Com certeza valeu a pena! Um dos tours mais populares é pela Reserva Natural Tambopata e pelo Lago Sandoval. Para os amantes da natureza este é um passeio que vale muito a pena.


#Pracegover: Foto de uma trilha na mata. No lado esquerdo uma placa de madeira com o escrito "Limite de la Reserva Nacional Tambopata - Bienvenidos al Lago Sandoval"

Além dessas cidades, também foram incluídas no roteiro: Chiclayo (Peru), Montañita (Equador) e Campo Grande (MS - Brasil). Sem contar pequenas cidades e vilarejos. Quer ver o roteiro completo? Clique aqui.

#Peru #AméricadoSul #Equador #mochilão

CONHEÇA HUARAZ

O PARAÍSO NATURAL PERUANO

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan

ABRINDO A CABEÇA

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

DICAS DE VIAGEM, CULTURA, CURIOSIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS, HISTÓRIAS DE MOCHILÃO E MUITO MAIS