top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

LA ARIPUCA: PUERTO IGUAZU ALÉM DAS CATARATAS

Atualizado: 1 de fev. de 2023


Muitas pessoas visitam Foz do Iguaçu e a sua vizinha argentina, Puerto Iguazu, por conta das famosas cataratas do Iguaçu. O Parque Nacional do Iguaçu recebe milhões de visitantes do mundo todo, ao longo do ano. Porém, muitas vezes, os visitantes da região acabam não explorando tanto as cidades. Hoje vamos fazer um pequeno tour por uma das atrações da cidade argentina. Vamos conhecer La ARIPUCA.


Entrada La Aripuca

#Pracegover: Foto entrada da Aripuca. Nos dois cantos da foto 2 árvores com troncos grandes. No meio algumas pessoas. Ao centro entre as duas árvores uma placa escrito "La Aripuca". Ao fundo algumas árvores.

LA ARIPUCA

A atração é um espaço turístico que visa desenvolver a consciência ambiental dos visitantes, bem como incentivar ações de preservação e promoção de cuidados com o meio ambiente e difundir a cultura e tradições da regiões de Missiones (Argentina).

O espaço foi construído a base de árvores resgatadas. A principal atração é uma grande construção feita com troncos de árvores com 17 m de altura e mais de meia tonelada. A construção representa uma grande "Aripuca", uma típica armadilha, utilizada pelos povos indígenas da região, para a caçar animais. A construção foi feita com troncos de cerca de 30 árvores nativas da região.


La Aripuca

#Pracegover: Foto da Aripuca. Construção feita com troncos de madeira formando uma grande arapuca. Na frente grama e dos lados algumas árvores.

Além desta construção, o espaço ainda conta com outras estruturas. Entre elas destaca-se o Cucurucho, um pequeno quiosque construído de madeira e palha. Ali você poderá consumir algum lanche e bebida e também degustar os mais diferentes sabores de sorvete, entre os mais pedidos estão o de erva mate e petálas de flor. O Tacurú é um salão para venda de artesanatos. o prédio foi feito com pedras de Missiones. Você poderá encontrar artigos de lã, couro, prata, pedras, madeira e outros materiais.


Artesanato - La Aripuca

#Pracegover: Foto vista de cima do salão. No salão cheio de cadeiras e móveis feitos de madeira.

O espaço também conta com o restaurante Termitas, que serve almoço com pratos regionais e, às vezes, também recebe espetáculos e shows musicais. Também há uma pequena cabana com ervas e produtos medicinais produzido a base de plantas locais. Por fim, também tem um grande galpão com informações de fauna e flora local, além da cultura e os conceitos que foram desenvolvidos o espaço.


Mapa La Aripuca

#Pracegover: Foto de panfleto com mapa do local . No Mapa mostra o restaurante, sorveteria, artesanais regionais a Aripuca e o Centro de informações.

O PASSEIO

Na entrada da Aripuca, assim que adquiri seu ingresso, um guia local (existe inclusive um guia brasileiro)faz uma breve introdução sobre o local. Conta como foi construído, fala sobre os princípios do lugar e o intuito de preservação da cultura e meio ambiente da região. Além disso, ele passa por todos os pontos citados acima e explica um pouco mais de cada lugar. Depois disso, você tem tempo e livre e pode ficar o tempo que quiser. No espaço ainda há possibilidade de praticar arco e flecha e fazer algumas atividades.

COMO CHEGAR?

Primeiro passo você precisará chegar em Puerto Iguazu, obviamente. Caso, você esteja em Foz do Iguaçu e queira ir de carro, saiba que além dos documentos do carro de praxe, você precisará da Carta Verde. Se estiver tudo certo você só precisará então colocar no GPS o endereço do lugar: la Ruta Nacional 12, en el Km 4 1/2. Não tem muito segredo!

Já se você estiver sem veículo, também não precisa se desesperar. Existem ônibus intermunicipais que ligam Foz do Iguaçu a Puerto Iguazu. Você, só precisará descer do ônibus em algum ponto próximo ou na Av. Victoria Aguirre. Nesta mesma Avenida você tomará um outro ônibus para Aripuca. Basta perguntar para o motorista se ele vai para o mesmo caminho. DICA: Leve pesos argentinos se optar por essa opção, no segundo ônibus você precisará usar. A não ser que tenha o valor exato da passagem.

ACESSIBILIDADE: O local em sua maior parte não possui degraus, escadas e desníveis que dificultem a mobilidade de pessoas com deficiência. Porém, creio que ainda precisa de algumas adaptações para contemplar pessoas com deficiência.

INFORMAÇÕES ÚTEIS: HORÁRIO: Todos os dias das 8h30 às 18h30, incluindo finais de semana e feriados.

Duração de aproximada: Tour guiado pelo local de 40 minutos a 1 hora


#Pracegover: Foto do ingresso de La Aripuca. Na parte superior numeração do ingresso. Na parte inferior informação de data e preço (40 pesos)

Preço: Existe uma taxa de entrada, que pode ser paga em reais, dólares ou pesos argentinos. É cerca de R$ 10,00 por pessoa. ** Em todos os estabelecimentos os estabelecimentos dentro da La Aripuca são aceitas essas moedas, porém o troco será sempre em pesos argentinos. Por isto, recomenda-se o uso da moeda local.



1.278 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page