CONHECENDO A ISLA SANTAY


Guayaquil, é a maior cidade do Equador e vem se despontando como um destino turístico bastante procurado no país. A cidade portuária passou por um grande processo de urbanização e a criação de novos lugares públicos, que além de satisfazer a população local tem atraído a atenção de turistas. Um dos atrativos da cidade é a Isla (ilha) Santay. Em 2010, o local tornou-se uma Área Protegida e faz parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas como Área Recreativa Nacional. A ilha está localizada no meio do rio Guayas, entre as cidades de Guayaquil e Durán.


#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano Rio Guayas. Ao fundo margem com vários prédios (Guayaquil), na esquerda. Na direita Isla Santay, margem cheia de árvores e vegetação.

A ISLA SANTAY

A Isla Santay, em 1829, recebeu o seu primeiro visitante ilustre: Simón Bolívar, que instalou-se no local, por algumas semanas, enquanto tratava de uma doença, lá ele escreveu o esboço do tratado de Guayaquil, considerado um tratado paz e amizade, cujo objetivo era acabar oficialmente com as hostilidades entre a Gran Colombia e o Peru.

Já em 1940, a ilha despontou muito por sua produção de arroz e gado. Apenas nos anos 90, o Comitê Ecológico do Litoral, Organização Não Governamental (ONG) ambientalista Guayaquil, apresentou um projeto de fortalecimento organizacional com a população local que permitiu, entre outras realizações a criação da Associação de Moradores chamado de "San Jacinto de Santay ", a construção de um Centro Comunitário e uma escola. Atualmente, são cerca de 200 habitantes que moram em aproximadamente 50 casas.


#Pracegover: Foto colorida. Ecovila da Isla Santay. No meio da foto uma passarela de madeira. Nas laterais (dos dois lados) casas de madeira e com telhado com painéis solares. Ao fundo topo de algumas árvores na esquerda.

Porém, a maior conquista de Santay, aconteceu apenas em 2000, foi quando a ilha fosse reconhecida internacionalmente, sendo incluída na lista de zonas úmidas de importância internacional da Convenção de Ramsar. A área da ilha compreende 2.179 hectares

O QUE VER?

A Ecoaldeia possui um espaço com lanchonetes e restaurantes e um espaço educativo e interativo sobre os animais da região. Além disso, um dos lugares mais procurado pelos visitantes é a crocodilera, o espaço conta com diferentes espécies de crocodilos que vivem em alguns lagos.


#Pracegover: Foto colorida da Crocodilera. Crocodilo no meio de uma poça de água.

Além disso, a Isla Santay conta com uma rota alternativa de trilhas feita em passarelas pelo meio da mata, são vários quilômetros, onde no caminho você pode encontrar diversas espécies de animais típicos da região. A fauna da ilha conta com: diversos répteis como a jiboia e a iguana , mamíferos como o guaxinim , tamanduá e o morcego. Você pode fazer estes caminhos andando, ou até mesmo de bicicleta. É um passeio muito popular inclusive feito pelos próprios residentes de Guayaquil.


#Pracegover: Foto colorida. foto passarela de madeira nas laterais corrimão. No fundo homem de costas com uma mochila. Nas laterais vegetação.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

ACESSO: É possível acessar a Ilha a pé, de bicicleta ou de barco. O acesso para pedestres e bicicletas é feito por uma ponte localizada em Guayaquil, na rua El Oro, ao lado do rio. São pouco mais de 800m a travessia da ponte.


#Pracegover: Foto colorida. Passarela no meio dos dois lados rio guayas. Ao fundo margem com prédios de Guayaquil

HORÁRIO: A Eco Village está aberta das 06:H às 17h. O retorno da ilha para Guayaquil é máximo até às 18h. A Ponte Bascular está aberta das 06h às 21h.

DICA: Leve MUITA ÁGUA e roupas leves. A região é quente e úmida, portanto rapidamente você está encharcado(a) de suor e morrendo de sede.

ACESSIBILIDADE: O local ainda não está completamente estruturado para atender todas as pessoas com deficiência, faltam alguns cuidados. Porém, não apresenta grandes barreiras para pessoas

#AméricadoSul #Equador #natureza

CONHEÇA HUARAZ

O PARAÍSO NATURAL PERUANO

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan

ABRINDO A CABEÇA

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

DICAS DE VIAGEM, CULTURA, CURIOSIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS, HISTÓRIAS DE MOCHILÃO E MUITO MAIS