Você conhece o Identidade Jovem (ID Jovem)? Esse documento possibilita que jovem de baixa renda façam viagens de graça entre estados no Brasil! O ID Jovem é destinado aos jovens brasileiros com idade entre 15 e 29 anos. Não é necessário ser estudante para ter direito ao benefício. É importante destacar que o Programa ID Jovem abrange apenas viagens do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros, ou seja viagens intermunicipais dentro do mesmo estado não fazem parte do programa.
As empresas de ônibus são obrigadas a reservar duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50%, uma vez que as primeiras acabarem. Para garantir o direito é necessário apresentar a Identidade Jovem, documento virtual, dentro do prazo de validade, junto com um documento oficial de identificação com foto.
Lembrando que as empresas não são obrigadas a conceder o benefício na compra de passagens pela internet, mas devem concedê-lo quando as compras são feitas no guichê. As empresas não podem se negar a vender bilhetes para os participantes do programa, tendo em vista que a passagem gratuita ID Jovem foi regulamentada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e está previsto no Estatuto da Juventude.
Caso você faça parte do programa e se sentir prejudicado deve exigir à viação um documento que registre a data, a hora, o local e o motivo da recusa. A ANTT deve ser informada da recusa pelo número 166 ou pelo e-mail ouvidoria@antt.gov.br.
Para você saber se a linha desejada é convencional e se há mais horários disponíveis do que os informados pela empresa faça uma consulta neste link.
QUEM TEM DIREITO AO ID JOVEM?
FAIXA ETÁRIA: Jovens entre 15 e 29 anos.
CADASTRO ÚNICO DO GOVERNO FEDERAL: Estar inscrito e com cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
RENDA FAMILIAR: Até dois salários mínimos.
NIS - Saber o Número de Identificação Social (NIS). Você pode encontrar o NIS no seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
A emissão do ID JOVEM é gratuita, tanto pelo aplicativo, quanto pelo site.
O Cartão ID Jovem tem validade de 180 dias após a sua emissão. Ao expirar a validade é necessário emitir novo cartão, quando serão verificados novamente os requisitos para ser beneficiário do programa.
Para saber mais e emitir seu ID JOVEM entre no site do programa aqui.
OUTROS BENEFÍCIOS:
O ID Jovem também possibilita o acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais (shows, peças de teatros) e esportivos.
Comments