top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

ITU: VISITANDO E CARIMBANDO O PASSAPORTE



Itu, localizada no estado de São Paulo, é conhecida como "a cidade dos exageros" e oferece uma experiência turística única com o programa Experimente ITU, um passaporte turístico que deixa a visitação ainda mais especial. Essa foi uma iniciativa da prefeitura da cidade que visa promover o turismo local, incentivando os visitantes a conhecerem e desfrutarem das atrações turísticas da cidade.

Para quem gosta de viajar, carimbar o passaporte é uma das atividades mais prazerosas. Então, Itu conseguiu unir o útil ao agradável, fazendo com que os visitantes busquem desfrutar dos diversos pontos da cidade. Além disso, com o passaporte, os turistas têm acesso a descontos exclusivos em restaurantes, lojas, hotéis e atrações turísticas selecionadas, tornando a experiência ainda mais atrativa. Por isso, pergunte onde você for se tem algum desconto com o passaporte.

Experimente Itu
Experimente Itu - Passaporte turístico.
 

Lugares do Passaporte:

Agora que você já conhece o passaporte. Vamos lá conhecer os locais que você pode colecionar seus carimbos?


Praça da Matriz:

Essa é a praça central de Itu, que abriga a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, construída em 1780. Na praça você também encontra o famoso "Orelhão" de Itu. Na frente da praça, você também tem um semáforo gigante e nos arredores encontra várias lojinhas que vendem coisas em tamanho gigante.

Praça da Matriz
Foto Colorida. Praça da Matriz em Itu. #Pracegover: Em primeiro plano praça com coreto, ao fundo igreja e céu azul. Foto: Leonardo S. Paduan

 
Trem Republicano:

Uma atração única em Itu é o Trem Republicano, um passeio de trem temático que remonta ao século XIX, recriando a viagem que foi feita pelos líderes da Proclamação da República em 1889. É uma oportunidade de conhecer a história do Brasil e aprender sobre esse importante evento histórico.


Praça dos Exageros:

Como o nome sugere, a Praça dos Exageros é conhecida por suas esculturas engraçadas e exageradas, que retratam objetos e animais em tamanhos enormes. É um local divertido para tirar fotos criativas e se divertir com as esculturas gigantes de Itu. Lá você encontrará uma escultura gigante do "Simplicio", personagem interpretado pelo humorista Francisco Flaviano de Almeida. Esse personagem da "Praça da Alegria", foi responsável pela fama de Itu ser a cidade onde tudo é grande.

Praça dos Exageros
Praça dos Exageros - Monumento do Simplicio com camisa do Ituano sentado no banco de uma praça. Foto: Leonardo S. Paduan
 

Mercado Municipal:

O Mercado Municipal de Itu é um lugar onde os visitantes podem encontrar produtos locais, como queijos, doces, embutidos, artesanatos e outras especialidades da região. É um ótimo lugar para degustar a culinária local e comprar lembranças.

Mercado Municipal de Itu
Mercado Municipal de Itu
 

Cidade da Criança:

Um parque temático voltado para as crianças, a Cidade da Criança é um lugar divertido para a família toda. Possui atrações como miniaturas de cidades, zoológico, playgrounds, pedalinhos, trenzinho e muito mais. É uma opção de lazer para os mais pequenos.


Parque Varvito:

O Parque Varvito é um parque geológico que possui uma exposição de rochas e fósseis, com destaque para as formações de varvito, uma rocha sedimentar única na região. É um local interessante para aprender sobre a geologia local e apreciar a beleza natural da área.

Parque Varvito em Itu
Parque Varvito. No lado esquerdo algumas das partes da formação geológica, Foto: Leonardo S. Paduan
 

Esses são apenas alguns dos pontos turísticos que Itu tem a oferecer. A cidade tem outros pontos para você visitar em uma viagem bate-volta ou de final de semana. Além disso, Itu também é conhecida por sua rica arquitetura histórica, com casarões e igrejas antigas, além de festivais, eventos culturais e gastronômicos que acontecem ao longo do ano.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page