HUACA PUCLLANA: RUÍNAS NO MEIO DE LIMA


No meio de Miraflores, um dos bairros mais famosos e turísticos de Lima, entre casas e prédios encontra-se o sítio arqueológico de Huaca Pucllana. A Grande Pirâmide feita de adobe, é um grande contraste na paisagem urbana da capital peruana.


#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano ruínas de adobe. Ao fundo prédios. Céu azul sem nuvens.

HISTÓRIA

Normalmente, quando se fala de ruínas e sítios arqueológicos no Peru, as pessoas logo pensam nos incas. Porém, neste caso a Huaca Pucllana foi uma construção do povo de cultura de Lima. O local foi construído a partir de sete plataformas escalonadas, no período de 200 a 700 dC. Ele serviu como um importante centro cerimonial e administrativo para o avanço da civilização de Lima, uma sociedade que se desenvolveu na costa central peruana.


#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano ruínas de adobe, com divisões em quadrados. Ao fundo casas e prédios.

A partir da segunda metade do século VII, o registro arqueológico mostra uma série de mudanças políticas e sociais em grande parte da costa e das montanhas do atual território do Peru, associadas à expansão da sociedade Wari, cujo núcleo estava localizado em Ayacucho. Estes são expressos materialmente em arquitetura, cerâmica, têxteis, iconografia e ritual em muitas de suas facetas, especialmente no funeral. Escavações arqueológicas encontraram na Huaca Pucllana objetos antigos que mostram que o espaço serviu de cemitério da elite da cultura Wari.

As escavações e estudos arqueológicos continuam a ser realizados na região da huaca, por isso podem ser que novas descobertas sejam feitas nos próximos anos. O espaço ficou "escondido" durante muito tempo, sendo redescoberto apenas na década de 1980. Antes disso, o local chegou a ser utilizado como depósito de entulho e pasmem até como pista de motocross. O espaço foi bastante afetado pelas condições climáticas e também pela demora a ser descoberto.


#Pracegover: Foto colorida. Buraco com alguns objetos funerários dentro.

A GRANDE PIRÂMIDE

A Grande Pirâmide é a construção que chama mais atenção no sítio arqueológico. Com mais de 20 m de altura, a pirâmide tem o tamanho de um edifício de cerca de 10 andares. A construção foi feita com a finalidade de ter os clérigos de elite (que governavam politicamente vários vales na área) expressar seu poder religioso completo. A estrutura é cercada por uma praça central, que delimita os limites externos e por uma grande parede estruturada dividindo-a em duas seções separadas.


#Pracegover: Foto colorida. No canto direito, lateral da piramide feita de adobe

O TOUR PELA HUACA

A visitação pelo sítio arqueológico é feita com guias. O serviço de guia geral está incluído no preço do bilhete. O tour é realizado em grupos formados por ordem de chegada, em inglês e espanhol. Guiados em outros idiomas (francês, italiano, Português e Japonês) tem um custo adicional de 20,00 soles para grupos acima de 25 pessoas, e será conduzida por reserva ( huacapucllana@miraflores.gob.pe ). O tour inclui a visita à sala de exposições e o passeio por um sítio arqueológico, com duração aproximada entre 45 e 75 minutos.


#Pracegover: Foto colorida. Maquete da Huaca Pucllana

Os guias contam a história do local em detalhes, falando tanto da construção quanto das características das civilizações que viveram no local. Antes de começar é feita a orientação para respeitar os limites demarcados no caminho. Ao longo do caminho existem vários bonecos representando situações do cotidiano das civilizações antigas de Lima. O tour pode ser durante o dia ou a noite. A diferença que por razões de segurança, no circuito noturno não inclui uma visita ao topo da Grande Pirâmide. Além do sítio arqueológico e as salas de exposições com objetos arqueológicos originais, o espaço também conta com um restaurante.


#Pracegover: Foto colorida. 3 bonecos representando civilização de Lima. No canto esquerdo um boneco com um objeto na mão, com roupas coloridas listradas, em azul, branco e marrom. e uma espécie de turbante na cabeça. Na direita 2 bonecos agachados pegando um grande vaso de barro. Atrás e dos lados dos bonecos paredes de adobe.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

  • HORÁRIO: Abre todos os dias, menos as terça-feiras - das 9h às 17h e para visitação noturna das 19h às 22h

  • PREÇO: 15 Soles (durante dia); 17 soles (visita noturna)

  • LOCALIZAÇÃO: General Borgoño, qd. 8, s/nº

  • ACESSIBILIDADE: Infelizmente, o espaço não tem uma boa estrutura com relação a acessibilidade. O caminho em boa parte possui rampas e demarcações nas laterais que facilitam o acesso. Porém, existem alguns desníveis e uma parte do caminho é feito por escadas. Uma parte do trajeto torna-se praticamente inviável para pessoas com deficiência com mobilidade reduzida.

#Peru #AméricadoSul #sitioarqueológico #história

CONHEÇA HUARAZ

O PARAÍSO NATURAL PERUANO

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan

ABRINDO A CABEÇA

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

DICAS DE VIAGEM, CULTURA, CURIOSIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS, HISTÓRIAS DE MOCHILÃO E MUITO MAIS