top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

HUACA PUCLLANA: SÍTIO ARQUEOLÓGICO NO CORAÇÃO DE MIRAFLORES EM LIMA

Atualizado: 10 de mar. de 2023


Quando se fala em de sítios arqueológicos no Peru, logo se pensa em Machu Picchu e na região de Cusco. Mas, você sabia que bem no meio de Lima, existe um sítio arqueológico? É isso mesmo! Bem no meio de Miraflores, um dos bairros mais famosos e turísticos de Lima, entre casas e prédios encontra-se o sítio arqueológico de Huaca Pucllana. A Grande Pirâmide feita de adobe, é um grande contraste na paisagem urbana da capital peruana.

Huaca Pucllana
#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano ruínas de adobe. Ao fundo prédios. Céu azul sem nuvens. Foto: Leonardo S. Paduan

HISTÓRIA

Normalmente, quando se fala de ruínas e sítios arqueológicos no Peru, as pessoas logo pensam nos incas. Porém, neste caso a Huaca Pucllana foi uma construção do povo de cultura de Lima. O local foi construído a partir de sete plataformas escalonadas, no período de 200 a 700 d.C e é uma das estruturas arqueológicas mais antigas da América do Sul. O local serviu como um importante centro cerimonial e administrativo para o avanço da civilização de Lima, uma sociedade que se desenvolveu na costa central peruana.


Huaca Puclanna

#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano ruínas de adobe, com divisões em quadrados. Ao fundo casas e prédios.

A partir da segunda metade do século VII, o registro arqueológico mostra uma série de mudanças políticas e sociais em grande parte da costa e das montanhas do atual território do Peru, associadas à expansão da sociedade Wari, cujo núcleo estava localizado em Ayacucho. Estes são expressos materialmente em arquitetura, cerâmica, têxteis, iconografia e ritual em muitas de suas facetas, especialmente no funeral. Escavações arqueológicas encontraram na Huaca Pucllana objetos antigos que mostram que o espaço serviu de cemitério da elite da cultura Wari.

Huaca Pucllana - objetos funerários
#Pracegover: Foto colorida. Buraco com alguns objetos funerários dentro.

As escavações e estudos arqueológicos continuam a ser realizados na região da huaca, por isso podem ser que novas descobertas sejam feitas nos próximos anos. O espaço ficou "escondido" durante muito tempo, sendo redescoberto apenas na década de 1980. Antes disso, o local chegou a ser utilizado como depósito de entulho e pasmem até como pista de motocross. O espaço foi bastante afetado pelas condições climáticas e também pela demora a ser descoberto.

Piramide - Huaca Pucllana
#Pracegover: Foto colorida. No canto direito, lateral da piramide feita de adobe

A GRANDE PIRÂMIDE

A Grande Pirâmide é a construção que chama mais atenção no sítio arqueológico. Com mais de 20 m de altura, a pirâmide tem o tamanho de um edifício de cerca de 10 andares. A construção foi feita com a finalidade de ter os clérigos de elite (que governavam politicamente vários vales na área) expressar seu poder religioso completo. A estrutura é cercada por uma praça central, que delimita os limites externos e por uma grande parede estruturada dividindo-a em duas seções separadas.

Huaca Pucllana - lateral da piramide. Foto: Leonardo S. Paduan
Huaca Pucllana - lateral da piramide. Foto: Leonardo S. Paduan


POR QUE VISITAR?

Além da magnitude da pirâmide, existem várias outras razões pelas quais você deve visitar a Huaca Pucllana. Para começar, o local é um dos poucos sítios arqueológicos de Lima que estão abertos ao público. Durante o tour, você pode ter uma visão única da cultura pré-colombiana do Peru, e aprender sobre as tradições, práticas religiosas e vida cotidiana dos antigos habitantes da região.

Outro motivo para a visitação é que a Huaca Pucllana devido a altura oferece vistas panorâmicas de parte do bairro de Miraflores. Por último, mas não menos importante, o local é bastante instagramável e rende boas fotos para você.

Huaca Pucllana em Lima.  foto da lateral da pirâmide.
Huaca Pucllana em Lima. foto da lateral da pirâmide. Foto: Leonardo S. Paduan

O TOUR PELA HUACA

A visitação pelo sítio arqueológico é feita com guias. O serviço de guia geral está incluído no preço do bilhete. O tour é realizado em grupos formados por ordem de chegada, em inglês e espanhol. Guiados em outros idiomas (francês, italiano, Português e Japonês) tem um custo adicional de 20,00 soles para grupos acima de 25 pessoas, e será conduzida por reserva ( huacapucllana@miraflores.gob.pe ). O tour inclui a visita à sala de exposições e o passeio por um sítio arqueológico, com duração aproximada entre 45 e 75 minutos.


Maquete da Huaca Pucllana
#Pracegover: Foto colorida. Maquete da Huaca Pucllana. Foto: Leonardo S. Paduan

Os guias contam a história do local em detalhes, falando tanto da construção quanto das características das civilizações que viveram no local. Antes de começar é feita a orientação para respeitar os limites demarcados no caminho. Ao longo do caminho existem vários bonecos representando situações do cotidiano das civilizações antigas de Lima. O tour pode ser durante o dia ou a noite. A diferença que por razões de segurança, no circuito noturno não inclui uma visita ao topo da Grande Pirâmide. Além do sítio arqueológico e as salas de exposições com objetos arqueológicos originais, o espaço também conta com um restaurante.


Manequins em Huaca Pucllana em Lima
#Pracegover: Foto colorida. 3 bonecos representando civilização de Lima. No canto esquerdo um boneco com um objeto na mão, com roupas coloridas listradas, em azul, branco e marrom. e uma espécie de turbante na cabeça. Na direita 2 bonecos agachados pegando um grande vaso de barro. Atrás e dos lados dos bonecos paredes de adobe. Foto: Leonardo Spagiani Paduan

DICA: Fazer o tour no período final da manhã, para aproveitar e almoçar no próprio local. Não é uma opção das mais baratas, porém, tem excelente recomendação de viajantes, além disso possui um ambiente muito agradável e pitoresco e possui um menu que apresenta pratos da cozinha peruana e internacional. Você também tem a opção de jantar no local e ver a Huaca Pucllana iluminada a noite.

Como chegar?

A Huaca Pucllana está localizada na Calle (rua) General Borgoño Cuadra 8, no bairro de Miraflores, um dos bairros mais populares, muito procurado por turistas que visitam Lima. Se você já estiver hospedado no bairro consegue ir andando. Senão, é fácil chegar lá de táxi ou de transporte público.

Caso sua hospedagem seja no centro Histórico de Lima, procure o ponto de ônibus do Metro-Bus chamado Metropolitano (recomendação: estação Jirón de la Unión ou Colmena), depois pegue a linha C em direção ao sul, desça na estação Ricardo Palma e caminhe até a Huaca. Os ônibus 301 e 302 também passam perto do local.


Informações adicionais:
  • Acessibilidade

Infelizmente, o espaço não tem uma boa estrutura com relação a acessibilidade. Por conta da preservação do espaço, algumas coisas não podem ser modificadas o que dificulta a questão da acessibilidade. O caminho em boa parte possui rampas e demarcações nas laterais que facilitam o acesso. Porém, existem alguns desníveis e uma parte do caminho é feito por escadas. Uma parte do trajeto torna-se praticamente inviável para pessoas com deficiência com mobilidade reduzida. Todavia, o espaço procura fazer algumas adaptações nos sanitários e alguns pontos estratégicos.


  • Preço

Entrada: 15 soles por pessoa (preço de março de 2023) Crianças e idosos pagam meia entrada. Crianças menores de 5 anos são isentas.


  • Horário de Funcionamento:

Terça a domingo, das 9h às 16h15. Existe possibilidades de fazer uma visita noturna e agendar também seu ingresso por meio do site oficial do local.


  • Recomendações:

Use roupa e calçado confortável para caminhar pelo sítio arqueológico. Como o espaço é aberto recomenda-se também o uso de protetor solar. O local permite que você leve garrafas de água também para hidratar-se.


O que ver por perto?

Beleza! Acabou o passeio pela Huaca Pucllana, vai para onde? Alguns pontos turísticos mais próximos são:


  1. Parque Kennedy - 2 km de distância: Um dos parques mais populares de Lima, com uma variedade de atividades culturais ao longo do ano.

  2. Larcomar - 3 km de distância: Um shopping center à beira-mar com uma variedade de lojas, restaurantes e cinemas.

  3. Mercado de Surquillo - 3 km de distância: Um mercado local onde você pode encontrar uma grande variedade de produtos frescos, como frutas, verduras, frutos do mar e carnes.

  4. Parque do Amor - 4 km de distância: Um belo parque à beira-mar, com uma estátua icônica do amor e uma vista incrível do Oceano Pacífico.

Parque do Amor - Lima Peru
Parque do Amor. com escultura de 2 pessoas se beijando em primeiro plano.


336 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page