top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

DICAS PARA MOCHILÃO

Atualizado: 3 de fev. de 2023


Mochilar não tem muito segredo. Embora, exija um pouco de planejamento, às vezes, para alguns aventureiros(as) basta pegar uma mochila, botar nas costas e cair na estrada. Mas, para evitar alguns perrengues ou aproveitar mais, veja algumas dicas para seu mochilão.

VIAJE LEVE

Faça uma mochila apenas com itens necessários. Não leve seu guarda roupa inteiro. Em algumas cidades, ou lugares você precisará carregar seu mochilão por um longo caminho e isso pode ser muito custoso se tiver muitos quilos nas costas. Tenha uma segunda mochila, ou bolsa menor para você usar em passeios em determinados locais, ou algum tour.

ORÇAMENTO

Faça uma estimativa de dias, quantidade de gastos diários, pesquise preços de hospedagem, transporte, custo de vida nos lugares que pretende ir. Isto ira te ajudar a manter-se confortável economicamente durante sua viagem. Se caso, seu planejamento é para um mochilão grande de "meses", em muitos lugares, você consegue trocar trabalho por hospedagem e comida, em outros caronas. Mas, não conte com isso!

Orçamento

#Pracegover: foto colorida: Mapa mundi, com notas, moedas e uma calculadora em cima no canto superior direito.

BÁSICO DO IDIOMA:

Antes de viajar, procure aprender o básico do idioma do(s) país(es) que pretende visitar. Isso ajuda a abrir portas e conquistar a simpatia dos locais. Nada de muito complexo, apenas "oi, tudo bem?" "obrigado" "com licença" "tchau" "por favor". Além de saber perguntar se a pessoa fala outra idioma como por exemplo o inglês, espanhol, ou outro idioma que você domine, ou esteja confortável para conversar.


Balões de idioma

#Pracegover: Imagem colorida. Vários balões de fala. No centro o balão escrito 'Olá". Ao lado vários balões escrito olá em vários idiomas.

SEGURO SAÚDE

Especialmente se seu mochilão for por terras estrangeiras, faça um seguro saúde. Nunca sabemos quando iremos precisar. Esse é o tipo de investimento necessário, que pensamos sempre em não precisar utilizar. Mas, é bom ter algo para recorrer. Durante uma viagem, além de alguma doença, podem ocorrer acidentes, ou qualquer coisa do tipo que você precise recorrer ao seguro. Então, melhor prevenir.

CONVERSE COM OS NATIVOS

Para você conhecer bem a cultura local, a melhor maneira é conversando e aprendendo com as pessoas. Não tenha medo de perguntar. Fale com os funcionários do local de hospedagem, com guias, com garçons. Não tenha vergonha. Essas pessoas podem passar informações valiosas sobre a cultura e a cidade visitada.

CONVERSE COM OUTROS TURISTAS


Saia da sua zona de conforto. Fale mesmo com outras pessoas que estejam no seu hostel/hotel. Fazer amizades é bom para montar grupos de tours, ou até trocar dicas sobre o turismo na cidade. As pessoas que estão viajando, tem as mesmas necessidades que você, portanto, podem ajudar contando experiências que tiveram e te poupar de roubadas.


Guayaquil - Rotunda

#Pracegover: Foto colorida. (Rotunda em Guayaquil) No centro 2 homem esticando as mãos e cumprimento. Atrás duas estátuas (Simon Bolivar e San Martin) na mesma pose. Ao fundo um monumento com as e atrás o monumento circular com bandeiras dos países sulamericanos em cima.

VIAGEM LONGA A NOITE


Para economizar tempo e até dinheiro, procure fazer viagens longas a noite. Normalmente, em mochilões o roteiro é composto por várias cidades, algumas com grandes distâncias. Portanto, pode ser que tenha trechos de longas viagens de ônibus. Veja a possibilidade de fazer esta viagem no período noturno. Isso, se for seguro. Pois, economiza tempo, já que durante o dia pode explorar as cidades e viajar durante a madrugada. Além disso, dinheiro, pois não tem necessidade de pagar mais um dia de hospedagem. Durante meu mochilão, mais de 1/4 das minhas noites foram em ônibus noturnos.


Rodoviária de Vila Velha

#Pracegover: Foto colorida. Rodoviária a noite. Alguns ônibus estacionados do lado direito.

MESCLE O ROTEIRO


Se você for fazer um mochilão longo, procure fazer de tudo um pouco. Mesmo que você tenha preferências por natureza, paisagens, ou turismo urbano e museus. Chega um momento que você cansa e quer novidades. Por isso, se possível, mescle montanhas e trilhas, com praias e outras belezas naturais. Capitais e cidades grandes, com cidades menores.

#Pracegover: Galeria com 6 Fotos coloridas. 1ª foto: No canto esquerdo homem com as encostado na parede de uma ma casa de pedra olhando para um lago a sua frente. Lago com água azul bem clara, na margem plantas rasteiras da cor amarela, ao fundo montanhas, com pequenas partes brancas de neve no topo. (Laguna Miscanti). 2ª foto. Monumento da Bandeira de Rosário. 3ª foto: homem sentado em cima de uma pedra dentro de uma lagoa azul de água clara. Ao fundo montanha com topo congelado com neve. 4ª foto: homem de costas, caminhando sobre uma linha amarela. Ao fundo o monumento da Ciudad Mitad del Mundo. 5ª foto: Playa Roja. Lado direito pequena elevação de terra cor amarelada. Areia da praia cor marrom meio avermelhada. águas do mar direita bem claras. 6ª foto: Fachada do Prédio do Museu de Larco (Peru). Na frente vários vazos de flores coloridas. Ao fundo um prédio colonial todo de branco com uma grande porta de madeira

DIÁRIO DE VIAGEM:


Especialmente, se você além de ser um(a) viajante, também é um(a) amante da escrita não deixe de levar um diário de viagem. Além das fotos, é uma ótima maneira de marcar suas impressões, sentimentos e pensamentos ao longo do seu mochilão.


Diário de Viagem

#Pracegover: Foto colorida. Capa do Diário de Viagem com várias fotos de pontos distintos da América do Sul

SIGA SEU INSTINTO E DIVIRTA-SE


É claro que uma dose de segurança e precaução é necessária. Todavia, não seja só racional. É importante seguir seus instintos também é importante em uma viagem assim, especialmente na questão de escolha de hospedagem, escolha de transporte e agências de turismo, até de restaurantes e caminhos. Além de que seguir um pouco do seu instinto te leva para os verdadeiros caminhos que você precisa conhecer. Então, siga seu instinto e DIVIRTA-SE!


108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page