DICAS - ARGENTINA


**SUGESTÃO: Ouça Playlist no Spotify da Argentina(clique Aqui)

Continuando o projeto "Cabeça na Copa", vamos conhecer mais um país que vai participar do Mundial: a Argentina! A terra dos "Hermanos" possui uma diversidade de lugares e paisagens para conhecer. O país possui uma geografia contrastante, contando com: as altas montanhas da cordilheira do Andes; com as magníficas cataratas do Iguaçu; majestoso glaciais, lagos e bosques da Patagônia; praias no Atlântico; as serras de Córdoba ou Tierra del Fuego, com Ushuaia. E a Argentina possui muito mais contrastes de relevo que merecem ser conhecidos.

Vem comigo. Vamos conhecer um pouco mais da Argentina!


Cordilheira dos Andes - Mendoza

#Pracegover: Foto: Cordilheira dos Andes em Mendoza. Foto de Montanha com vários pontos cobertos de neve e céu meio acinzentado acima das montanhas.

ENTRADA:

Antes de conhecer o país, é importante verificar a documentação. Para ingressar na Argentina na condição de turista, brasileiros(as) devem apresentar passaporte ou RG. Outros documentos não são aceitos. Única ressalva é na região de fronteira que com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que pode ser utilizada na região da Fronteira de Foz do Iguaçu com a Argentina. Se caso você for permanecer somente em Puerto Iguazú é aceita a CNH na aduana. Porém, sua entrada é válida em um raio de 50 km e por um período de 72 horas, passando disso e obrigatório estar portando a identidade ou o passaporte.

MINHAS EXPERIÊNCIAS NA ARGENTINA

Já estive 3 vezes em solo argentino. A primeira vez fiquei 1 mês no país, sendo a maior parte deste tempo em Córdoba, onde estudei espanhol. Além disto, tirei alguns dias para conhecer Buenos Aires. A segunda vez, foi uma passagem mais rápida, quando conheci as Cataratas do Iguaçu, aproveitei a oportunidade para conhecer a cidade de Puerto Iguazu. E a última passagem foi durante o Mochilão que fiz em 2016 pela América do Sul. Na oportunidade conheci Rosário e Mendoza.

CÓRDOBA

Segunda cidade mais populosa da Argentina, depois de Buenos Aires. Uma cidade grande cheia de jovens e Universitários que fica ao norte da capital. Córdoba foi fundada pela Ordem Jesuíta. A cidade possui muitos monumentos históricos preservados desde os tempos do colonialismo espanhol, especialmente os edifícios da Igreja Católica. O mais destacado é, talvez, o quarteirão jesuíta (Manzana Jesuítica) declarado, em 2000, Patrimônio Mundial pela UNESCO.


#Pracegover: Catedral de Córdoba foto. Primeiro plano calçada com algumas pessoas andando, com uma escada que leva a igreja. 3 grandes portões e duas torres.

Em torno da cidade também tem vários atrativos, a região da Serras de Córdoba tem pequenas cidades como Vila General Belgrano, Carlos Paz, La Cumbrecita e Alta Gracia que são muito interessantes para conhecer.

- Vila General Belgrano: A pequena cidade é composta por descendentes alemães, suíços ,austríacos, italianos,húngaros e espanhóis. A maioria das construções da cidade tem traços da arquitetura centro-europeia.


#Pracegover: Foto. Na frente calçada ao fundo Casa com estilo europeu. Detalhes em madeira e uma sacada no segundo andar. Parede branca. Atrás da casa algumas árvores de copa alta. Do lado do prédio uma placa escrito "Municipalidad Villa Gral. Belgrano"

- Carlos Paz: Entre os vários atrativos da cidade, o principal é o complexo das "Aerosilas" (teleférico). No topo do moro do teleférico é possível ver Carlos Paz inteira. É um excelente programa para o final de tarde, para ver o por do sol.

- La Cumbrecita: É um local de belas paisagens com rios e montanhas. São várias trilhas que levam para algumas pequenas lagoas, cachoeiras, cascatas e alguns mirantes. A região é bastante fria.


#Pracegover: No canto esquerdo homem de perfil sentado olhando para o horizonte. Ao fundo cadeia de montanhas. Céu azul com algumas nuvens.

- Alta Gracia: A charmosa cidade foi onde Ernesto "Che" Guevara passou sua infância. A família do revolucionário mudou-se para Alta Gracia, quando ele era ainda bebê em busca do ar puro e seco vindo das serras que cercam a região. O intuito era aliviar a asma que o acometia o pequeno Ernesto. A casa em que "Che" morou nos primeiros anos de vida virou um Museu e conserva peças e parte da história dele.


Museu - Casa Che Guevara

#Pracegover: Foto fachada casa do Che. Canto esquerdo mulher de costas com camera tirando foto da fachada da casa. No fundo a Casa (branca), com um pequeno muro na entrada com a estatua de um menino (Che) sentado. No canto esquerdo na parede da casa um poster com a foto de "Che" em preto e branco.

BUENOS AIRES

A capital argentina é muito procurada por brasileiros(as). Tem se tornado comum pacotes de viagens em finais de semana prolongados, ou cruzeiros com destino a cidade. Buenos Aires é parecida com várias cidades grandes do mundo, no que diz respeito a sua pluralidade. É possível encontrar de tudo, belos parques e aéreas verdes, Teatros, museus, monumentos e expressões culturais para todos os gostos. Os principais pontos da cidade são: Casa Rosada, Obelisco, Plaza de Mayo, Av. 9 de julio.


#Pracegover: Foto: Fachada da Casa Rosada.

ROSÁRIO:

Rosário possui cerca de 1,3 milhões de habitantes, sendo a terceira maior cidade do país. A cidade é berço de argentinos celebres como Ernesto “Che” Guevara, Lionel Messi, Marcelo Bielsa e Fito Páez. Rosário também é conhecida por ser um pólo universitário. Muitos estrangeiros, inclusive brasileiros, tem buscado cursar ensino Superior nas Universidades de Rosário. A cidade é bastante "viva", cheia de manifestações artísticas e culturais. Entre os principais pontos turísticos da cidade está o Monumento a Bandeira. Se quiser conhecer mais de Rosário, tem outro post aqui no blog falando só sobre a cidade.


Monumento a Bandeira - Rosário

#Pracegover foto em Preto e Branco do Monumento a Bandeira da Argentina. Na frente o Monumento e a Bandeira tremulando (bandeira único detalhe da foto colorido)

MENDOZA

Mendoza é uma cidade apaixonante, principalmente se você gosta de vinho. Próximo a divisa com o Chile e na região andina, o clima da cidade é bem frio e de poucas chuvas. A cidade tem belos parques e avenida muito arborizadas, além de ótimos restaurantes nos calçadões.


Parque de Mendoza

#Pracegover: Canto esquerdo rua com uma moto e carro passando. Parte central da foto um caminho com árvores dos 2 lados.

Os principais tours para fazer em Mendoza, na verdade são fora da cidade. Um deles é em Maipu, cidade vizinha onde encontram-se diversas vinícolas. Agências de turismo locais fazem o tour diariamente, além disso, você pode optar por pegar um ônibus até Maipu e andar de bicicleta pelo caminho das vinícolas.


#Pracegover: Foto em uma vínicola de Maipu. Várias fileiras de pés de uva.

Outro passeio muito comum entre os visitantes de Mendoza é o tour pelas montanhas da cordilheira dos Andes, inclusive a região é a porta de entrada do Parque do Aconcagua. Agências oferecem este tour diariamente e são feitas várias paradas ao longo da estrada.