ESPANHA: ALÉM DE MADRI E BARCELONA


Hola ¿Vamos a conocer un poquito de España?

Localizada na Europa Ocidental, a Espanha ocupa a maior parte da Península Ibérica, em extensão territorial. O país é o quarto maior da Europa, atrás apenas da Rússia (que é o maior país do mundo, tendo em conta apenas a parte europeia), Ucrânia e França, e o segundo maior da União Europeia, atrás apenas da França. Além da sua parte continental, o país possui dois arquipélagos principais (ilhas Canárias no oceano Atlântico e as ilhas Baleares no mar Mediterrâneo), duas cidades e algumas possessões menores no Norte da África.

** SUGESTÃO: Playlist Spotify - Espanha


#Pracegover: Bandeira da Espanha com filtro (escrito Espanha em branco na parte inferior). No fundo uma foto área de Barcelona, com a Igreja da Sagrada Família, na frente.

ENTREVISTA:

Para conhecer um pouco mais da Espanha, conversamos com a espanhola, Yolanda Sanchez Porras (ou "Yoli"). Ela é natural de Alicante, uma cidade litorânea com cerca de 330 mil habitantes. Nossa amiga espanhola afirmou que a cidade possui um clima privilegiado e as "melhores praias da Espanha".


#Pracegover duas mulheres sorrindo e abraçadas com trajes tradicionais de Alicante. Os trajes são compostos de corpete, cancan, saia e avental. Além disto, também adereços como uma faixa e colares e brincos.

O QUE VER EM ALICANTE?

Castillo de Santa Barbara: Localizado no topo do monte Benacantil, um maciço rochoso de 166 m de altitude em frente ao mar. O Castelo tem a vista panorâmica e é possível ver Alicante em 360º. O local é uma das maiores, e mais visitadas, fortalezas medievais da Espanha. Para saber horários de funcionamento e demais informações entre no site do Castelo (aqui).


#Pracegover: Foto de Alicante. Ao fundo na esquerda o moro com o Castelo de Alicante. Na frente um pedaço de mar no canto esquerdo, na orla diversos coqueiros. Na frente do morro alguns prédios e pessoas caminhando pela orla.

La Explanada: É a avenida que começa na região do porto e segue em torno da costa. Sua superfície foi construída a partir de mais de 6 milhões de ladrilhos de mármore, nas cores vermelha, branca e preta, foram posicionados de forma ondulada. Durante o verão, a cidade organiza atrações ao ar livre no local.

Paseo del Postiguet - Basicamente, seria como o calçadão da orla da Praia de Postiguet. A praia é uma das mais famosas da cidade, e tem 900 metros de comprimento e 50 metros de largura.

Plaza de Los Luceros: Fica localizada no centro da cidade, no local ocorrem as principais festivais de Alicante.

El Barrio de Santa Cruz: O bairro antigo é considerado por alguns turistas, um dos pontos mais interessantes da cidade. A região é formada por ruas estreitas e calçadões com casas brancas cheias de detalhes coloridos.


#Pracegover: Foto Bairro Santa Lucia. Rua estreita, muros brancos em maioria. No canto esquerdo um muro cheio de vasos coloridos de flores.

Outros pontos também que você pode incluir no tour pela cidade são: O Mercado Central, o Parque Ereta, Praia de San Juan, além de alguns museus.

Yolanda já viajou bastante por seu país, conhece as cidades de: Madrid, Barcelona, Gerona, Tarragona, Valencia, Murcia, Sevilla , Granada, Cordoba, Jaén , Soria, Toledo , Burgos, Teruel , Zaragoza ,San Sebastián , Vitoria ,Bilbao ,Oviedo ,Gijón , Salamanca. De acordo com a Yoli, cada canto do país, tem suas tradições e costumes locais e bem distintos de cada região. Por isso, cada pedaço do país tem algo diferente para conhecer. Porém, ela não esconde que que entre todas as cidasdes, a sua favorita a capital. "Madrid, além de ser a capital, tem todos os tipos de atividades e uma mescla de culturas. Só falta uma praia para ser uma cidade perfeita", revelou.

COSTUMES:

- SUPERSTIÇÃO: No Reveillon, espanhóis (espanholas) comem 12 uvas para ter sorte no novo ano que se inicia.

- "COCHILO SAGRADO": A siesta (sesta), aquela famosa cochilada no começo da tarde, geralmente após o almoço é levada bastante a sério na Espanha. Inclusive, Yoli, afirmou que os horários na maioria dos trabalhos estão adaptados para poder descansar durante a pausa depois do almoço.

- TOUROS: A Espanha é um país "taurino", como a própria Yolanda define. Inclusive sendo, alvo de crítica, principalmente pelos defensores de animais, por conta das touradas. Apesar da luta para o fim das touradas, algumas tradições continuam. De acordo com Yoli, durante as festas de cada cidade nunca falta uma boa corrida de Touros.

- FORÇA DO CATOLICISMO: De acordo com um estudo de 2015, cerca de 68% dos espanhóis se declararam católicos. Assim, as tradições religiosas são bastante fortes. Yoli conta que durante a Semana Santa é comum que a população encham as ruas para celebrar a data que marca a morte e ressurreição de Jesus Cristo.


#Pracegover: Foto de celebração da Semana santa. Numa rua estreita. Com casas com muros brancos. No meio da rua, alguns homens vestidos de preto carregam um "altar" com uma cruz com Cristo. Algumas pessoas nas sacadas no segundo andar das casas observam a procissão

CULINÁRIA

A culinária espanhola utiliza muita batata, especiarias variadas e muitos legumes. Além é claro dos frutos do mar, que são utilizados nas famosas Paellas. Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições principais. Yoli ressalta que uma viagem ao país não estará completo se não provar dos pratos locais. "A gastronomia é uma das melhores coisas que temos na Espanha. Seria muito difícil decidir um prato específico, mas para mim os melhores são: salada russa, batatas bravas com almondegas e polvo a galega", destacou.

** DICA DA YOLI: Em Alicante, vá ao restaurante Casa Julio, de acordo com ela é o melhor restaurante da cidade.


#Pracegover: Foto de uma paella. Arroz num tom amarela, com pedaços de camarão e um garfo em cima do prato.

RITMO DE VIDA TRANQUILO

Yoli afirma que o ritmo de vida na Espanha é tranquilo. "Creio que o que mais gosto do meu país, sem dúvida, o ritmo da vida. Vivemos de uma maneira tranquila, mas temos tempo para tudo". Aparentemente pressa não está no vocabulário dos espanhóis.

CONSELHOS DA YOLI PARA OS VIAJANTES:

- "Se viajar no verão leve um leque". O Verão na Espanha é muito quente, com temperaturas bem elevadas. Já o inverno é frio, porém moderado comparado a outras partes da Europa.

- "Viaje com tranquilidade, sem afobação, tenha em mente que, na Espanha, só falamos espanhol." Uma parte considerável da população espanhola não fala inglês. Outra coisa, os brasileiros, muitas vezes pensam "EU SEI FALAR ESPANHOL". Pela semelhança em várias palavras entre português e espanhol. Porém, a verdade é que não falamos! Existem muitos falsos cognatos, expressões e conjugações diferentes. Obviamente, que para uma viagem de lazer você não precisa ser fluente. Mas, saber um pouco da língua não faz mal a ninguém, não é? Além de que passa uma boa impressão para os anfitriões. Assim segue uma pequena lista de palavras que podem ser utéis:

  • Gracias - Obrigada (o)

  • Hasta - Até

  • Perdón - Desculpe

  • Donde está el baño? - Aonde é o banheiro?

  • Dinero - dinheiro

  • Tarjeta - cartão

  • Apellido - Sobrenome

  • Basura - Lixo

  • borracha (o) - bêbado

  • Direción - endereço

  • Exquisito - de bom gosto/delicioso

  • sitio - local/lugar

  • vaso - copo

  • cuchillo, cuchara e tenedor - Faca, colher e garfo

** Vale lembrar que a Espanha, como em todos os países, tem suas gírias e expressões idiomáticas de cada região. Além disto, no país uma parte da população também fala outros idiomas, além do espanhol (castelhano), como Catalão e Galego.

INFRA ESTRUTURA TURÍSTICA

Segundo o presidente da Espanha, Mariano Rajoy, o país tornou-se o segundo mais visitado do mundo. A Espanha bateu o recorde nacional de 82 milhões de turistas em 2017, 9% a mais que no ano anterior. Desta forma, o país ultrapassou os Estados Unidos e se posiciona agora atrás da França, líder no ranking. Os principais destinos procurados são Barcelona e Madrid, além de outras cidades litorâneas e das ilhas. Mas, o país tem uma boa estrutura para o turismo? De acordo com Yoli, sim! "Temos uma infraestrutura hoteleira bem desenvolvida e temos todos os tipos de serviços necessários adaptados as necessidades dos turistas", afirmou.

ACESSIBILIDADE:

A Espanha tem se destacado na Europa, no quesito de acessibilidade. São várias cidades que tem promovido adaptações para garantir os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com o site oficial do Governo Espanhol: são muitos os monumentos, museus, espaços naturais, alojamentos e restaurantes da Espanha que oferecem serviços, ambientes e atividades parcial ou totalmente acessíveis. "A Espanha está adequada as normas europeias com relação a acessibilidade. O país possui uma fácil acessibilidade para todas as pessoas", confirmou Yoli.

QUESTÕES SOCIAIS

De acordo com Yolanda, a Espanha ainda sofre com questões de preconceitos porém a mentalidade da população aos poucos tem mudado. "Nos últimos anos a Espanha tem evoluído bastante, a população espanhola tem uma mentalidade aberta a respeito do povo estrangeiro. Com relação ao machismo, antigamente havia muito mais, atualmente, são menores os casos e a opressão machista. O mesmo acontece com preconceitos como homofobia e racismo, infelizmente, como em todos os países acontece alguns casos, porém não de uma forma extremista", avaliou.

Por fim, a questão do SEPARATISMO na Espanha está sempre em pauta. Alguns territórios como países Bascos e Catalunha, almejam sua independência. Mas, Yoli, prefere que a Espanha permaneça "unificada". "Sou totalmente contrária a separação", afirmou.


#Pracegover: Foto Mulher (Yolanda), abraçada a um homem e estendendo a bandeira da Espanha. Ao fundo diversas pessoas com bandeiras da Espanha em uma rua.

#Espanha #Europa

CONHEÇA HUARAZ

O PARAÍSO NATURAL PERUANO

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan

ABRINDO A CABEÇA

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

DICAS DE VIAGEM, CULTURA, CURIOSIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS, HISTÓRIAS DE MOCHILÃO E MUITO MAIS