RÚSSIA POR UMA RUSSA


Vamos continuar nossa saga pela Rússia? Desta vez, conheceremos um pouco mais do país sede da Copa 2018, por meio do olhar de uma verdadeira russa. O nome dela é Olga Alyokhina Alves, ela é guia de turismo, tradutora e intérprete russo/português. Olga nasceu no sul da Rússia, em Krasnodar, cidade com cerca de 715 mil habitantes, viveu em Misnk (Belarus) e Moscou até 2015, quando veio morar no Brasil. Nossa amiga russa contou um pouco dos costumes e tradições do seu país natal, em uma pequena entrevista. Confere aí o que Olga contou!

POR ONDE PASSOU?

Nossa entrevistada já viajou por quase toda Rússia. Quando perguntei quais cidades do país ela conhecia, com bom humor ela respondeu: "É mais fácil dizer quais cidades russas eu não conheço. Não conheço Murmansk, mas quero muito conhecer. Não conheço Kamtchatka. Já viajei bastante pelo país. Cada viagem durava dependendo do motivo - viagem a trabalho durava uns 4-5 dias, uma semana. Uma viagem para passar as férias durava de uma semana a duas. Adoro Moscou, Krasnodar, São Petersburgo, Novosibirsk, Sotchi, Pyatigorsk entre outras", destacou.


Foto fachada do Hermitage

#Pracegover Foto Ao fundo fachada do Hermitage em São Petersburgo. A frente 3 pessoas. No centro uma mulher (Olga), na esquerda uma mulher com vestido de época e na direita um homem com roupas de época.

MOSCOU E SÃO PETERSBURGO

Nosso tour pela Rússia com a Olga, obviamente começa por Moscou. A guia de turismo afirmou que passear por pela capital é um dos seus passatempos favoritos, especialmente no verão. "Adoro Moscou, cada lugar da cidade me traz lembranças muito boas. Gosto muito dos parques da cidade, os enormes "pulmões verdes". Os Parques Gorky, Neskutchni Sad e Vorobievi gori são os meus prediletos", lembra.

"Claro que não pode faltar de conhecer Moscou e São Petersburgo. Praça Vermelha (Moscou) e catedral do Sangue Derramado (São Petersburgo) são atrações clássicas", complementa. A Praça Vermelha (em russo: Красная площадь, Krasnaya ploshchad) ficou conhecida pelos grandes desfiles militares durante a era da União Soviética. Na praça encontram-se alguns das principais atrações turísticas de Moscou como a Catedral de São Basílio, Museu Estatal de História, Necrópole nos muros do Kremelin, além de receber eventos diversos ao longo do ano.


Praça Vermelha no inverno - Foto Olga Alyokhina Alves