top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

BEM VINDOS(AS) A RÚSSIA!

Atualizado: 1 de abr. de 2023


привет (oi)

Começamos a série especial “Cabeça na Copa” com a Rússia, o país sede do Mundial de 2018. O país localizado ao norte da Eurásia, ocupa mais de 1/9 de toda área do planeta terra, com cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados. Apesar de seu tamanho é apenas o nono país mais populoso do mundo. Entre os principais motivos da população não ser tão grande é o fato de boa parte do território ser de áreas glaciais.

** Sugestão: Playlist no Spotify Rússia (clique aqui)


Mapa mundi com destaque para Rússia

#Pracegover Mapa mundi, países em tons de cinza. Único país em destaque Rússia com as cores de sua bandeira (branco, azul e vermelho)

IDIOMA - "FALANDO RUSSO"

O país é constituído por mais de 100 grupos étnicos, os quais falam cerca de 100 idiomas. Mesmo assim, o russo é a única língua oficial, mas a Constituição dá às repúblicas o direito de fazer a sua língua nativa co-oficial, ao lado do idioma russo. Logo abaixo uma série de palavras.


Frases básicas com escrita e pronúncia em russo.

Na Rússia, vigora o sistema estatal de uma República Federal onde existem dentro desse país várias divisões autônomas. Atualmente, a Federação é dividida em 83 partes das quais: 46 são oblasts (províncias) (regiões administradas por um governador); 21 são repúblicas (territórios administrados por um presidente como chefe de Estado e por um primeiro-ministro como chefe de Governo); 9 são krais (territórios); 4 são óblasts autônomos (regiões autônomas administradas por um governador); 2 são cidades federais (Moscou e São Petersburgo, ambas administradas por prefeitos); 1 é província autônoma (Oblast Autônomo Judaico, administrado por um governador). Cada distrito autônomo faz parte de um território ou de uma província. As outras divisões são praticamente autônomas.


Divisão administrativa da Rússia.

#Pracegover: Mapa da Rússia com as divisões de distritos, oblast, etc.

MOEDA

O Rublo é a moeda oficial da Rússia. Na cotação de hoje (16/01/18) 1 Real é igual a 17,43 Rublos. Alguns anos atrás, era mais difícil encontrar casas de câmbio que tinham rublos disponíveis para aquisição, porém, devido a Copa do Mundo, algumas agências começaram a trabalhar com a moeda russa. Por isso, é interessante realizar uma aquisição de rublos antes de viajar a Rússia, para não pagar uma bitributação, ao fazer primeiro uma conversão de real para euros ou dólares aqui no Brasil, e já em terras russas fazer a segunda conversão de euros (dólares) em rublos.

CULINÁRIA

Viajar, normalmente, também é uma experiência gastronômica. A Rússia traz uma grande variedade de ingredientes e é conhecida por mesclar influências ocidentais e orientais. Os pratos não costumam ser picantes ou de digestão pesada, mas a mistura de sabores agridoces é bem diferenciada. Alguns dos pratos típicos da Rússia são:

- Borshch (Борщ) - a sopa de beterraba

- Pelmeni (Пельмени) - são bolinhos de massa recheada com almôndega. Podem ser servidos sozinhos, na manteiga e coberto com creme azedo.

- Pirozhki (Пирожки) - pastéis que podem ter recheio de batatas, carne, repolho, ou queijo.

- Frango à Kiev (Котлета по-киевски) - Apesar do nome, uma alusão à cidade de Kiev, há fontes que afirmam que o prato foi criado em Moscou. O frango pode ser recheado com manteiga de alho, ervas, presunto, salmão, queijo, entre outros ingredientes.

- Stroganov (строганов) - Stroganov lembra Strogonoff né? Exatamente, o prato é de origem russa. É, basicamente um composto de cubos de carne bovina servidos em um molho de creme de leite.

 
CIDADES SEDES - COPA 2018

Bom, como o projeto originou-se devido a Copa. Nada mais justo que falar das Cidades Sedes. Serão 11 sedes, com 12 estádios diferentes, sendo que dois deles em Moscou. Além da Capital russa, São Petesburgo, Kazan, Sochi, Volgogrado, Caliningrado, Níjni Novgorod, Samara, Saransk, Rostov-on-Don e Iecaterimburgo receberão jogos do mundial.


Mapa com indicação das cidades sedes da copa

#Pracegover: Mapa da Rússia com as marcações das cidades sedes da Copa do Mundo.

MOSCOU (Москва - Maskvá)

Moscou é uma mega cidade. Com uma população próxima de 12 milhões de habitantes, é o centro político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro e educacional da Rússia. Embora a cidade seja grande, vários pontos turísticos e monumentos importantes estão a uma curta distância uns dos outros, como Kremlin, Praça Vermelha, museus Pushkin, Galeria Tretyakov, entre outros.


Foto: Olga Alyokhina Alves (guia de turismo e intérprete e tradutora russo/português) - Praça Vermelha em Moscou

#Pracegover: Foto da Praça Vermelha ao fundo catedral São Basílio. Muitas pessoas no centro da praça e carros estacionados no lado direito. Chão esbranquiçado devido a neve. Foto de Inverno.

SÃO PETESBURGO (Санкт-Петербу́рг - Sankt-Peterburg)

São Petesburgo tem uma forte herança cultural e histórica, e por essa razão é considerada um destino turístico importante. A cidade abriga vários museus, templos e palácios, estando entre as atrações mais conhecidas da cidade o Hermitage, o Forte de Pedro e Paulo, a Catedral de Santo Isaac e a Catedral de Nossa Senhora de Cazã, o Museu de Etnografia, o Palácio de Mármore e a Academia de Artes da Rússia


Hermitage - São Petesburgo

#Pracegover: Foto fachada do Hermitage. Prédio grande num tom verde claro com detalhes de colunas em branco. Bandeira russa no topo no centro.

KAZAN (Казань)

O Complexo Arquitetônico e Histórico do Kremlin de Kazan está classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A cidade possui cerca de 1 milhão e 500 mil habitantes e é um grande centro cultural, comercial e industrial, e um dos mais importantes focos da cultura tártara. A construção mais emblemática de Kazan é a mesquita de Qol Sharif, o prédio tem paredes brancas e cúpulas azuis-celestes, erguida para homenagear o 1000º aniversário da fundação da cidade.

SOCHI (Со́чи)

A cidade ficou conhecida por sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Apesar, disto é uma das cidades com clima mais ameno de toda a Federação Russa, com temperaturas invernais que raramente ficam abaixo de zero graus Celsius. Inclusive, no verão chega a fazer uma média de 25º a 30º. As principais atrações da cidade litorânea, ao sul da Rússia, são legados dos Jogos de Inverno de 2014, como o Parque Olímpico e um resort para a prática de esqui.

KALININGRADO (Калининград - Kaliningrad)

O território é um enclave russo, localizado entre a Polônia e a Lituânia, à beira do Mar Báltico. A cidade é a terra natal do filósofo Immanuel Kant, a cidade também é célebre pelo problema matemático das sete pontes de Königsberg (antigo nome da cidade). O circuito turístico começa pelos históricos Portões da muralha da antiga Konigsberg. Já a parte moderna de Kaliningrado está mais ao norte da Avenida Leninsky, por volta da Pobedy Platz (Largo Pobeby), onde acontecem as concentrações festivas nacionais e religiosas e o “trottoir” domingueiro da população.


Kaliningrado - Rússia

#Pracegover Foto canal, com muitas árvores na margem ao lado a Antiga catedral de Kaliningrado

NÍJNI NOVGOROD (ижний Новгород, Nizhniy Novgorod)

A cidade situa-se às margens dos rios Volga e Oka. Tem mais de 1 milhão de habitantes. Durante a guerra fria, a cidade - então denominada "Gorky" - era dedicada às pesquisas secretas de armas nucleares e era proibido a forasteiros visitá-la. O Stadion Nizhny Novgorod tem seu design inspirado no Estádio Mané Garrincha de Brasília.

SAMARA (Самара)

Samara está bastante ligado a história recente da Rússia. A cidade é conhecida por ser o principal centro aeroespacial da Rússia. Um dos pontos mais visitados é um monumento em forma de foguete de 20 toneladas e 68 metros de altura em homenagem ao primeiro voo espacial de Yuri Gagarin. Por causa da atividade, a cidade é repleta de museus e parques sobre o tema. Além disso, a cidade possui a Casa Memorial do Vladimir Lênin.

VOLGOGRADO (Волгоград - Volgográd)

A cidade ficou famosa pela Batalha de Stalingrado (antigo nome de Volgogrado), que foi considerada um dos pontos mais importantes da Segunda Guerra Mundial, onde a expansão nazista teria sido contida. A cidade sempre foi reconhecida como um grande centro industrial russo, especializando na construção naval e de veículos, além da produção de petróleo, aço e alumínio. Os principais pontos turísticos da cidade são: Monumentos aos soldados mortos na Batalha de Stalingrado, a Necrópole Memorial do Mamaev Kurgan (o Monte Mamaev) e o Museu Panorâmico da Batalha de Stalingrado.

Museu Panorâmico da Batalha de Stalingrado

#Pracegover foto da Fachada do Museu Panorâmico da Batalha de Stalingrado. Na frente um modelo de avião antigo (na cor verde escuro com estrela vermelha na lateral). Ao fundo prédio branco em formato circular.

SARANSK (Сара́нск)

É a menor de todas as sedes. Localizada no centro da Rússia, Saransk está a leste de Moscou, a cerca de 650 km da capital. Entre seus pontos turísticos estão Catedral do Santo e Justo Guerreiro Fyodor Ushakov, Museu de Belas Artes da República da Mordóvia e o Parque Pushkin.

ROSTOV-ON-DON (Ростов-на-Дону, Rostov-na-Donu)

Rostov é uma das cidades mais emergentes do país e a maior no sul da Rússia, o que se vê logo pelo ambiente moderno dos bairros centrais. Um dos principais pontos da cidade é a Rua Pushkin (Pushkinskaya ulitsa), um calçadão arborizado que corta a cidade com jardins, monumentos, cafés, restaurantes e construções históricas como a Biblioteca Pública e o Museu Memorial Sabina Spielrein (uma das pioneiras da psicanálise).

Ecaterimburgo (Eкатеринбург - Yekaterinburg)

Ecaterimburgo tem cerca de 1,4 milhões de habitantes, o que a faz dela a quarta maior cidade da Rússia. A cidade é conhecida pela família Romanov (família nobre russa, tendo sido a segunda e última dinastia imperial). As principais atrações são o edifício Vysotsky, o segundo mais alto do país fora de Moscou, e o Ganina Yama, um monastério construído em homenagem aos membros da família Romanov.

 

Um texto apenas para o maior país do mundo seria uma heresia. Por isso, aguarde os próximos posts com mais informações sobre a Rússia. Inclusive com uma entrevista com uma russa que mora aqui no Brasil. A Olga, é uma intérprete e guia de turismo que tem ajudado MUITO com informações da Rússia, inclusive a foto da Praça Vermelha foi fornecida por ela, bem como a correção do pequeno vocabulário em russo. Então, não perca o próximo post com ela. Quem tiver interesse o Facebook dela é este: aqui.

Пока!

455 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page