QUAL É A VERDADEIRA LINHA DO EQUADOR?


Os livros e professores (as) de geografia nos ensinam que a linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral e Hemisfério Norte, também conhecido como setentrional ou boreal. A linha do Equador é uma referência para medirmos a latitude de determinada coordenada geográfica. Tem em vista, que exatamente por ela passa a latitude é 0. Ao norte as latitudes são positivas até 90º e ao sul negativas até – 90º.


#Pracegover Imagem do mapa mundi, dividido ao meio. Na parte superior pintado de verde e na parte inferior pintado de amarelo. No meio uma linha vermelha escrita em cima dela "Linha do EQUADOR".

A linha recebeu o nome de Equador, que da expressão em latim “Equatore” significa “equilíbrio ou igualdade, justamente por ela dividir por igual os hemisférios Norte e Sul. A linha imaginária passa por mais de 10 países, sendo que em muitos tem marcações e monumentos, que se tornaram atrativos turísticos. No Brasil, por exemplo, a linha passa por Macapá – AP. Mas, entre todos os países, o Equador, é aquele que possui o maior monumento em referência a linha.

Porém, aí que se encontra uma grande polêmica. Existe uma divergência sobre a coordenada exata de onde deveria passar a linha imaginária. E dois locais (próximos) divergem sobre a real localização. São eles: Ciudad Mitad del Mundo e o Museu Solar Intiñan. Ambos, alegam que a sua localização é a correta. Mas, aparentemente, embora menos "chamativo" o Museu que possui a verdadeira Linha do Equador.

COMO CHEGAR?

Ambos lugares ficam muito próximos de Quito, cerca de 26 km do centro da capital Equatoriana. Além disto a Ciudad Mitad del Mundo e o Museu Intiñan estão a poucos metros um do outro. É possível chegar até lá são 3 maneiras: ônibus, táxi ou tour. De ônibus a opção mais econômica. É necessário pegar um ônibus no corredor Central Norte, até a última estação Ofelia. A viagem é longa e dura aproximadamente, 50 minutos a 1h. Lá, fazer uma baldeação para o ônibus com destino a Mitad del Mundo. São mais 20 a 30 minutos até o lugar. É muito tranquilo, se tiver dúvida pergunte nas estações de ônibus, ou antes de sair do hostel/hotel. Todos sabem informar sobre a Ciudad Mitad del mundo, tendo em vista que é uma das maiores atrações de Quito. Indo de ônibus você vai gastar menos de 0,50 centavos de dólares. Inclusive eu fui de ônibus é bem tranquilo, sem erro.