top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

DESTINO ROSÁRIO: SIM!

Atualizado: 8 de fev. de 2023


A CIDADE

Rosário possui cerca de 1,3 milhões de habitantes, sendo a terceira maior cidade do país, atrás apenas de Buenos Aires (capital) e de Córdoba. Rosário é berço de argentinos celebres como Ernesto “Che” Guevara, Lionel Messi, Marcelo Bielsa e Fito Páez. A cidade também é conhecida por ser um pólo universitário, muitos estrangeiros, inclusive brasileiros tem buscado cursar ensino Superior nas Universidades de lá.

O município de Rosário está localizado na província de Santa Fé, a cerca de 300km a norte de Buenos Aires. A cidade fica no alto do penhasco, na margem direita do rio Paraná em um ponto onde se separa o desfiladeiro do rio. O nome é uma dedicatória a Virgem do Rosário. Porém, no início do século XX, Rosário recebeu o apelido de “Chicago Argentina", devido ao gangster italiano Juan Gaffi, também conhecido como Chicho Grande ou Al Capone argentino, que comandou a máfia na cidade, assim como o verdadeiro Al Capone fez com Chicago. A cidade de Rosário é conhecida como o berço da bandeira.


#Pracegover Foto de uma foto em preto e branco da margens do Rio Paraná com alguns pequenos barcos e algumas construções de Rosário na margem

 

COMO CHEGAR?

  • AVIÃO

Rosário possui o Aeroporto Internacional das Islas Maldivas, com voos para algumas das principais cidades argentinas e de algumas cidades dos países vizinhos. São Paulo e Rio de Janeiro já possuem voos para Rosário, a maioria com escala no aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires, com sorte você pode encontrar um voo direto (com duração de aprox. 3h).

  • ÔNIBUS

Buenos Aires – No Terminal Rodoviário de Retiro, na capital Argentina, várias empresas fazem o trajeto até Rosário, que dura em média 4h e custa por volta de R$ 50 a 60. Ônibus que vão direto, ou estilo pinga-pinga saem em direção a Rosário a todo momento. Entre as empresas que realizam o trajeto estão Chevallier, Sierras de Córdoba e Urquiza. Existem opções também de ônibus direto de outras cidades grandes como Mendoza e Córdoba para Rosário.

CURIOSIDADE: Na Argentina é comum ter um profissional responsável por guardar e retirar suas bagagens nos terminais rodoviários os "maleteiros". Normalmente, é pago um valor de 5 ou 10 pesos para eles quando você vai guardar ou pegar sua bagagem. Então, tenha um troco para pegar sua bagagem.


#Pracegover Mapa mostrando o caminho a ser realizado de Buenos Aires para Rosário.

 

O QUE VISITAR?

 

1 - Monumento a La Bandera

Um dos monumentos símbolos da cidade de Rosário. Fica no Parque Nacional da Bandeira, no lugar aonde Manuel Belgrano levantou pela primeira vez a Bandeira da Argentina, em 27 de fevereiro de 1812. Em 1940 foi promovido um concurso nacional de projetos para construção de um monumento em homenagem a bandeira nacional. O projeto vencedor foi dos arquitetos Ángel Guido e Alejandro Bustillo, e contou com a colaboração dos escultores Alfredo Bigatti y José Fioravanti.


#Pracegover foto em Preto e Branco do Monumento a Bandeira da Argentina. Na frente o Monumento e a Bandeira tremulando (bandeira único detalhe da foto colorido)

Monumento começou a ser construído em 1943 e foi inaugurado somente em 20 de junho de 1957. O monumento tem um torre de 70 m de altura com um mirador em cima e uma cripta em homenagem ao General Manuel Belgrano. O Monumento tem todo um suporte para garantir a acessibilidade. Conta com dois elevadores móveis para o deslocamento de pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida, audioguia, uma maquete tátil para pessoas com deficiência visual e instalações sanitárias acessíveis.

VISITAÇÃO

Horário: Segunda de 14h a 18:30 e Terças a Domingo de 9ha 18:30. Os turnos de visitas guiadas solicitam-se telefônicamente ao 0341-4802238-39 ramal: 108 e 111 (Área de Ação Cultural), de segundas a sextas das 9 às 15 hs.

Visitas guiadas aos sábados: através da parte mais antiga da cidade e Memorial da Bandeira Nacional. Cada sábados, 10h. Não é necessário fazer reserva. Ponto de encontro: Museu Estevez. Endereço:. Santa Fe 748 Entrada gratuita.

Visitas guiadas aos domingos: através do espaço entre o Memorial da Bandeira Nacional, eo Parque Nacional à Bandeira. Você não precisa fazer reserva. Ponto de Encontro: Porta dos Galeria de Honra da América Flags. Endereço:. Santa FE 581 Memorial da Bandeira Nacional. Entrada gratuita.

MIRANTE

O acesso ao mirante da Torre se realiza até 30 minutos antes do fechamento. Preço: $5. Crianças menores de 5 anos não pagam. Ao subir à Torre tem que respeitar os tempos indicados pelo ascensorista, tendo em vista que existe um número máximo de pessoas que podem permanecer no mirante. No mirante tem Binoculares: seu custo é de $2. O acesso é com moedas.

Mais informações no site (opções em inglês, português e espanhol) http://monumentoalabandera.gob.ar/index.php

 

2 - Estádio Gigante de Arroyito (Rosário Central) x Estádio Marcelo Bielsa (Newell's Old Boys)

Rosário como toda a Argentina respira futebol. A paixão pelo esporte é intensa entre os rosarinos que se dividem entre o Rosário Central e Newell's Old Boys, os dois grandes clubes da cidade. Assim, visitar os Estádios destes clubes tornam-se um grande atrativo turístico da cidade.

Gigante de Arroyito

Está localizado na Bv. Avellaneda entre Av. Génovae o Paseo Ribereño, recebe esse nome pois se encontra no bairro popularmente chamado de Arroyito. O Gigante foi uma das sedes da Copa do Mundo de 78. Sua capacidade é de 41.465 pessoas. Quem tiver interesse a uma visita guiada ao estádio deve entrar em contato pelo seguinte e-mail: visitas@rosariocentral.com, através do mesmo será efetuado uma reserva com data e horário. Um(a) guia acompanhará o grupo contando a história do clube e percorrer o mesmo caminho feito pelos jogadores durante dias de jogo, incluindo vestiários e túnel de entrada no gramado.

Para saber mais sobre o próprio Rosário Central e o Gigante de Arroyito (site em espanhol) : http://www.rosariocentral.com/


#Pracegover foto da fachada do Estádio Gigante de Arroyito. Na frente alguns carros estacionados, uma árvore com galhos secos e ao fundo Estádio com as cores predominantes azul e amarelo.

Marcelo Bielsa

Localizado no Parque Independência, é onde o Newell's Old Boys manda seus jogos. Foi inaugurado em 23 de julho de 1911 e, depois de inúmeras reformas, chegou a atual capacidade que é de 42 mil pessoas. Atualmente é o maior estádio de Rosario e o segundo maior do interior da Argentina. Em 2009 foi batizado com o nome de Marcelo Bielsa ex-jogador e ex-técnico do Newell's. Para mais informações (site em espanhol): www.newellsoldboys.com.ar/


#Pracegover: Foto fachada do Estádio Marcelo Bielsa. Na frente algumas árvores com galhos secos, ao fundo Estádio com alguns banners de jogadores. Detalhes da bilheteria em Vermelho e preto (cores do clube)

 

3 - MUSEUS

Rosário é uma cidade repleta de museus. Você poderia passar o seu tempo na cidade só dentro deles. Porém, vamos destacar apenas 4 deles aqui.

Museu de la Memória

É um espaço dedicado a memória dos homens e mulheres que sofreram durante os anos de ditadura militar na Argentina. O Museu oferece ao público uma sala de exposições permanente, com obras desenhadas por artistas nascidos (as) em Rosario e outra de exposições temporárias. O Museu da Memória de Rosário é uma das instituições pioneiras da América Latina no tratamento de memórias pós-genocídio e conseguiu se configurar como uma verdadeira referência em seu gênero na cena nacional e internacional. Atualmente (nov. de 2017) o museu encontra-se fechado devido a obras no local. Mais informações: www.museodelamemoria.gob.ar/

Museu Histórico Provincial

Localizado no Parque Independência, foi inaugurado em julho de 1939. O Museu conta com exposições de arte colonial do século XVIII, peças de civilizações pré hispânicas e objetos do início da cidade de Rosário.

Horário de Funcionamento: De terça a sexta-feira: das 9h da manhã às 18h. Sábados, domingos e feriados: das 14h da às 19h. Horário de verão (janeiro e fevereiro) De terça a quinta-feira: das 9h às 15h . Sexta-feira a domingo e feriados: das 15h às 20h . Entrada GRATUITA

** O Museu permanece fechado quando ocorrem partidas de futebol no Estádio Marcelo Bielsa (Newell's Old Boys) que fica ao lado.


#Pracegover Foto fachada do Museo Historico Provincial. Escada com poucos degraus, varias colunas altas até o teto. Na marquize escrito "Museo Historico Provincial"

Para mais informações: http://www.museomarc.gob.ar/

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE ROSÁRIO (MACRo)

Localizado na intersecção da Boulevard Oroño e o río Paraná. Possui cerca de 850 obras (sem contar os desenhos) de 464 artistas. O lugar é conhecido pelos silos coloridos que chamam atenção de longe. Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 3h da manhã às 9:00 da tarde, domingo das 10h às 15h, (segunda-feira fechado. ENTRADA GRATUITA. Contribuição sugerida $ 10.) O MACRO está ligado administrativamente ao Museu Julio Castignino.


#Pracegover foto na frente uma placa da Municipalidad de Rosario em azul com o escrito "Comprometidos con el patrimonio y la cultura) ao fundo o MACRO (Museu de Artes Contemporaneo) são alguns silos coloridos.

MUSEU DE BELLAS ARTES JULIO CASTIGNINO

Localizado na Av. Pellegrini. O Castagnino tem obras que foram coletadas por mais de 70 anos. Pinturas, esculturas, gravuras, peças europeias de diferentes épocas, instalações, fotografias, compõem a coleção Castagnino + macro. As amostras periodicamente realizadas contemplam, além de toda a coleção, trabalhos e retrospectivas de artistas convidados, em consideração aos critérios curadores do museu.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo das 14h às 20h. Nos domingos, no âmbito da Calle Recreativa, o museu também abre das 10 às 13 horas. Terça-feira fechada. ENTRADA GRATUITA. Contribuição sugerida: US $ 10. Mais informações: http://castagninomacro.org/​

 

Em Rosário é comum ver os parques e praças cheios, principalmente de jovens universitários fazendo piqueniques ou lendo nos gramados. Entre os principais parques estão: - Plaza San Martin - Nomeada em homenagem a General San Martin, líder na Guerra de Independência da Argentina. Localizada no Centro de Rosário, cercada pelas ruas: Santa Fe, Dorrego, Córdoba e Moreno. A Praça é cercada por importantes prédios como Palácio de Tribunales, Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Rosario e Museu de Ciências Naturais.

- Parque España - Localizado as margens do Rio Paraná e conta com um Centro Cultural.

- Parque Urquiza - Também localizado as margens do Rio Paraná. Seu nome é uma homenagem ao General Justo José de Urquiza, Presidente da Argentina de 1854 a 1860. Dentro do Parque encontra-se um Anfiteatro e o Complexo Astronomico Municipal

- Parque de la Independencia - Localizado no Centro da cidade. Possui um lago, bastante arborizado, cheio de esculturas e estátuas. Além de fazer parte de seus domínios os Museus Histórico Provincial e Museu de Bellas Artes e o Estádio Marcelo Bielsa.


#PracegoVer Foto Jardins do Parque Indepedência. Ao fundo uma estátua de frente para uma fonte, com várias arvorés na lateral.

 

Bom como o texto já ficou grande vou dividir em DUAS PARTES. Em breve postarei aqui mais detalhes sobre minha experiência sobre a cidade e mais informações sobre o local. Enquanto isso, se você quer conhecer mais de Rosário, dá uma olhada nesse mapa aqui: https://goo.gl/eby65L

Nele estão marcados os principais pontos turísticos de Rosário apresentados no mapa. Os destacados em vermelho são os que visitei e os em azul não. Por enquanto é isso e até a próxima!


146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page