top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

O Verdadeiro Cego é aquele que não ENXERGA o próximo!

Atualizado: 27 de jan. de 2023


O Projeto Abrindo a Cabeça não se restringe apenas a temática de viagens, vai além disso, ele busca gerar reflexões e ABRIR A CABEÇA do leitor. Abrir a cabeça é olhar para o próximo com carinho, atenção e respeito. É procurar apreender sobre o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Abrir a Cabeça é INCLUIR e JAMAIS EXCLUIR. Abrir a cabeça é refletir e engajar.

A reflexão de hoje é referente a inclusão social de pessoas com deficiência, especificamente visual. Muitas vezes, nós que não somos um deficiente visual não enxergamos, ou não olhamos para as dificuldades e necessidades dessas pessoas. E isso é uma falha grave que cometemos! A inclusão social de pessoas com deficiência é uma temática que deve ser colocada em pauta na rede de ensino e na esfera pública. Atualmente, o assunto é esquecido por boa parte das autoridades e pela sociedade como um todo.

Por exemplo, você sabia que o último censo, realizado em 2016, apontou que mais 6,5 milhões de brasileiros são deficientes visuais, sendo 6 milhões com baixa visão e mais de 500 mil cegas? Essas pessoas comem, se vestem, passeiam, praticam esportes, e até usam o Facebook. Elas tem uma vida normal, apesar das dificuldades e falta de atenção de grande parte das instituições, autoridades e sociedade. Porém, para realizar certo tipo de atividades como acessar redes sociais e navegar pela internet elas tem algumas necessidades especiais que garantem sua acessibilidade.

Desta forma, a partir de hoje o ABRINDO A CABEÇA adere ao projeto #PraCegoVer, idealizado pela professora baiana Patrícia Brailler, que visa a disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais. Por meio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites é possível que milhares de pessoas cegas utilizam redes sociais, como por exemplo, o Facebook e Instagram. Mas e as imagens?

E aí que entra o PraCegoVer! As imagens necessitam ser descritas, para que os leitores consigam transmiti-las às pessoas com deficiência visual. Isso é denominado de Audiodescrição que é realizada através da #PraCegoVer. É muito simples basta inserir a Hashtag e transformar imagens em palavras, obedecendo a critérios de acessibilidade, respeitando as características do público a que se destina.

Esta ação além de beneficiar pessoas deficientes visuais, também beneficia outras como as com dislexia, deficiência intelectual ou com déficit de atenção, por exemplo. Obviamente que isto não irá solucionar todos os problemas das pessoas com deficiência visual. Há muito o que fazer, como: instalação de pisos táteis em prédios públicos e privados, semáforos e elevadores com emissão de som, e muito mais. Porém, a conscientização da população é o primeiro passo. E vai não custa nada, é só fazer a descrição de sua foto e colocar uma #HASHTAG. EU SEI QUE VOCÊ ADORA COLOCAR ELAS nas redes sociais.

TÁ COM DÚVIDAS SOBRE A AÇÃO? NA PÁGINA #PraCegoVer tem algumas dicas de como descrever as imagens.

Segue abaixo algumas que retirei de lá:

A). Coloque a hashtag #PraCegoVer. B). Anuncie o tipo de imagem: fotografia, cartum, tirinha, ilustração... C). Comece a descrever da esquerda para a direita, de cima para baixo [a ordem natural de escrita e leitura ocidental] D). Informe as cores: Fotografia em tons de cinza, em tons de sépia, em branco e preto [se a foto for colorida, não precisa informar “fotografia colorida”, porque você vai dizer as cores dos elementos da foto na descrição e a indicação ficará redundante. Se você já vai dizer que a moça está de casaco vermelho, ao lado de flores amarelas, não preciso dizer que a foto é colorida]. E). Descreva todos os elementos de um determinado ponto da foto e só depois passo para o próximo ponto, criando uma sequência lógica. F). Descreva com períodos curtos [se puder falar com 3 palavras, não vou usar 5].

#PraCegoVer: Ilustração - plano de fundo degradê, na esquerda inicia com um cinza escuro até a metade onde torna-se branco. Óculos com uma lente preta na esquerda e outro com uma lente clara e um globo terrestre no meio. Em cima a da lente direita a #PraCegoVer (em preto) na parte inferior do óculos a frase "O Verdadeiro Cego é aquele que não enxerga o próximo".


Ilustração #Pracegover

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page