top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

TOUR RELIGIOSO EM FOZ DO IGUAÇU

Atualizado: 26 de mar. de 2023


Quando alguém diz que vai para Foz do Iguaçu você já pensa que ela visitará as Cataratas do Iguaçu, a Usina de Itaipu. Provavelmente, ela vai dar um pulo na Argentina e você também pede para ela trazer alguma coisa do Paraguai, certo? Mas, em Foz também é possível fazer uma espécie de "tour religioso", você sabia? Foz possui um Templo Budista e uma Mesquita. Se você tiver interesse em conhecer mais sobre o islamismo e o budismo vale a pena conhecer esses lugares.

Templo Budista Chen Tien

#Pracegover: Foto colorida. Entrada do Templo Budista, prédio branco com colunas vermelhas. Escrita em chinês na parte superior da porta. Na lateral árvores e vegetação

TEMPLO BUDISTA CHEN TIEN

O Templo Budista Chen Tien foi construído em 1996 por uma comunidade que desejava propagar o budismo no Brasil e pela América do Sul. O Chen Tien segue a vertente chinesa do budismo, portanto a arquitetura do templo é baseado nos palácios imperiais. O Templo é considerado um dos maiores do Brasil e da América Latina. Nos jardins existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado.


Estátuas de Buda

#Pracegover: Foto colorida. Pátio com várias estátuas amarelas posicionadas lado a lado, enfileiradas. Ao fundo algumas árvores e céu azul com algumas nuvens.

Existem estátuas de buda de todas as suas reencarnações. Entre elas destaca-se uma estátua de cerca de 7 m de altura de um buda dourado sentado.


Estátua de Buda gordo

#Pracegover: Foto colorida. Estátua de buda sentado, com um colar. Estátua na cor amarela. Na parte inferior plantas verdes.

Na lateral do templo tem uma grande estátua de um Buda Shakyamuni — Sidarta Gautama deitado, representando seu estado de Nirvana.


Estátua de buda deitado

#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano estátua dourada de Buda "Sidarta Gautama" deitado. Ao fundo fachada do Templo. Prédio branco com colunas vermelhas.

POR QUE VISITAR?

Obviamente, que suas prioridades em Foz do Iguaçu devem ser as Cataratas do Iguaçu e Itaipu. Porém, se você tiver um tempo a mais vale a pena conhecer. O Templo possui uma energia diferenciada, existe toda uma aura sobre o lugar que traz uma paz interior. Mesmo se você não for budista ou simpatizante é um espaço que te fará refletir sobre aspectos da vida. É um ambiente para renovar suas energias.


Parede com escritas

#Pracegover: Foto colorida. Parede com escritas.

Caso você seja budista é uma oportunidade de tirar um tempo na sua viagem para meditar. Caso você não seja, com certeza trará grandes ensinamentos e vontade de conhecer mais sobre o budismo.


Oração Namo Amituofo

#Pracegover: Foto colorida. Placa com oração "Na Mo A MI TUO FO" Escrito - Ao recita-lo vai eliminar nossas aflições e sofrimentos, e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia e outros benefícios. Lembre se! Sempre recite Namo Amituofo.

Além disso, a visita não deve demorar muito tempo, portanto você pode encaixar com outro ponto turístico da cidade. Recomendo fazer no mesmo dia que for visitar a Usina de Itaipu.

COMO CHEGAR?

O Templo fica localizado na Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99. A maneira mais fácil de chegar é de carro. O templo está no sentido da Usina de Itaipu, saindo do Centro de Foz do Iguaçu. Só jogar no GPS e seguir as placas. A região é bem sinalizada com indicações na direção do templo. Tem estacionamento gratuito. De ônibus, você precisará no no Terminal de Transporte Urbano (TTU) no Centro de Foz, pegar o ônibus 103, que passa a cada 40 minutos e leva uns 30 minutos pra chegar ao templo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

HORÁRIO: de terça a domingo das 9h30 às 16h30 PREÇO: ENTRADA GRATUITA

REGRAS: Existem algumas regras para visitação:

- Não é permitido tocar nas estátuas, tampouco subir nas plataformas,

- Não é permitido fotografar dentro do templo, espaço reservado apenas para orações,

- Não é permitido entrar com bicicletas, motos, patins e animais;

- Não é permitido consumir bebidas alcoólicas;

- Não é permitido fazer piqueniques pelos jardins;

ACESSIBILIDADE: O templo em boa parte tem rampas, mas em alguns pontos faltam dispositivos para garantir total acessibilidade a pessoas com deficiência com mobilidade reduzida. Faltam também dispositivos como piso tátil, etc.

TEMPO PARA VISITAÇÃO: Entre 45 min e 1h é suficiente para conhecer todo o lugar.

 

MESQUITA OMAR IBN AL-KHATAB

A comunidade árabe é muito presente em vários setores da cidade, sendo uma das maiores comunidades islâmicas do Brasil. A mesquita foi construída nos anos 80 pela comunidade islâmica de Foz do Iguaçu. A mesquita recebeu o nome do segundo dos califas muçulmanos (634-644), um dos mais poderosos e influentes governantes muçulmanos. O templo chama atenção de longe, devido a suas torres (minaretes) de 15 metros de altura.


Mesquita Omar Ibn al Khatab

#Pracegover: Foto colorida. Mesquita. Prédio branco, com uma cúpula no meio. 2 torres nas laterais. No meio escadaria.

O lugar é aberto a visitação, tanto na parte externa como interna, a todos que estejam interessados em conhecer um pouco mais da cultura islâmica. Porém, é de suma importância respeitar a cultura islâmica durante a visitação. Para entrar no templo é necessário estar de calça, ou saias longas. Além disso, as mulheres também devem cobrir seus cabelos.

O interior da mesquita é muito bonito, ornamentado com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados em tons de azul. Além disto, também grandes lustres, objetos de decoração e uma televisão com a transmissão de Meca ao vivo 24h por dia. As fotos são permitidas da parte interna apenas em alguns horários. Quando visitamos, infelizmente não era permitido tirar fotos.


#Pracegover: Foto colorida. Homem de pé na frente da porta do Templo. No topo do templo escritos em árabe.

Porém, fomos recepcionados por um senhor que respondeu algumas perguntas sobre o islamismo. Ao final da nossa conversa nos ofereceu, gratuitamente, alguns livros informativos sobre a cultura islâmica.

#Pracegover: Foto colorida. Livros. Na esquerda Livro "A mensagem do Islam e na direita "La Mujer en el islam"

POR QUE VISITAR?

Principalmente pelo choque cultural. É bem interessante observar desde a arquitetura da mesquita até o comportamento social das pessoas que frequentam o templo. É uma oportunidade de quebrar alguns paradigmas com relação a cultura islâmica e também compreender um pouco mais de uma cultura que é diferente da ocidental cristã que estamos acostumados.

Cabe um adendo, talvez, para as mulheres pode ser mais desconfortável a visita principalmente no que diz respeito a restrição das vestimentas.

MAIS INFORMAÇÕES:

ENDEREÇO: Rua Meca, 599 - Jardim Central.

HORÁRIO: Segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 / Sábado, das 9h às 11h30. Não é permitida visitação nos horários em que as orações são feitas. Durante esse período a Mesquita Muçulmana fica fechada ao público.

PREÇO: Entrada Gratuita.

ACESSIBILIDADE: A mesquita tem uma boa estrutura com relação a acessibilidade. Existem elevadores com rampas de acesso nas entradas. Além de outros dispositivos para garantir, como banheiros adaptados e etc.

TEMPO PARA VISITAÇÃO: 30 minutos é o suficiente para conhecer o lugar.


159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page