top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

SNORKELING NO RECIFE DE FORA

Atualizado: 26 de mar. de 2023


Porto Seguro é um destino muito procurado por jovens, tendo em vista que que a cidade baiana possui grandes complexos de lazer na praia como Toa a Toa e Axé Moi, além da Passarela do Álcool que fica no Centro da Cidade. A cidade baiana também conta com belas praias e belezas naturais. O Parque Marinho Recife de Fora é dessas atrações naturais que vale a pena conhecer.

Recife de fora

#Pracegover: Foto colorida do Recife de Fora. Mar, com algumas ondas. Ao fundo céu azul com nuvens.

  • PARQUE MARINHO RECIFE DE FORA

O Parque Marinho Recife de Fora é o terceiro maior centro de Biodiversidade do Brasil. O local está situado a 05 milhas náuticas da costa de Porto Seguro e possui uma área total de 17,5 km², dos quais, apenas 3% são utilizados para a visitação e o restante como área de preservação. O Recife de fora conta com uma fauna de moluscos, peixes coloridos, lulas, ouriços do mar, cavalos marinho. Além é claro da formação de corais.


Peixes - Recife de fora

#Pracegover: Foto colorida debaixo d'água. Foto de vários peixes e alguns corais ao fundo.

  • CONHECENDO O RECIFE DE FORA - O PASSEIO

Para chegar nos corais do Recife de Fora é preciso fazer um passeio de escuna de cerca de 45 min a 1h mar a dentro. Para aqueles que são sensíveis ao balanço do mar, podem ficar com enjoo. Portanto, evite consumir muito líquidos, especialmente bebidas alcoólicas antes da viagem. Os passeios saem no período da manhã, até o começo da tarde (saídas das 6h às 13h). A duração do tour é de cerca de 4h. Os passeios para o Recife de fora dependem da maré. Por isso, vale a pena consultar as agências locais quando marcar sua viagem para Porto Seguro para saber sobre as saídas do passeio.


Escuna no meio do mar

#Pracegover: Foto colorida. Uma Escuna em alto mar. Ao fundo céu azul com algumas nuvens.

Chegando no local, um bote leva os turistas até um ponto onde a água da pé. Ali um guia turístico local de uma ONG faz uma breve apresentação sobre o Parque Recife de Fora e a vida marinha local. Além disso, passa as instruções para o passeio.


Recife de fora.

#Pracegover: Foto colorida. Ao fundo na direita. Algumas escunas, com um bote na frente e algumas pessoas do lado

Logo em seguida ficamos livres para fazer o snorkeling pela parte delimitada pelo guia. A maior parte do espaço aberto a visitação não é tão profundo, portanto se você não souber nadar muito bem não tem problema, pois quase tudo da pé.


Snorkeling

#Pracegover: Foto colorida. Homem de shorts vermelho, com snorkeling nadando em água clara.

  • POR QUE FAZER O PASSEIO?

Na minha opinião, um dos passeios mais divertidos para fazer em Porto Seguro. Apesar de ter menor duração do que a maioria dos outros. Porém, tem uma variedade muito grande de animais marinhos, o lugar é muito bonito. O espaço para mergulho é muito grande. Então, diferente de outros lugares que tem mergulho/snorkeling, você pode nadar livremente, sem ficar esbarrando em outras pessoas. O guia te deixa a vontade, você faz o seu percurso, no seu tempo. Além disso, quem tem pouca experiência ou não sabe nadar direito é perfeito, pois o nível da água na maior parte da pé.

O QUE LEVAR?

  • Roupas de banho

  • Toalha

  • Protetor Solar

  • Sapatos fechados ou tênis e sandálias aquáticas*

  • Câmeras aprova d'água**

* Os sapatos tem pessoas em Porto Seguro que alugam, ou o próprio passeio fornece a parte. É necessário usar por conta dos corais.

* Os passeios tem fotógrafos que vendem álbum à parte no final. DICA: Essas capinhas de celular para tirar foto debaixo d'água não são tão úteis. A película gruda na tela do celular e dificulta o manuseio do aparelho.

IMPORTANTE:

  • Não toque nos corais e não leve nada do Parque Marinho Recife de Fora. O passeio é apenas de OBSERVAÇÃO. Sem levar "souvenirs".

  • Apesar de ser possível ficar de pé na zona de snorkeling. Evite o máximo andar, pois quanto maior o movimento no chão, menor a visibilidade.

PREÇO: Em média o passeio custa em torno de R$ 100,00. Mais a taxa de R$ 15,00 cobrada pela Prefeitura de Porto Seguro, cobrada já no porto, antes do embarque. Normalmente, este passeio tem incluso um almoço.

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page