top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

O QUE FAZER EM PORTO SEGURO?

Atualizado: 4 de mai. de 2023


Porto Seguro é um destino muito procurado por jovens, tendo em vista que que a cidade baiana possui grandes complexos de lazer na praia como Toa a Toa e Axé Moi, além da Passarela do Álcool que fica no Centro da Cidade. Porém, Porto Seguro também tem grandes atrativos históricos e culturais, além de belas praias. Para conhecer bem os atrativos turísticos recomendo uma estadia de 5 a 7 dias na região. Veja os principais atrativos de Porto Seguro:

Porto Seguro

#Pracegover: Foto colorida. Letreiro azul com o nome de Porto Seguro. Do lado direito do nome uma pena. Letreiro em cima de um gramado.

1 - CENTRO HISTÓRICO

A Cidade Histórica, Cidade Alta ou Centro Histórico de Porto Seguro é um Patrimônio Histórico Nacional e considerado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESO. O local possui prédios conservados do século XVI, lá encontra-se o Marco do Descobrimento, diversas Igrejas e a antiga Câmara e Cadeia da cidade. Nesta região também encontra-se artesanato, baianas com vestimentas típicas vendendo acarajé e outras comidas tradicionais. Sem dúvida é um ponto obrigatório na sua visita a Porto Seguro. É uma excelente oportunidade de se conectar um pouco mais com a história do Brasil.


Porto Seguro - Centro Histórico

#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano gramado. Na esquerda uma cruz de madeira, ao fundo uma igreja. Prédio bem simples com porta verde e uma janela na parte superior. Prédio branco. No canto direito um outro prédio de 2 andares branco com 8 janelas e uma porta no meio. Céu azul com algumas nuvens ao fundo.

2 - ROTA DO DESCOBRIMENTO

Para aqueles(as) que gostam de história e cultura, algumas agências oferecem outro passeio muito interessante, denominado "Rota do Descobrimento". Este tour basicamente passa por 2 pontos: o Memorial da Epopeia do Descobrimento e a Reserva da Jaqueira (post), uma reserva de índios Pataxós. Esse passeio é muito educativo, ótimo para fazer com crianças. É uma mescla de imersão cultural com uma aula de história ao ar livre.

Memorial da Epopeia do Descobrimento

#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano um mural de azulejo escrito "Memorial da Epopeia do Descobrimento", no meio de algumas plantas verdes e árvores. No canto direito da foto uma pequena torre com bandeiras lusitanas e no topo a bandeira do Brasil. Ao fundo céu com várias nuvens.


3 - ARRAIAL D'AJUDA

É um distrito de Porto Seguro. Do centro da cidade até Arraial D'Ajuda é necessário pegar uma balsa. Algumas agências locais também fazem o passeio até o distrito. A Rua do Mucugê é a mais famosa de Arraial, lá encontram-se bares e restaurantes, bem movimentada a noite. Além disso, o distrito possui belas praias e também é famoso pela grade de fitinhas atrás da Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda.

Arraial d'ajuda

#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano grade com várias fitas coloridas amaradas. Em segundo plano muito verde com algumas árvores e gramado. Ao fundo mar azul e céu azul com poucas nuvens.

4 - TRANCOSO

Outro distrito de Porto Seguro, Trancoso é conhecido pelo "Quadrado" onde está localizada a Igreja São João Batista, e ao fundo tem o mirante para o mar. O distrito possui belas praias e paisagens.

Trancoso - Porto Seguro

#Pracegover: Foto colorida. Rio em destaque no centro da foto. No canto esquerdo uma casa de madeira ao fundo e alguns coqueiros. Em primeiro plano um pequeno barco ancorado na encosta do rio. Ao fundo do outro lado da margem do rio várias árvores e alguns coqueiros ao fundo. Céu azul, sem nuvens.

5 - RECIFE DE FORA

O Parque Marinho Recife de Fora é o terceiro maior centro de Biodiversidade do Brasil. Para chegar nos corais é preciso fazer um passeio de escuna de cerca de 40 min mar a dentro. Lá é possível fazer snorkeling e ver uma variedade de animais marinhos. Os passeios para o Recife de fora dependem da maré.

Foto - Recife de fora

#Pracegover: Foto colorida debaixo d'água. Foto de vários peixes e alguns corais ao fundo.

Além destes lugares, Porto Seguro tem muitas opções de entretenimento como os complexos de lazer para aqueles que gostam baladas e música. Além disso, na região também tem lugares como a Vila de Santo André, onde foi a base da Seleção da Alemanha na Copa de 2014, a praia de Coroa Vermelha e a Praia do Espelho (localizada na comunidade de Caraíva) , considerada um das praias mais bonitas do Brasil.



89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page