MUSEU DE ARTE POPULAR: CULTURA MEXICANA

Atualizado: 14 de Mai de 2019

A Cidade do México é uma das cidades com muitos atrativos para visitação, especialmente museus. Existem museus para todos os gostos, entre os mais famosos estão: Museu Nacional de Antropologia, Museu Nacional de História, Museu Frida Kahlo e Museu Diego Rivera. Porém, existem várias outras opções muito interessantes para serem exploradas. Entre eles o Museu de Arte Popular (MAP). Se você tiver um tempo a mais pela Cidade do México vale muito a pena explora-lo. Veja porque!

#Pracegover: Foto colorida. Bandeira do México.
MUSEU DE ARTE POPULAR:
O Museu de Arte Popular busca promover e preservar parte dos artesanatos e arte popular de todas as partes do México. Localizado na região centro histórico da Cidade do México, em uma antiga casa de bombeiros, o museu possui uma coleção vasta com peças de diferentes tipos que incluem: têxteis, cerâmica, vidro, piñatas , alebrijes , móveis, quadros, entre outros artefatos. A coleção permanente contém peças de artesanato mais antigas e mais recentes das várias tradições que compõem a cultura mexicana. A coleta foi coletada através da generosidade de doadores individuais.

#Pracegover: Foto colorida. Pintura do Mapa do México com expressões culturais típicas em cada região. E peixes e animais marinhos no mar típicos da região.
ALEBRIJES
Se você já assistiu Coco, o filme de animação da Pixar já deve ter ouvido falar de alebrijes. Mas, se caso você não tenha visto deve estar se perguntando "o que é isso?" Alebrijes são coloridas esculturas de arte popular mexicana de criaturas fantásticas. Os primeiros alebrijes foram feitos pelo artista mexicano Pedro Linares, nascido na capital do México. Porém, existem algumas pessoas que afirmam que os alebrijes surgiram em Oaxaca, cidade onde diversos artesãos se especializaram na produção das criaturas.
O MAP possui uma coleção bem extensa com alebrijes de todos os tipos e tamanhos.
#Pracegover: Foto colorida. Vários alebrijes enfileirados. Em primeiro plano um alebrije em formato de cachorro, outro de cavalo marinho e um de peixe.

#Pracegover: Foto colorida. 2 alebrijes em formato de porco espinho. Um com corpo azul e espinhos amarelos e laranhas e outro com corpo vermelho com espinhos verdes e amarelos.

#Pracegover: Foto colorida. Alebrije em forma de arraia.

#Pracegover: Foto colorida. De um alebrije em formato de lagarto.
CAVEIRAS:
A Caveira Mexicana é um dos símbolos mais conhecidos da América Latina. Portanto, não poderia estar de fora da exposição. São várias peças de diversos tipos de materiais em formato de caveira

#Pracegover: Foto colorida. Escultura de Caveira cor de rosa. Com várias caveiras menores em cima penduradas.


#Pracegover: Foto colorida. Escultura de uma caveira tocando um violão com um chapéu mexicano e botas. Com um pé em cima de uma cadeira.
ÁRVORE DA VIDA:
Um outro elemento central do folclore mexicano é a "árvore da vida". O México é um país muito religioso, com grande maioria de católicos, elementos religiosas aparecem com frequência nas artes e cultura local. A árvore da vida é um desses elementos. Segundo a Bíblia, a Árvore da Vida é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim chamado Éden. No museu são várias representações de diversos tipos e tamanhos da árvore da vida.

#Pracegover: Foto colorida. Escultura de uma árvore da vida. Na parte superior 2 touros, atrás arvore com várias flores de diferentes tipos e cores.
POR QUE VISITAR?
Caso você não tenha a oportunidade de visitar o interior junto com a Cidade do México, é uma ótima maneira de você ver aqueles elementos folclóricos mexicanos que vemos em filmes. É um museu muito colorido e com peças muito peculiares. Algumas representações como alebrijes e árvores da vida vemos em outros museus também, porém no Museu de Arte Popular a variedade impressiona.
Porém, se você tiver 2 ou 3 dias na Cidade do México recomendo que foque em museus como Antropologia (que pode tranquilamente passar o dia nele), ou o Museu Nacional e visite o sitio arqueológico de Teotihuacan, ou outros pontos mais famosos na região do Zócalo/Centro Histórico. Se tiver alguns dias a mais, ou conseguir encaixar com algum outro passeio pela região central, com certeza vale a pena. Até porque é um museu barato e que em 2h você consegue ver tudo com tranquilidade.

#Pracegover: Foto colorida. Fusca em uma exposição com diversos desenhos de cores variadas.
COMO CHEGAR?
O Museu fica na rua Revillagigedo, 11 próximo ao Centro Histórico. Caso você esteja hospedado na região do Centro Histórico, você pode ir a pé. Apesar de ser uma região grande, como a cidade do México é muito cheia de atrativos, você vai se distrair com o movimento das ruas e chegará sem problemas. Caso esteja em outra região. A forma mais fácil é pelo metrô. A estação mais próxima é a Juarez (linha 3)
O QUE VER POR PERTO?
Como se encontra na região central da cidade tem muitas opções para explorar por perto. Como o Museu Mural Diego Rivera, o Palacio de Bellas Artes, Parque Alameda Central, Museu de Memória e Tolerância. E um pouco mais longe, a cerca de 1,5km está o Zócalo e outros atrativos como o Templo Mayor.

#Pracegover: Foto colorida. Imagem do mapa da região central da Cidade do México. Com destaque para o Museu de Arte Popular.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
  • PREÇO: $60.00 M.N. (R$ 11,65*). Aos domingos a entrada é GRATUITA. HORÁRIO: Terça-feira a domingo das 10h as 18h. Quarta-feira das 10h às 21h.

  • O acesso ao público é encerrado 30 min antes do fechamento do museu.

  • ACESSIBILIDADE: O museu conta com alguns equipamentos para garantir a acessibilidade, como por exemplo, elevadores e rampas. Porém, faltam ainda adaptações como pisos táteis, informações em braile, etc.

* De acordo com a cotação da data do post - 07/02/19

#México #AméricadoNorte #museus #cultura

CONHEÇA HUARAZ

O PARAÍSO NATURAL PERUANO

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan

ABRINDO A CABEÇA

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

DICAS DE VIAGEM, CULTURA, CURIOSIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS, HISTÓRIAS DE MOCHILÃO E MUITO MAIS