top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

FESTIVAIS POPULARES PARA VOCÊ CONHECER NO BRASIL

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Feiras, shows, eventos religiosos e festividades em geral são atrativos para os turistas. Muitas pessoas marcam suas férias e viagens justamente para a época de determinado evento. Pensando nisto, fizemos uma lista de 12 eventos, um para cada mês do ano, que são já tradicionais no calendário nacional.


(1) JANEIRO - Lavagem do Bonfim (Salvador - BA)

A tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O festejo começa às 10 da manhã, quando os participantes se concentram em frente à Igreja da Conceição da Praia para dar início a uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. O cortejo é comandado por baianas com trajes típicos - turbantes, saias engomadas, braceletes e colares - que carregam vasos com água de cheiro. Todos se vestem de branco, que á a cor de Oxalá, o deus Yoruba sincretizado com Senhor do Bonfim.

Este ano o evento acontecerá no dia 16 de janeiro e o tema será "Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção". A expectativa da organização e que atinja um público de 2 milhões de pessoas. Os participantes se concentrarão em frente à Igreja da Conceição da Praia, para dar início a uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. O percurso passará pelas ruas dos bairros Comércio, Calçada, Roma, Monte Serrat, Boa Viagem e Bonfim. 

Foto - Fonte: Prefeitura de Salvador

#Pracegover: Foto colorida. Em primeiro plano multidão de pessoas ao fundo igreja do Bonfim com céu azul com nuvens e um coqueiro na lateral esquerda. Foto -Fonte: Prefeitura de Salvador


(2) FEVEREIRO - Carnaval (Rio de Janeiro - RJ)

Bloquinhos, Escolas de Samba, fantasias, abadá, confete, serpentina e muita música esses são alguns dos componentes do carnaval brasileiro. A festa popular é muito forte em diversos lugares do país. Mas, aqui daremos o destaque para o Carnaval do Rio de Janeiro.

Além dos desfiles das tradicionais escolas de Samba na Marquês de Sapucaí, o carnaval carioca é repleto de blocos de carnaval para todos os gostos. Entre os mais tradicionais estão: Cordão da Bola Preta, Suvaco do Cristo, Simpatia é Quase Amor, Carmelitas, entre outros. Vale lembrar que os bloquinhos começam antes do feriado de Carnaval, às vezes já em Janeiro e continuam também alguns finais de semana após o feriado. O Feriado de Carnaval em 2020 cairá no dia 25 de Fevereiro.

#Pracegover: Foto colorida. Desfile na Marques de Sapucaí. Arquibancadas lotadas ao fundo no centro na passarela um carro alegorico bastante colorido em formato de barco.


(3) MARÇO - Festa das Colheitas (Caxias do Sul - RS)

Caxias do Sul é famosa pela tradicional Festa da Uva, que acontece a cada dois anos. Este ano, não haverá edição do evento. Porém, a cidade fará o Festa das Colheitas, que tem como foco a celebração das colheitas de outros cultivos, além da uva, bem como a valorização do produtor de Caxias do Sul e região da Serra Gaúcha. A Festa das Colheitas contará com bandas típicas italo-gaúchas, corais, grupos de danças folclóricas e espetáculos teatrais. O evento tem entrada franca e será realizado no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva. evento ocorrerá em três finais de semana no mês de março de 2020, nos dias dias 13, 14 e 15 | 20, 21 e 22 | 27, 28 e 29.

Saiba mais no site oficial da Festa das Colheitas.

#Pracegover: Imagem colorida. Banner do evento. Fundo em todos de laranja. No canto direito um homem segurando uma cesta cheia de frutas diversas . Do lado direito as informações de local, data e nome do evento (descritos já no texto acima).


(4) ABRIL - Paixão de Cristo (Brejo da Madre de Deus - PE)

No interior de Pernambuco, no distrito Fazenda Nova do munícipio Brejo da Madre de Deus é realizada a a popular encenação Paixão de Cristo de Nova Jerusalém desde 1967. Em 2020 o evento será realizado entre os dias 04 a 11 de abril. O espetáculo acontece em um teatro ao ar livre e as cenas acontecem em cenários diferentes. O público deve se descolar entre os cenários entre uma cena e outra. Inclusive, o teatro é considerado o maior do mundo. A cidade sede do evento fica próxima de Caruaru e a cerca de 2h30 a 3h de Recife.

Consulte o preço de ingressos e saiba mais informações no site oficial do evento.

#Pracegover: Imagem colorida. Cartaz com o elenco do evento de 2020. Da esquerda para direita. Edson Celulari (Herodes), Thaynara OG (Herodiades), Christine Fernandes (Maria), Caco Ciocler (Jesus), Juliana Knust(Madalena), Sergio Marone(Pilatos).


(5) MAIO - Virada Cultural de São Paulo (SP)

A Virada Cultural de São Paulo desde 2005 está presente no calendário da "Terra da Garoa". O evento acontece tradicionalmente em algum final de semana de maio, com 24 horas ininterruptas de eventos culturais, como espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de artes e história, exibição de filmes entre outras modalidades artísticas. A Virada Cultural de 2020 acontecerá nos dias 30 e 31 de Maio.

#pracegover: Foto colorida. Multidão de pessoas em primeiro plano, ao fundo palco da virada cultural. Foto: Túlio Vidal


(6) JUNHO - Festival de Parintins (AM)

Certamente, você já ouviu falar dos bois "Garantido" e "Caprichoso". As agremiações folclóricas são as protagonistas do Festival Folclórico de Paritins. As apresentações dos bois-bumbá começam na última sexta-feira do mês de junho indo até domingo acontecem no Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores. O festival é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2020 o evento acontecerá entre 26 e 28 de junho.

Garanta seu ingresso e saiba mais sobre o evento no site do Festival de Parintins.

#Pracegover: Imagem colorida. Banner do Festival Folclórico de Parinthins 2020. Desenho do lado esquerdo do Boi Caprichoso e do lado direito o Boi Garantido.


* BÔNUS - Festa Junina de Caruaru (PE)

As Festas Juninas fazem parte da Cultura brasileira. De norte a sul do Brasil, as cidades fazem diversas celebrações e eventos juninos. Destacamos aqui a Festa Junina de Caruaru, que entrou para o Guiness como a maior festa regional ao ar livre do mundo.

Os festejos se estendem por todo o mês de junho e atrai turistas do Brasil e do mundo. É uma típica festa de São João do Nordeste brasileiro, com atrações como: quadrilhas, fogos de artifício, fogueiras e comidas à base de milho.

#Pracegover: Imagem colorida. Banner da Festa Junina de Caruaru 2020. Na esquerda o desenho de um Balão do lado escrito CARUARU 2020 - O Maior e Melhor São João do Mundo. Do lado direito desenhos coloridas de uma mulher, de umas casas e frutas.


(7) JULHO - Festa Literária Internacional de Paraty (RJ)

Se você é um(a) amante dos livros, com certeza, você já ouviu falar da FLIP. A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) é um festival literário que foi lançado nem 2003 e realizado pela Associação Casa Azul. O evento conta com palestras, discussões, oficinas literárias e eventos paralelos para crianças (Flipinha) e jovens(Flipzona). A cada ano um(a) escritor(a) é homenageado pelo festival.

Entre os homenageados das edições anteriores estão: Guimarães Rosa, Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade. Em 2019 o homenageado foi Euclides da Cunha, e em 2020 a homenageada anunciada pela organização do evento foi a escritora americana Elizabeth Bishop. Esse ano o evento começará no dia 29 de julho e se estenderá até o dia 02 de agosto.

Saiba mais sobre a Flip

#Pracegover: Foto colorida. Foto de uma rua de Paraty. Rua de paralelepípedos. Nas laterais casas coloniais com paredes brancas. No lado esquerdo portas amarelas, na direita portas vermelhas e azuis.


(8) AGOSTO - Festival de Cinema de Gramado (RS)

O Festival de Cinema de Gramado fez os holofotes se voltarem para a simpática cidade da Serra Gaúcha . Ao longo de sua trajetória, o evento acompanhou todas as fases do cinema nacional, tornando-se pioneiro e referência na realização de eventos do gênero no Brasil. Além da celebração da produção brasileira e gaúcha, o evento ainda inclui em sua programação uma mostra competitiva de filmes ibero-americanos desde 1992. Ao longo dos dias do evento são exibidos diversos filmes de várias categorias. No dia da premiação são entregues os famosos "Kikitos", estatueta que os vencedores do festival recebem. Este ano o festival acontecerá entre os dias 14 e 22 de agosto.

#Pracegover: Foto colorida. Foto da fachada do Palácio dos Festivais de Gramado. Prédio de madeira, com 3 andares. Na frente do prédio algumas pessoas andando e carros passando na rua. Ao fundo céu azul.


(9) SETEMBRO - Expoflora (Holambra - SP)

Setembro é o mês que inicia a primavera, a estação das flores. Logo, o destaque vai para a Expoflora, a maior festa de flores da América Latina. O evento ocorre todos os anos, desde 1981, em setembro, na cidade de Holambra, interior de São Paulo. Além da exposição e venda de flores, a Expoflora conta também com mostra de paisagismo e culinária e apresentações de dança holandesa. Uma das principais atrações do evento é a "Chuva de Pétalas". Em 2020, o evento começará no 28 de agosto e vai até 27 de setembro, de sexta a domingo, das 9 às 19h.

Para já garantir seu ingresso e saber mais sobre o evento entre no site da Expoflora

#Pracegover: Foto colorida. Desfile de carro de flores. Vários buques de flores de cores diferentes decorando o carro. No centro manequins com roupas típicas holandesas e um pequeno Moinho de vento.


(10) OUTUBRO - Oktoberfest (Blumenau - SC)

Em outubro não tem nem como pensar em outro evento senão no Oktoberfest. O evento é considerada a maior festa de origem alemã do Brasil e segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da original festa em Munique. A festa tem uma tradição de mais de 30 anos. O evento arrasta leva milhares de pessoas até a cidade catarinense, ao longo dos dias do evento, são cerca de 500 mil pessoas que visitam o Parque Vila Germânica, local da Oktoberfest. Uma das principais atrações da festa é o Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro. Este ano o evento está programado para 07 à 25 de Outubro.

#Pracegover: Multidão vestida com trajes alemães


(11) NOVEMBRO - Romaria de Finados de Juazeiro do Norte (CE)

A Romaria de Finados de Juazeiro do Norte começa em 28 de outubro e encerra no dia 02 de novembro (dia de finados). Peregrinos de diversas localidades, que visam a prestar suas homenagens ao Padre Cícero e a Nossa Senhora das Dores visitam a cidade de Juazeiro nessa época. Pagadores de promessa e fiéis nesse período fazem visitações ao lugares como o túmulo do Padre Cícero no altar- mor da Capela do Socorro. As romarias de Juazeiro do Norte podem ser vistas no filme "O Caminho das Nuvens".

#Pracegover: Estátua de Padre cícero com várias pessoas ao redor.

( 12) DEZEMBRO - Natal Luz (Gramado - RS)

Novamente, Gramado aparece na nossa lista. A cidade da serra gaúcha é um dos grandes destinos turísticos do Brasil e em quase todas as épocas do ano tem eventos e festivais para atrair mais visitantes. O Natal Luz é uma série de eventos e atrações que acontecem por toda a cidade de Gramado. São desfiles, apresentações de corais, música, teatro, entre outras expressões culturais. A cidade inteira fica decorada e entra no clima natalino. A programação do Natal Luz, normalmente começa no fim de outubro, e se estende até o final de janeiro. Porém, vale a pena já procurar informações sobre o evento, hospedagem, pois a cidade fica lotada quase toda essa temporada.

#Pracegover: Foto colorida a noite. Foto de uma das avenidas principais de Gramado. Na rotatória uma árvore de natal e luzes de natal nos arcos da avenida.


*BÔNUS - FESTA DE IEMANJÁ

A Festa de Iemanjá é uma celebração tradicional do candomblé e da umbanda. A celebração acontece em diversas cidades litorâneas do Brasil, porém as datas do festejo variam de acordo com os estados. Na Bahia, por exemplo, acontece em fevereiro, já no litoral paulista em dezembro. Na baixada santista, a Praia Grande é a cidade que recebe o maior número de pessoas para a celebração que acontece em uma parte da orla da praia.

#Pracegover: Foto colorida. Na areia da praia algumas flores brancas em primeiro plano. Ao fundo algumas frutas em um prato e uma imagem de Iemanjá.


Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page