top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

VISITANDO O CASTELO DE EDIMBURGO

Atualizado: 13 de mar. de 2023


De qualquer ponto que você olhar, na cidade velha de Edimburgo (capital da Escócia), vai enxergar o imponente Castelo de Edimburgo (Edinburgh Castle). O lugar é mergulhado na história. O Castelo guarda as mais antigas jóias da coroa no Reino Unido, além da Pedra do Destino e muitos artefatos históricos. Você pode fazer visitas guiadas e ver os artistas vestidos trazer a vida ao castelo. Então, vem comigo! Vamos conhecer o Castelo de Edimburgo!


Castelo de Edimburgo
#Pracegover: Foto de uma colina verde, cheia de árvores com folhas secas. No topo do morro Um Castelo. Céu bem cinza com apenas um facho de luz solar bem em cima do Castelo.

A CIDADE

Edimburgo é a segunda cidade mais visitada do Reino Unido. A cidade é considerada uma das capitais mais bonitas da Europa. A história, arquitetura, cultura e os parques chamam atenção na cidade. Edimburgo é pequena e charmosa que foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, em meados dos anos 90. A área central da capital escocesa é dividida em duas partes importantes: Old Town (cidade velha) e New Town (cidade nova).

As duas regiões são bem contrastantes. A New Town é marcada pelo estilo neoclássico das construções, a região se desenvolveu a partir do século XVIII. Caminhar pela Old Town, é como voltar no tempo no período medieval. A Old Town conserva as vias e estruturas dos prédios deste período.

O CASTELO

O Castelo de Edimburgo (Edinburgh Castle) é uma antiga fortaleza que domina a silhueta da cidade de Edimburgo. Construído no topo de um rocha de formação vulcânica chamada de Castle Rock, está localizado no extremo oeste da Royal Mille, principal rua da cidade velha. O Castelo foi construído neste ponto, devido ao posicionamento estratégico que garante vantagens defensivas, em caso de possíveis invasões.

A História sobre o Castelo tem várias lacunas e informações não tão precisas. Há relatos que as primeiras ocupações no local rementem a meados do século II. O local teria sido conquistado, destruído, reconstruído e modificado ao longo da história. O Castelo serviu de moradia dos primeiros reis e rainhas escocesas, além de ter servido como prisão e base militar. O local ocupou um papel relevante na história do Reino Unido. Além disso, há quem diga que o Castelo de Edimburgo, também inspirou a escritora J.K. Rowling a escrever a saga de Harry Potter. Tendo, em vista que a autora se inspirou em vários outros pontos da cidade em que ela morou nos anos 90.


Fachada Castelo de Edimburgo (Edinburgh Castle) foto 2011
#Pracegover: Foto. Fachada do Castelo de Edimburgo. Ao lado algumas máquinas paradas e uma grande. Ao fundo Castelo. Visível o portão de entrada e algumas partes do Castelo. Algumas poucas pessoas na frente andando em direção ao local.
 
O QUE VER NO CASTELO?

  • One O' clock Gun

Todas as tardes, exceto aos domingos, precisamente a 13h, um canhão "One O'Clock Gun" é disparado. Este é um evento tradicional e acontece desde 1861, quando a arma foi instalada. No início o disparo servia como um sinal horário para os navios atracados no fiorde do Rio Forth. O barulho da arma podia ser facilmente ouvida pelos navios que se encontravam a 3,2km de distância.

A arma original era um canhão de 18 libras de carregar pela boca, que precisava de quatro homens para ser carregada e era disparada. De acordo, com pesquisas o atual One O'Clock Gun opera desde o final de 2001. O canhão está na face norte do castelo. Outros canhões e armas são facilmente encontradas pelo castelo. Veja abaixo o vídeo da Historic Environment Scotland do disparado do "One O'Clock Gun".


 

MUSEUS

Dentro das dependências do Castelo também possui Museus. Entre eles estão:

  • National War Museum:

O Museu da Guerra Nacional da Escócia está alojado em um antigo armazém para munições. Foi construído nos anos 1700 e mais tarde foi usado como um hospital militar. O museu abriu em 1933 e agora é administrado pelo National Museums Scotland. A grande e fascinante coleção inclui muitos artefatos utilizados pelas forças escocesas ao longo dos séculos, além de pinturas, incluindo a famosa "Linha vermelha fina" de Robert Gibb e uma biblioteca de pesquisa.

  • The Royal Regimental Scots Museum:

O museu contada a história da Guarda Real Escocesa em ordem cronológica em painéis de parede pictóricos apoiados por mapas, vitrines, quadros e dioramas. A coleção da medalha é muito grande para ser exibida abertamente e, portanto, apenas uma seleção está em exibição. Também são vistos armas, fotos, coleções de prata, conjuntos de bateria e cores antigas. Outras características interessantes do Museu são as descrições da vida contemporânea no Exército e os painéis aéreos que mostram importantes eventos nacionais e mundiais do período relevante.

#Pracegover Homem de pé parado no centro da foto, com blusa e gorro. Do lado esquerdo um estátua com roupa de escocês e gaita de fole. Na parede de fundo uma placa escrita "The Royal Scots Dragon Guards - Regimental Museum

 
  • SCOTTISH WAR MEMORIAL

O memorial possui escultura e vitrais fornecem representações em movimento de cenas da Primeira Guerra Mundial. O memorial ocupa o local da igreja de Santa Maria, que se tornou uma loja de munições na década de 1530 e demolida em 1755.

  • THE GREAT HALL

O Grande Salão foi concluído em 1511 para James IV e fica no coração do castelo. Seu magnífico telhado de madeira é um dos mais notáveis ​​da Grã-Bretanha. Os raios gigantes descansam sobre pedras gravadas com cabeças e símbolos importantes como o cardo - um emblema da Escócia. Neste espaço tem armaduras e espadas penduradas na parede.


The Great Hall Edimburgo Castelo - Edinburgh Castle
#Pracegover: Foto colorida. Uma lareira no centro. Do lado paredes de madeira com pedaços de armadura fazendo a decoração. Na parte de cima da lareira várias lanças e espadas lado a lado fazendo parte da decoração. Foto: Leonardo Spagiani Paduan

  • ROYAL PALACE

O Royal Palace preserva os antigos aposentos utilizados pela Família Real. Foi na chamada Câmara de Nascimento que Maria, Rainha dos Escoceses, deu à luz ao Rei Jaime VI, no ano de 1566. Nessa parte da edificação também estão as chamadas Honras da Escócia, as mais antigas jóias da coroa escocesa nas Ilhas Britânicas. Neste espaço está também encontra-se a famosa Pedra do Destino, simbolo mais antigo da realeza escocesa.


Parte interna Castelo de Edimburgo
#Pracegover ver. Foto da Parede de quarto do Royal Palace. Parede Branca a frente com o simbolo da realeza escocesa. Abaixo escrito em latim "iacobvs primvs britanniae franciae et hyberniae rex"

  • ST. MARGARET CHAPEL

A Capela foi construído por volta de 1130 por David I e dedicado a sua mãe, a rainha Margaret, que era membro da família real inglesa que fugiu da invasão normanda e se casou com Malcolm III. Rejeitado por ter realizado muitos atos de caridade, ela foi canonizada pelo Papa Inocente IV em 1250.

Outros pontos a serem explorados:

PRISÕES: Durante séculos, o castelo foi utilizado como prisão. Na época medieval, os criminosos comuns eram jogados nos calabouços do castelo. Justamente, no acesso aos calabouços tem uma exibição que mostra como era a vida dos prisioneiros no castelo no final do século XVIII.


Prisões Castelo de Edimburgo
#Pracegover: Foto de um corredor no fundo um quarto com beliches e algumas peças de roupa estendida. Na parede do fundo uma lareira e uma janela a cima com cortinas. Na parte da frente o corredor com paredes de pedras brancas. Representação de um quarto/cela de prisão antiga.

  • CEMITÉRIO DE CACHORROS: Existe um pequeno espaço onde pode ver a sepultura dos cachorros dos soldados do castelo.


Cemitério de cachorros no Castelo de Edimburgo
#Pracegover: Foto. Vista de cima, gramado com algumas sepulturas de cães. (Cemitério de Cachorros dos Soldados). Num piso abaixo corredores e muros do castelo. Mais abaixo grama do morro onde encontra-se o castelo. Foto: Leonardo S. Paduan

Além disso, não deixe de olhar para fora das dependências do Castelo, afinal ele está em cima de um morro e possui uma visão privilegiada de Edimburgo.


Vista do Castelo para a cidade de Edimburgo
#Pracegover: Vista do Castelo da Cidade de Edimburgo. Em primeiro plano um parque com bastante area verde e algumas árvores com folhas secas. Ao fundo a cidade de Edimburgo, os primeiros prédios é possível notar uma arquitetura bem antiga. Ao fundo céu meio acinzentado cheio de nuvens. Foto: Leonardo S. Paduan
 

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • HORÁRIO: O Castelo aberta diariamente, às 9h30. O encerramento das atividades no Castelo varia de acordo com a temporada. No Verão: Fecha às 18h. Porém, só pode entrar até às 17h. Já no Inverno, fecha uma hora mais cedo, às 17h. Lembrando que deve entrar até às 16h. O Castelo é fechado no Natal (25 e 26 de dezembro) e no dia 1 de janeiro ele funciona em horário diferente, das 11h às 17h.

* Recomenda-se que você destine pelo menos 2h para conhecer tranquilamente os principais pontos do Castelo.

  • PREÇO: (Atualizado em março de 2023)

Adulto (16 - 59 anos) £18.00 (libras)

Crianças* (5 - 15 anos) £11 (libras)

Idosos: (60 anos ou mais) £14.50. (libras)

* Crianças com menos de 5 anos de idade: GRATUITO. Crianças devem ser sempre acompanhada por adultos.

** Se você não tiver apertado de grana pode fazer um tour com guia, ou alugar áudio guia por £3.50 para adultos, £1.50 para crianças e£2.50 para idosos. NÃO TEM ÁUDIO EM PORTUGUÊS. Mas, eles estão disponíveis em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, russo e mandarim.

  • INGRESSOS: Pode ser comprados diretora na bilheteria ou também pode ser comprados pela internet. Neste link (clique aqui).


  • ACESSIBILIDADE: Apesar de ser uma construção antiga, muitas partes do Castelos são acessíveis com rampas e cuidados para atender as pessoas com deficiência. Todavia, existem algumas partes que não estão completamente adaptadas para receber, por exemplo, pessoas em cadeiras de rodas como os espaços: Queen Mary's Room (Palácio Real), Sala de jantar do rei (Palácio Real),Capela de São Margaret e a Exposição Crown Jewels, além das prisões militares. Algumas adaptações ainda são necessárias no lugar. No Castelo também tem livros guias em braile para pessoas com deficiência visual. Inclusive, são permitidos também cães guias no local. O Próprio site tem uma página chamada "Acess for all" (acesso para todos) que fala sobre acessibilidade.

***IMPORTANTE: lembrar que o Castelo por ser muito antigo e ter peças com vários séculos, muitas vezes, tem pedaços que estão fechados para reformas. Por isto, antes de planejar sua viagem para Edimburgo, vale a pesquisar para não encontrar justo o que você mais queria ver fechado.

Mais informações: Entre no site do Castelo de Edimburgo


344 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page