top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

BRASÍLIA: 5 LUGARES PARA VISITAR NO EIXO MONUMENTAL

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Brasília, apesar de ser a Capital Nacional, ainda não é um destino turístico muito procurado. A cidade apesar de ter uma grande extensão territorial tem a maioria dos seus atrativos concentrados no Eixo Monumental, o que facilita a visitação da maioria dos pontos de interesse na capital. Vamos fazer um pequeno tour pelo Eixo Monumental de Brasília?


Congresso Nacional

#Pracegover: Foto colorida. Foto da lateral do Congresso Nacional. Em primeiro plano uma grande Cúpula atrás 2 prédios grandes. Fundo céu azul cheio de nuvens.

EIXO MONUMENTAL - O QUE É? Brasília é uma cidade planejada. O projeto urbanístico do Distrito Federal ficou popularmente conhecido como "Projeto Piloto", no qual no "corpo do avião" (veja foto da maquete abaixo) concentram-se os principais prédios administrativos do país. O Eixo Monumental (ou Eixão Monumental) é uma avenida que se localiza justamente no "corpo do avião". O Eixo estende-se por dezesseis quilômetros, fazendo a ligação entre a Rodoferroviária de Brasília (a oeste) e a Praça dos Três Poderes (a leste). Vamos ver 5 lugares para visitar no Eixão.


#Pracegover: Foto colorida. Maquete do Plano Piloto de Brasília.

1 - PRAÇA DOS 3 PODERES

A Praça dos Três Poderes é um dos lugares mais icônicos do país. O amplo espaço aberto fica bem no meio dos 3 prédios dos órgãos máximos dos 3 poderes da República: Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional), Judiciário (Supremo Tribunal Federal - STF). Todos os prédios concebidos pelo arquiteto Oscar Niemeyer em conjunto com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo.


Praça dos 3 poderes (foto panorâmica)

#Pracegover Foto colorida e panorâmica. Praça dos Três Poderes. Na esquerda ao fundo o Palácio do Planalto. Mais ao centro o Mastro com a Bandeira Nacional e o prédio do Panteão Nacional. Na extrema direita o Prédio do STF.

Além disso, na Praça dos 3 poderes também podemos ver outros pontos importantes de Brasília como o Pavilhão Nacional (Bandeira Nacional), o Panteão Nacional Tancredo Neves, o Museu da cidade, a Pira da Pátria e o Marco Brasília. Também encontram-se no local inclui duas esculturas muito famosas. A "Justiça" na frente do STF e "Os Guerreiros", popularmente conhecido como "Candangos", considerado um símbolo de Brasília. Vale ressaltar que a Praça não possui árvores nem qualquer outro elemento que proporcione sombra e o sol da capital castiga bastante os turistas. Por isso, a dica é leve óculos escuros, um boné e USE FILTRO SOLAR.


#Pracegover: Foto colorida. No canto direito escultura "Candangos". Dois homens grandes de metal. Ao fundo bandeira Nacional e céu azul com algumas nuvens.

2 - CATEDRAL METROPOLITANA DE BRASÍLIA A Catedral de Brasília, oficialmente a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, dedicada à Virgem Maria Concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. A arquitetura é realmente muito diferente e chama a atenção. Os visitantes entram na catedral através de um túnel escuro e emergem em um espaço brilhante com um telhado de vidro.


Catedral de Brasília

#Pracegover: Foto colorida. Lado externo da Catedral Metropolitana. Ao centro da foto prédio da Catedral. Paredes todas de vitrais num formato hiperbloide.

Na parte interior, os vitrais e os anjos suspensos chamam bastante a atenção. Agora o grande segredo da Catedral é a sua acústica. As paredes possuem vibração acústica, o que dispensa microfone na celebração de missas, podendo ser ouvidas com perfeição em qualquer ponto, sem precisar falar mais alto. EXPERIMENTE: falar baixinho no canto da parede, e peça para outra pessoa ficar do outro lado. Ela irá conseguir ouvir perfeitamente tudo se ficar próxima a parede. Vocês podem conversar tranquilamente como se estivessem lado a lado. Mas, lembre-se que você está numa IGREJA, então respeito e cuidado com as palavras que vai proferir lá dentro neste teste.


Interior da Catedral Metropolitana

#Pracegover: Foto colorida. Parte interna da Catedral. Ao centro altar da Igreja. Na parte superior algumas esculturas de anjos suspenso e vitrais com cores azul, branca e verde.

3 - MUSEU NACIONAL

Do lado da Catedral temos o Museu Nacional Honestino Guimarães, o prédio possui uma fórmula de cúpula com uma rampa ao redor. Também é uma obra desenhada por Oscar Niemeyer. O espaço é utilizado para exposições itinerantes de diversos artistas renomados e temas considerados pela curadoria do museu como relevantes para a sociedade. Além de também ser palco de palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes.


Museu Nacional

#Pracegover: Foto colorida. Lateral do Prédio do Museu Nacional.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

  • HORÁRIO: De terça a domingo das 9h às 18h30

  • ENTRADA GRATUITA

  • ACESSIBILIDADE: banheiros, elevadores e sinalização das salas em braile. A praça do Conjunto Cultural tem piso tátil.


4 - TORRE DE TV

A Torre de TV de Brasília é um dos poucos prédios da cidade não projetados por Oscar Niemeyer. Inaugurada em 1967 para receber as antenas de emissoras de rádio e televisão é a quarta estrutura mais alta do Brasil. A torre possui na sua estrutura um mezanino e um mirante que são abertos a visitação. Dali se tem uma vista panorâmica do Eixo Monumental. Na região da torre também tem a Feira de Artesanato que acontece de terça a quinta-feira, das 9 às 17 horas, e de sexta-feira a domingo, das 9 às 18 horas. Além disso, na frente tem um show de águas coloridas na Fonte Luminosa. A atração acontece de terça a sexta-feira: 12h e 18h (30 minutos de duração) Sábado, domingo e feriados: 10h, 12h, 17h, 18h e 19h (30 minutos de duração).


Torre de TV - Brasília

#Pracegover: Foto colorida. Em destaque ao centro da foto Torre de Tv de Brasilia. Ao fundo céu azul com algumas nuvens.

5- MEMORIAL JK

O Memorial JK é um museu localizado na parte mais a oeste do Eixão, feito em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK). No espaço tem o mausoléu JK, onde encontram-se os seus restos mortais, além de diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto do ex-presidente como de sua esposa Sarah. É um espaço que conta com exposição interativa. A visitação é muito interessante e traz muitas informações de um período histórico do Brasil.


#Pracegover: Foto colorida. Prédio do Memorial JK. Na frente do Prédio uma torre no topo com uma estátua do JK. Ao fundo céu com muitas nuvens.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

  • HORÁRIO DE VISITAÇÃO: Terça a Domingo, de 9h às 18h.

  • PREÇO: Inteira R$ 10,00 e meia-entrada para estudantes e idosos.

  • ACESSIBILIDADE: O Memorial possui uma boa estrutura para atender pessoas com deficiência. O local conta com rampas de acesso, banheiros adaptados e um elevador interno para o 2° piso. Além de informações em braile.

O Eixão ainda possui outros lugares interessantes para a visitação como: Palácio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), Museu Indígena, Estádio Nacional Mané Garrincha, Parque da Cidade (da música Eduardo e Mônica do Legião Urbana), prédios do Ministérios, entre outros.


672 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page