OS MUSEUS DA PRAÇA DA LIBERDADE EM BH


No coração de Belo Horizonte encontra-se a Praça da Liberdade, que ao seu redor foi formada o Circuito Cultural da Liberdade, inaugurada em 2010, um conjunto integrado de espaços culturais em formação e estabelecidos a partir de parcerias público-privadas. Ao todo são 16 instituições, dentre museus, centros de cultura e de formação, de diferentes aspectos do universo cultural e artístico. Todas os espaços são muito próximo, como pode ver no mapa:


#Pracegover: Imagem colorida. Mapa da região do Circuito Cultural da Liberdade, com marcações dos espaços culturais.

Fazem parte do Circuito Cultural da Liberdade: o Espaço do Conhecimento UFMG; MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal; Memorial Minas Gerais Vale; Centro de Arte Popular – Cemig; BDMG Cultural; Academia Mineira de Letras; Museu Mineiro; Arquivo Público Mineiro; Centro Cultural Banco do Brasil; Horizonte Sebrae - Casa da Economia Criativa; Cefar Liberdade; Casa Fiat de Cultura; Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais; Hub Minas Digital.

Neste post vamos focar nos 4 museus que ficam ao redor da Praça da Liberdade, o Centro Cultural do Banco do Brasil; Museu de Minas e do Metal, Memorial de Minas e o Espaço do Conhecimento UFMG.

1 - CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL (CCBB)

CCBB Belo Horizonte é um espaço multicultural. Com exposições e salas destinadas a diversas áreas como: artes plásticas, artes cênicas, música. etc. O CCBB possui uma programação regular e diversificada, com exposições temporárias; teatro com capacidade para 300 lugares; espaços para atividade audiovisual, música, dança, teatro e espaços multiuso para debates, conferências, oficinas, palestras e atividades interativas e educacionais; espaços de convivência, lazer e alimentação, além de loja para comercialização de produtos culturais.


#Pracegover: Foto colorida. Instalação artística feita de cartas. Várias cartas empilhadas, ao lado de uma mesa.

2 - MUSEU DE MINAS E DO METAL

Instalado no prédio da antiga Secretaria de Educação, o museu abriga acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas. O museu explora de forma interativa e com bastante tecnologia o universo das rochas, os processos de transformação dos minérios e a importância deles para a vida humana e o desenvolvimento social, econômico e cultural.


#Pracegover: Foto colorida. Fachada do Prédio do Museus de Minas e Metal. Prédio na cor salmão com detalhes nas pilastras em branco. Na frente algumas árvores.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça a domingo das 12h às 18h (Toda última terça-feira do mês,das 12h às 17h0 e Quinta-feira das 12h às 22h)

  • ENTRADA GRATUITA.

  • TEMPO PARA VISITAR? 1h a 1h30 para ver o acervo.

  • ACESSIBILIDADE: O Museu possui banheiros adaptados, elevadores, rampas, cadeiras de rodas

  • VISITA VIRTUAL. No site tem um espaço para fazer uma visita virtual.

3 - MEMORIAL DE MINAS

Aberto em 2010, o prédio que abriga o Memorial Vale era a sede da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais. O Memorial traz em suas exposições as tradições mineiras contadas de forma original e interativa. Mesclando cenários reais e virtuais cria-se experiências e sensações que nos teleportam para do século XVIII ao século XXI.o


#Pracegover: Foto colorida: Fachada do Prédio do Memorial de Minas. Prédio na cor amarela. Com detalhes nas portas e janelas na cor branca. Prédio de 3 andares.

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terças, quartas, sextas-feiras e sábados: das 10h às 17h30, com permanência até 18h Quintas: das 10h às 21h30, com permanência até 22h Domingos: das 10h às 15h30, com permanência até 16h. *Atualmente, o Museu encontra-se fechado tendo em vista que a administração do espaço é da Vale, e a empresa está focada na reparação dos danos causados em Brumadinho.

  • ENTRADA GRATUITA.

  • TEMPO PARA VISITAR? 1h30 a 2h para ver o acervo.

  • ACESSIBILIDADE: O Museu possui banheiros adaptados, elevadores, rampas, cadeiras de rodas

4 - ESPAÇO DO CONHECIMENTO - UFMG

É um espaço cultural diferenciado, que conjuga cultura, ciência e arte simultaneamente. São cinco andares com várias exposições reúnem passado, presente e futuro, contando a origem da vida e do homem e as consequências do relacionamento humano para o planeta.


#Pracegover: Foto colorida. Fóssil de um animal quadrupide

PLANETÁRIO:

Além das exposições, o Espaço do Conhecimento possui um Planetário, no quinto andar, com sessões regulares todos os dias. Se você tiver um tempo a mais pode passar um tempo para ver a apresentação das sessões variam de 15min até 40min. Algumas das sessões são comentadas. No dia, por exemplo nós vimos a apresentação da Lua e o Zodiaco. O espaço possibilita uma visão de 180º x 360º, numa espécie de cinema imersivo. O Planetário tem cadeiras reclináveis e sala climatizada, e uma capacidade para 65 pessoas.


#Pracegover: Foto colorida do planetário. Céu projetado com a costelação de escorpião em destaque, ao lado um equipamento de projeção. Foto: Espaço do Conhecimento UFMG

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça a domingo das 10h às 17h (Sábado as 10h às 21h)

  • PREÇO: Exposições e Terraço Astronômico: gratuitos. Planetário: R$6,00 (inteira)

  • TEMPO PARA VISITAR? 1h30 a 2h para ver o acervo.

  • ACESSIBILIDADE: Como parte da política de acessibilidade, o museu disponibiliza um tablet com conteúdo em Libras que guia visitantes com deficiências auditivas pelas exposições.

COMO CHEGAR NOS MUSEUS?

Como os museus estão próximos, a informação vale para todos. Caso esteja hospedado pelos bairros da Boa Viagem; Lourdes; Savassi, Funcionários, ou até no Centro é possível ir a pé até os museus. Senão, os seguintes ônibus passam pela região: 2101, 2103, 2104, 2152, 4032, 4034, 4106, 4111, 5031, 5101, 5102, 5106, 8001A, 8102, 8106, 8107, 8108, 9103, 9105, 9106, SC02B, SE01, ST01

#MinasGerais #Sudeste #museus #Brasil

CONHEÇA HUARAZ

O PARAÍSO NATURAL PERUANO

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan

ABRINDO A CABEÇA

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

DICAS DE VIAGEM, CULTURA, CURIOSIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS, HISTÓRIAS DE MOCHILÃO E MUITO MAIS