AS CATARATAS DO IGUAÇU - O LADO BRASILEIRO


As Cataratas do Iguaçu estão no topo da Bucket list de várias pessoas, devido a sua magnitude e beleza natural. As Cataratas exuberantes foram escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo. Milhões de turistas de todo o mundo visitam o Parque Nacional do Iguaçu durante o ano inteiro. É muito comum encontrar por Foz do Iguaçu pessoas de todas as partes do mundo. As Cataratas são formadas pelas águas do rio Iguaçú, que significa água grande em tupi-guarani (Y -“água“, “rio“ e guasu ou guaçu -“grande“), percorre, no sentido leste-oeste, 1320 km até sua foz, na cidade de Foz do Iguaçu, fazendo fronteira com o Paraguai e Argentina. A origem das Cataratas data de cerca de 150 milhões de anos atrás. A vazão média anual do rio Iguaçu, na área das Cataratas do Iguaçu é de 1.413m/s, porém, apresenta no mês de maior caudal, em outubro, um volume d'água em torno de 2.506m/s, em abril, o mês de menor caudal, 1.326 m/s.


Cataratas do Iguaçu - Foto panoramica

#PracegoVer: Foto panorâmica das Cataratas do Iguaçu com um arco íris

LENDA INDÍGENA

Conta-se que os índios Caigangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M'Boy, um deus que tinha a forma de serpente e era filho de Tupã. Diz a lenda indígena que o Mboy, planejava se casar com uma bela índia chamada Naipi. Para o azar do deus, no dia do casamento Naipi fugiu com seu amado Tarobá, um jovem guerreiro, em uma canoa. Com raiva, o deus penetrou as entranhas da terra e, retorcendo o seu corpo, produziu uma enorme fenda, onde se formou a gigantesca catarata. Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas. Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio. Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta sob a Garganta do Diabo (principal queda das Cataratas).

O PARQUE NACIONAL

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado, em 1939, por Getúlio Vargas. Ao todo o local possui 185 mil hectares, sendo hoje a maior área do Brasil destinada à preservação da mata atlântica. As cataratas compreende 275 saltos, entretanto, o número das quedas é variável de 150 a 300, dependendo da vazão do rio. As quedas d’água chegam até 80 metros de altura. Parque Nacional do Iguaçu, recebeu em 1.986, da UNESCO o título de Patrimônio Natural da Humanidade. O Parque Nacional do Iguaçu é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo. O PASSEIO:

O tour começa no Centro de Recepção de Visitantes no Parque Nacional do Iguaçu. Em seguida, os turistas embarcam em um moderno ônibus panorâmico, e começa a visitação ao Parque. Os visitantes tem algumas opções de parada em algumas trilhas.

TRILHA DO POÇO PRETO