10 PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS NACIONAIS PARA VOCÊ CONHECER


No dia 17 de agosto é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) no ano de 1998. A data foi escolhida por marcar o centenário do nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do IPHAN e grande defensor do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Neste dia, diversas cidades e estado promovem ações para celebrar o patrimônio cultural do país.

Por isso, vamos fazer uma pequena lista de 10 lugares que já foram tombados pelo IPHAN. Vale lembrar que o Instituto possui a tutela de mais de 45 mil bens imóveis tombados, inseridos em 86 conjuntos urbanos tombados. O Instituto tem ainda tombados um sítio paleontológico, 77 conjuntos arquitetônicos, 33 conjuntos rurais, 449 edificações, 393 edificações e seus acervos, 13 jardins e parques históricos, um quilombo, 30 ruínas, cinco sítios arqueológicos, nove terreiros, 24 patrimônios naturais, 29 acervos, 63 bens móveis e integrados e 45 equipamentos urbanos.

1 - Igreja Nossa Senhora das Dores (Porto Alegre - RS)

Porto Alegre possui vários locais tombados, entre eles podemos citar: Solar dos Câmara, Antiga Sede dos Correios e Telégrafos, Portão Central e armazéns laterais do Cais do Porto e Palacete Argentina. Mas, o primeiro tombamento da capital gaúcha pelo Iphan, ocorreu em 1938, com a proteção da Igreja de Nossa Senhora das Dores. Localizada em uma das principais vias de Porto Alegre, à Rua dos Andradas, é a mais antiga igreja da cidade ainda de pé.

O plano da fachada foi modificado quando ainda estava em obras, fazendo sua construção se arrastar por muito tempo. O prédio é considerado de um estilo de arquitetura eclética. Seu interior é decorado no estilo Barroco com elementos neoclássicos.


#Pracegover: Foto da fachada da Igreja Nossa Senhora das Dores. Igreja Branca no topo de uma escada. Na parte inferior estacionamento com vários carros parados na diagonal.

2 - Arcos da Lapa (Rio de Janeiro - RJ)

O Rio de Janeiro (cidade e estado) tem uma importância gigantesca na formação do Brasil. Sendo assim, o RJ possui um total de mais de 230 bens culturais tombados. Na própria capital são vários os exemplos, entre eles podemos citar alguns como: Maracanã, Igreja da Candelária, Forte de Copacabana, Paço Imperial, Corcovado, Complexo do Pão de Açúcar, Jardim Botânico, além dos Arcos da Lapa (Aqueduto Carioca).

Os Arcos da Lapa foram construídos no período de 1719 a 1725, no período foi considerada a maior obra arquitetônica no país daquela época. O aqueduto tinha a função de transportar a água das nascentes do rio da Carioca, ao longo das encostas da serra de Santa Teresa, até o Largo da Carioca. Posteriormente, os arcos passaram a ser utilizados como viaduto para os bondes do bairro de Santa Teresa.


#Pracegover: Foto Arcos da Lapa.

3 - Centro de Turismo de Natal (RN)

O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade de Natal, foi tombado pelo Iphan, em 2010, e engloba a Cidade Alta e parte do Bairro da Ribeira. O Forte dos Reis Magos, é o monumento histórico mais importante de Natal e marco inicial da história da cidade. Porém, atualmente, a região não é muito recomendável a visitação, devido ao alto índice de ocorrências de assaltos. Outro, monumento tombado pelo Iphan é o Centro de Turismo.

O lugar é famoso pelos artesanatos e pela realização do forró com turista. O prédio fica no alto de uma colina e possui uma bela vista de Natal. Tem poucas informações sobre a construção do lugar. O Centro já foi um orfanato e também a Casa de Cadeia da cidade.


#Pracegover: Foto na parte interna do Centro de Turismo de Natal . Ao fundo prédio amarelo de 2 andares, cheio de janelas e portas bem amplas.

4 - Igreja de São Francisco de Assis na Lagoa da Pampulha (Belo Horizonte - MG)

Todo o Complexo da Pampulha tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A Igreja de São Francisco de Assis foi o último prédio inaugurado no Conjunto Arquitetônico da Pampulha. O projeto arquitetônico é do Oscar Niemeyer. A arquitetura diferenciada e cheia de curvas chamam a atenção.


#Pracegover: Foto da parte de trás da Igreja da Pampulha. Prédio cheio de curvas e com mosaico em branco e azul.

5 - Bolsa do Café (Santos - SP)

Palácio da Bolsa Oficial do Café está localizado no centro histórico de Santos (SP). Criada por um decreto federal, a Bolsa começou a funcionar em 1917, como uma pequena repartição. Atualmente, o local é um Museu e está aberto a visitação do Público.


#Pracegover Foto. Fachada do Prédio da Bolsa de Café. Prédio de 3 andares. Ao lado da porta 2 grandes colunas circulares na cor meio avermelhada. Em primeiro plano estátua do "corretor do café".

6 - Cidade Alta (Porto Seguro - BA)

A Cidade Alta, também conhecida como o Centro Histórico de Porto Seguro é onde se estabeleceu um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, além de ostentar o Marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. Além das igrejas, as casas coloridas chamam atenção dos visitantes.


#Pracegover: Foto do Centro Histórico de Porto Seguro. Ao fundo casas todas grudadas umas nas outras, cada uma de uma cor. Na parte da frente gramado. Ao fundo topo de árvores.

7 - Centro Histórico de Paraty (RJ)

O Centro Histórico foi considerado pela UNESCO como "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso". A charmosa cidade, conserva em sua parte histórica toda a arquitetura colonial das casas. Andar pelas ruas de paralelepípedo de Paraty é como voltar no tempo e conhecer um pouco mais da história do país. A cidade foi porto para exportação do ouro na época do Brasil colônia.


#Pracegover: Foto de uma rua de Paraty. Rua de paralelepípedos. Nas laterais casas coloniais com paredes brancas. No lado esquerdo portas amarelas, na direita portas vermelhas e azuis.

8 - Santuário Bom Jesus do Matosinho (Congonhas - MG)

No Santuário do Bom Jesus de Matosinho estão os 12 profetas feitos por Antônio Francisco Lisboa, "Aleijadinho". O conjunto de esculturas em pedra-sabão, feitas entre 1794 a 1804, é considerado o melhor trabalho de Aleijadinho na escultura.


#Foto do Complexo do Santuário do Bom Jesus do Matosinho. Ao fundo santuário. Em primeiro plano rampa de pedra nas laterais gramado e algumas árvores e uma capela de cada lado. Céu azul com nuvens brancas.

9 - Catetinho (Brasília)

O Conjunto arquitetônico e urbanístico de Brasília também foram tombados pelo Iphan e inclusive também é considerado patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Mas, para representar a capital nacional nesta lista, escolhemos aquele que podemos dizer foi a construção "pioneira" da cidade: O Catetinho. Esta foi primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek (JK) em Brasília, a nova capital do país na época. A residência está situado às margens da rodovia BR-040, próximo às cidades de Santa Maria e Gama. O nome é uma referência a então residência oficial do presidente, o Palácio do Catete (RJ). A construção foi projetada por Oscar Niemeyer. O prédio simples de dois andares foi construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956. Atualmente, o espaço é um museu. Se você tiver interesse temos um post completo sobre o Catetinho (link).


#Pracegover: Fachada do Catetinho. Prédio de 2 andares de madeira.

10 - Ouro Preto (Minas Gerais)

Ouro Preto não pode ficar de fora da lista. A cidade mineira, além de tombada pelo Iphan também é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Vila Rica, como era chamada Ouro Preto no período colonial foi um ponto central no período da corrida do ouro. A cidade é cheia de Igrejas, ruas de paralelepípedos bem estreitas e com as construções todas preservadas suas fachadas coloniais. Nesta lista, ainda poderia colocar Mariana, cidade vizinha de Ouro Preto e outras cidades coloniais mineiras como São João Del Rei, Diamantina e Tiradentes que também são encantadoras e atraem muitos turistas.


#Pracegover: Foto da Praça Central de Ouro preto. Ruas de paralelepídeos, vários carros e pessoas andando. Prédios de 3 andares nas laterais de estilo colonial. Ao Fundo prédio do Museu da Inconfidência.

Gostou da lista? Já visitou algum destes lugares?

A lista de lugares tombados pelo Iphan é muito maior. Saiba mais sobre esses e outros Patrimônios Nacionais no próprio site do Instituto (link).

#Brasil #Sul #Sudeste #CentroOeste #Nordeste #RioGrandedoSul #PortoAlegre #RiodeJaneiro #RioGrandedoNorte #MinasGerais #SãoPaulo #Bahia #Brasilia

CONHEÇA HUARAZ

O PARAÍSO NATURAL PERUANO

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan

ABRINDO A CABEÇA

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

DICAS DE VIAGEM, CULTURA, CURIOSIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS, HISTÓRIAS DE MOCHILÃO E MUITO MAIS