top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

UM PANORAMA DE PORTUGAL!

Atualizado: 22 de fev. de 2023


Abrindo os países do Grupo B da Copa do Mundo está: Portugal. A nossa "terra mãe" é um excelente destino turístico, possui belas praias, um clima ameno e agradável, além de uma ótima gastronomia. Por isso, o turismo tem crescido bastante nos últimos anos no país. Entre as cidades mais procuradas estão: Lisboa, Cascais, Sintra, Óbidos, Fátima e Porto. Então, vamos começar nosso tour por Portugal?

** SUGESTÃO: Escute nossa Playlist no Spotify de Portugal!

Bandeira de Portugal

#Pracegover: Foto da torre de belém. Com uma passarela até a entrada da torre. Filtro com a bandeira portuguesa. Escrito "Portugal".

Situado no extremo sudoeste da Europa, Portugal faz fronteira apenas com a Espanha. De resto é limitado pelo Atlântico. O território é dividido no continente pelo rio principal, o Tejo. A norte, a paisagem é montanhosa nas zonas do interior com planaltos, intercalados por áreas que permitem o desenvolvimento da agricultura. A sul, até ao Algarve, o relevo é caraterizado por planícies, com algumas serras. Outros rios principais são o Douro, o Minho e o Guadiana, que tal como o Tejo nascem em Espanha.

Além da parte continental, o país possui dois arquipélagos: Açores e Madeira. A costa portuguesa é extensa: 1.230 km na parte continental, mais 667 km nos Açores e 250 km na Madeira. Na costa portuguesa existem belas praias, com variedade entre falésias e areais, que atraem muitos turistas.


FOTO: Praia em Algarve

#Pracegover: Foto. Algarve: Praia. Areia cheia de pedras, ao fundo mar com grandes pedras.

VISTO

Brasileiros (as) podem permanecer em território português por 90 dias, sem necessidade de visto ou registro. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) é necessário apenas que o passaporte tenha duas páginas em branco. Também não é necessário certificado de vacinas. Apesar de não ter empecilhos para entrada no país, o MRE adverte que no momento da entrevista com as autoridades de fronteira, recomenda-se postura tranquila e séria, além de evitar postura excessivamente informal.

O MRE também recomenda que cidadãos brasileiros portem relação com os números de telefone da Embaixada e/ou do Consulado instalado na região em que pretende transitar ou permanecer. A assistência consular é um direito reconhecido por tratados internacionais, e o cidadão estrangeiro deve sempre exigir das autoridades locais a oportunidade de comunicar-se com Representação Diplomática de seu país. No final do post a lista de Consulados do Brasil em Portugal.

Se caso você queira esticar sua viagem/mochilão em Portugal, é possível prorrogar por mais 90 dias sua estadia em território português, ao término dos primeiros 90 dias no país, desde que tal prorrogação seja requerida ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (site aqui), autoridade migratória local.

ATENÇÃO: Vale lembrar que o seguro de viagem internacional é obrigatório para vários países da Europa, entre eles Portugal. Por isso, leve os documentos físicos (voucher e condições gerais) do produto adquirido no Brasil com todas as regras de coberturas e serviços.

O QUE FAZER?

Seria impossível, em apenas um post, colocar todos atrativos turísticos de todas as cidades portuguesas. Então, vamos nos ater a Lisboa. A capital portuguesa, possui sete colinas, onde são encontrados uma série de "miradouros" (mirantes). Entre os principais miradouros estão: Miradouro Porta do Sol, Miradouro Senhora do Monte e Miradouro Igreja da Graça. Todos tem belas visões de Lisboa.

Outros dos principais pontos turísticos da cidade são:

  • Castelo de São Jorge: O castelo construído no século XI é uma das atrações mais famosas de Lisboa. Fica situado em uma das colinas mais altas da cidade, tem uma visão privilegiada da capital e do rio Tejo.

  • Torre de Belém: Monumento construído no século XVI às margens do rio Tejo. A função da Torre era controlar a entrada daqueles que chegavam pelo mar. É possível comprar um ingresso da atração com a entrada do Mosteiro dos Jerónimos inclusa.

  • Mosteiro dos Jerónimos: considerado uma joia da arquitetura manuelina. Situado no famoso bairro de Belém, o edifício exibe uma extensa fachada de mais de trezentos metros. Em seu interior, chamam a atenção o claustro – onde se encontra o túmulo de Fernando Pessoa (ala norte) – e a igreja Santa Maria Belém, onde estão os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões.

  • Padrão do Descobrimento: Um monumento de 56m de altura construído em frente ao Rio Tejo, que foi erguido para homenagear a expansão ultra marinha portuguesa e alguns personagens históricos como: Os descobridores Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, o Infante D. Henrique e o poeta Luís Vaz de Camões

Além destes pontos, você pode visitar também o Bairro Alto, a Praça do Comércio, o Convento do Carmo e vários Museus da capital portuguesa. Atrações turísticas não vão faltar!


Janela do Castelo

#Pracegover: Foto de uma das janelas do Castelo de São Jorge. Ao fundo prédios um pedaço da cidade de Lisboa, com vários prédios e um céu cheio de nuvens.

DICAS

Para conhecer melhor sobre o país, pedimos algumas dicas para uma brasileira que mora em Portugal. Maíra Ouriveis, estudante de Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. A brasileira mudou-se para o país em setembro de 2017. Porém, esta é a segunda vez dela em Portugal, ela morou durante um ano (entre 2011 e 2012) quando cursou mestrado em Sociologia n Universidade de Coimbra.

1 - CLIMA: Portugal pode ser visitado durante todo o ano. O Inverno não é muito intenso mas se puderem evitar janeiro e fevereiro é melhor já que costuma chover mais nesse período.

2 - CARRO: Alugue um carro, pois, o país é bem pequeno. O carro acaba sendo cômodo, com ele é possível fazer uma a viagem sem pressa, no seu tempo. Além disso, há muitas cidades pequenas (eles chamam de aldeias) que merecem ser visitadas, mas, que não há transporte público que te leve. 3 - PORTUGUESES MORDEM, MAS ASSOPRAM. Não espante com uma patada! O estereótipo português de um povo que, às vezes, nos dá uma patada é real! Mas, logo após a patada é capaz deles se despedirem com algo muito simpático como “beijinhos”, “obrigadinha” ou algum outro diminutivo. 4 - VOCÊ VAI ANDAR MUITO. Traga sapatos confortáveis, em Portugal anda-se muito, há muitas escadas, subidas e descidas.

5 - DINHEIRO EM ESPÉCIE. SEMPRE dinheiro em cédulas no bolso! O país ainda tem muitos lugares que não aceitam cartões (ou Multibanco, como é popularmente conhecido).

Gostou das dicas? Então, veja o post com a entrevista completa com a Maíra (clique aqui). Ela falou sobre a estrutura turística do país, gastronomia, costumes, algumas diferenças entre o português do Brasil e de Portugal. Além disto, também foram abordados temas muito relevantes como: acessibilidade, machismo e a homofobia no país!

Redes Sociais da Maíra:

Instagram: @opamaira

Facebook: Clique Aqui!

 

LISTA DE CONSULADOS:

Consulado-Geral do Brasil em Lisboa

Endereço: PRAÇA LUIS DE CAMÕES, 22 - 1º ANDAR 1200-243 - LISBOA - PORTUGAL

Telefone: (00351) 21321-4100

Plantão Consular: (351) 962 520 581 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

Site da Repartição: http://www.consulado-brasil.pt/

Consulado-Geral do Brasil em Faro

Endereço: Largo Dom Marcelino Franco, Nº 2 Código Postal 8000-169 - Faro - Portugal

Telefone: (+351) 289 096 211

Plantão Consular: (351) 918803922 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

Site da Repartição: http://faro.itamaraty.gov.br

Consulado-Geral do Brasil em Porto

Endereço: Av. de França, nº 20 - 1º andar 4050-275 - Porto - Portugal

Telefone: (00351) 22 608 4070

Plantão Consular: (351) 917 531 654 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

Site da Repartição: http://porto.itamaraty.gov.br


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page