top of page
  • Foto do escritorLeonardo S. Paduan

URUGUAI PARA TODOS OS GOSTOS!

Atualizado: 23 de fev. de 2023


O Uruguai é charmoso e pequeno. Mas, não se engane, mesmo com pouca extensão territorial, o país tem uma variedade grande de atrações, sendo uma "boa pedida" de viagem para mochileiros e viajantes de todos os gostos. As cidades no "roteiro básico" do Uruguai são Montevidéu, Punta del Este e Colônia de Sacramento. Tive a oportunidade de conhece-las e vou contar um pouco da experiência em cada uma delas. Então, vem comigo pro Uruguai!

** Sugestão: Escute a nossa playlist do Spotify do Uruguai (clique aqui).

 

MONTEVIDÉU

 

A primeira vez que estive no Uruguai, foi em 2011, com um grupo de amigos. Fizemos um intercâmbio em Córdoba (Argentina) e ao final do curso, aproveitamos para conhecer Buenos Aires e Montevidéu. Muitas pessoas, quando tem tempo na viagem, acabam conhecendo ambas as capitais. São relativamente próximas e fácil acesso. Por terra, são cerca de 6h de viagem, incluindo um trajeto feito por balsa.

Em Montevidéu, ficamos em um hostel em Pocitos. O bairro é um bairro próximo a praia, e perto do famoso letreiro da cidade. O qual eu não tenho uma foto, pois ele foi instalado apenas em 2012. Mas, se você for para a capital Uruguaia, é quase que um ponto turístico "obrigatório". Pocitos também fica perto de um dos maiores "Templos do Futebol" o Estádio Centenário, palco da primeira final de uma Copa do Mundo.No Estádio você também pode fazer a visita ao Museu do Futebol. Mesmo que você não seja fã do esporte, vale a pena a visitação.

O Uruguai é um país que vive intensamente o futebol e ir até o Estádio e ver o acervo do Museu, faz parte de uma imersão cultural do país. Além de que, tem camisas de grandes craques da história do futebol mundial como Pelé e Maradona. Além de taças, fotos, recortes de jornais antigos.

#Pracegover: Foto Estádio Centenário. Arquibancadas azuis ao fundo, com o campo de futebol ao centro da foto.

Já do outro lado de Montevidéu temos a Ciudad Vieja (Cidade Velha), o bairro mais antigo da cidade. Lá se encontram alguns dos principais pontos turísticos da capital uruguaia como: Teatro Solis, Praça da Independência, Mercado del Puerto. A região também é cheia de museus como: Museu do Tango, Museu do Carnaval, Museu de Arte Pré Colombiana, entre outros. Além disto, a Ciudad Vieja é repleta de restaurantes, feiras de artesanato, livrarias e antiquários. À noite, é uma região movimentada, com seus bares e pubs.

Por lá, você também pode andar pelas chamadas "Peatonales" que são os "calçadões". Os principais são as Peatanoles de: Sarandí, Bacacay e Perez Castellanos. Então, hospedar-se na Ciudad Vieja é uma boa opção. Porém, a noite precisa ficar um pouco mais atento com relação a segurança. A região não chega a ser "perigosa", mas atenção nunca é demais.

ACESSIBILIDADE: Montevidéu, aparentemente, tem uma boa acessibilidade. Inclusive as praças tem certificação de estarem de acordo com a lei que regulamenta a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Não estive em exposições e prédios para confirmar se isto se aplica em todas as partes da cidade.

CURIOSIDADE: Quando estive em Montevidéu, o Uruguai estava nas finais da Copa América. Há muitos anos o time não disputava um Título de relevância. Somado ao fator da grande ligação do povo uruguaio e a tradição da "Celeste" (como é chamada a seleção nacional), transformou o clima da cidade. Várias faixas, bandeiras, além dos comentários nas ruas e televisão. Por isso, uma dica é fique atento nas notícias locais durante sua viagem, assim você "vivencia" de fato a cidade. Além de que você pode acabar vendo um show, espetáculo, festival, ou participar de alguma manifestação ou evento na cidade que esteja visitando.


Faixa de apoio a Seleção Uruguaia.

#Pracegover: Foto de uma faixa no beiral de um prédio escrito: Fuimos con Esperanza, Volvimos con orgullo. Gracias Celeste!!!

 

PUNTA DEL ESTE

 

Já em Punta del Este estive em 2016, durante o Mochilão que realizei pela América do Sul. O pequeno balneário, conhecido como "Miami da Sulamérica" é bem agradável e muito caro. Por isso, numa viagem estilo mochilão, minha estadia foi apenas de passagem, 1 dia. A cidade é muito segura, você pode andar tranquilamente com câmeras e celular na mão, sem medo. Entre os principais pontos da cidade está o Monumento dos Afogados, que são aqueles dedos na Praia Brava.

DICA: Vá bem cedo no monumento, pois depois fica impossível tirar uma foto/selfie no lugar, sem outras pessoas aparecendo. Fica uma grande disputa pelos "dedos". Cheguei no lugar, por volta das 7h30 a 8h e consegui tirar fotos tranquilamente. Uma hora depois já estava lotado de turistas.


#Pracegover: Foto Monumento dos afogados. 5 dedos saindo da areia. Ao fundo mar e céu cinza

Na região da Praia Brava, além do Monumento também encontra-se o Conrad, o casino mais famoso de Punta, O Museo Paseo Neruda, onde tem alguns objetos que pertencem ao poeta. A região é cheia de bares e restaurantes e bem movimentada, principalmente a Av. Gorlero. Vale a pena procurar hostel/hotéis nessa região da Praia Brava.

Ao lado de Punta del Este tem outros 2 balneários interessantes de conhecer La Barra e Punta Ballena. Ambos estão a cerca de 10 a 15 km de Punta del Este. La Barra é conhecida pela vida noturna agitada e suas praias são as mais procuradas por turistas. Além disto, o balneário possui o Museu del Mar, que conta com exposições de diversos exemplares de vida marinha. Para chegar em La Barra, saindo de Punta del Este você vai passar por uma ponte ondulada, a qual inspirou um poema de Pablo Neruda.


Puente la Barra

#Pracegover: A frente rio. Ao fundo um Prédio. No lado esquerdo da foto uma ponte ondulada com alguns carros passando.

Já, em Punta Ballena está a Casapueblo (post aqui). A atração turística que mais gostei de conhecer no Uruguai. O local é a antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró. Atualmente, o local abriga um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo, que fica dentro da estrutura. O grande atrativo da Casapueblo é a "Cerimônia do sol" como é chamada, acontece nos terraços do Museu. Ao final da tarde, quando inicia o pôr do sol inicia um poema declamado por Vilaró dando "Tchau ao Sol". É um espetáculo emocionante. Vale muito a pena conhecer a Casapueblo no final da tarde para curtir o pôr do sol.

 

Colônia de Sacramento

 

Colônia de Sacramento está a 177km de Montevidéu. Conheci a pequena cidade também no mochilão em 2016. A cidadezinha que fica às margens do Rio do Prata, foi colonizada por Portugal. Colônia possui uma mistura única entre as tradições portuguesa e espanhola. O desenho urbano de Colônia, derivado da época portuguesa, é único na região por não obedecer o rígido padrão de "tabuleiro de xadrez" das fundações espanholas no Novo Mundo.

O Centro Histórico da cidade foi tombado pela UNESCO. Entre as principais atrações estão: O Portal da Cidade, as fortificações, Ruínas do Convento de S. Francisco Xavier e Farol, Basílica do Santíssimo Sacramento e a Rua dos Suspiros. Você pode fazer tudo caminhando a pé pelo Centro tranquilamente. O único ponto turístico "fora do eixo" histórico é a Plaza de Toros.

ACESSIBILIDADE: O Centro Histórico possui paralelepípedos nas ruas e irregularidades no calçamento, que visam conservar características dos séculos passados. Por isto, acredito que a questão da acessibilidade é um pouco mais complexa e delicada em Colônia, do que nas outras cidades uruguaias.

DICAS: PROCURE POR HÓTEIS/HOSTELS próximos ao Centro Histórico. Dá pra fazer praticamente tudo a pé em Colônia, mas, caso você tenha interesse é possível alugar "carrinhos de golf". Tem várias agências que fornecem estes serviços. É muito comum turistas usarem deste serviço.

#Pracegover 3 fotos. Primeira. Foto do portal de Entrada da Cidade velha de Colônia. Segunda: Rua com paralelepípedos e casas antigas de Colônia de Sacramento. Terceira. Foto da fortificação de Colônia. Com vários turistas próximos as paredes.

 

DICAS GERAIS - URUGUAI

1 - O Uruguai é um país pequeno e com estradas boas. Por isso, alugar um carro é uma boa opção. Punta del Este e Colônia ficam a menos de 200km de Montevidéu. Você pode fazer passeios de bate e volta para esses lugares. Caso, você esteja com o carro próprio lembre-se de fazer o Seguro Carta Verde, pois é obrigatório. Ah, é claro não esqueça de ter pesos uruguaios para pagar os pedágios.

2 - O clima é agradável. Com temperaturas entre 20 a 30ºC. Porém, venta muito. Por isto, é bom ter pelo menos um casaco leve, mesmo no verão.

3 - A moeda oficial é o peso uruguaio. Porém, em alguns lugares se aceita o dólar ou real. Em Colônia de Sacramento, as casas de câmbio, foram as que achei com pior cotação. Por isto, melhor trocar em Montevidéu ou até mesmo Punta. Lembre-se: Melhor fazer câmbio fora do aeroporto ou Terminal Rodoviário, pois os valores nunca são os melhores.

4 - Ainda sobre a moeda. A cotação é de aproximadamente de 10 pesos uruguaios para 1 real. Mas não pense que você está rica(o). O Uruguai é um país relativamente caro. Fique atento (a). As notas "parecem de banco imobiliário", pois tem valores como 500, ou 1.000. Além disso, tem moedas por exemplo, com o valor de 10 pesos. Inclusive a moeda de 10 pesos é muito parecida com a de 1 real. Então, não vá confundir e achar que é apenas 1 peso uruguaio.


#Pracegover: Foto uma moeda de 1 real (lado esquerdo) ao lado moeda 10 pesos uruguaios (direito)

5 - O Uruguai tem uma boa comida. Principalmente churrascos. Doce de leite também são muito bons. Se você aprecia um mate, não deixe de provar o uruguaio. Além disto, você deve experimentar o chivito, típico lanche do país, criado em Punta del Este. O Chivito não mais é que um sanduíche à base de filet. Normalmente, vem em tamanho gigante. Normalmente é elaborado com filet de carne macia feita na chapa, presunto, mussarela, bacon, alface, fatias de tomate e ovo cozido com maionese.


#Pracegover foto de um Chivito. Ao fundo uma garrafa de pespi e um copo.

6 - RESPEITE! Apesar de ter muitas coisas em comum com o Brasil, o Uruguai tem algumas diferenças. O país descriminalizou o aborto, aprovou o casamento gay e legalizou a maconha. Mas, não é porque a maconha foi legalizada que você vai encontrar em qualquer esquina. Tem leis que regulamentam a produção e venda. Porém, alguns turistas abusam e perguntam para todos os uruguaios. Por isto, várias lojas e estabelecimentos tem placas falando: "NÃO VENDEMOS E NEM SEI ONDE COMPRAR". Por isto, respeite!

7 - Apreciar o Pôr do Sol. 9 em cada 10 blogs e sites de viagens irão falar sobre o pôr do sol no Uruguai. Realmente, o país é privilegiado neste aspecto. Além da famosa cerimônia do Sol na CasaPueblo, em outros lugares do país o astro rei dá um espetáculo no final da tarde. Em Colônia de Sacramento, é comum as pessoas se juntarem para observar o por do sol as margens do Rio do Prata.


#Pracegover Pôr do Sol. Ao fundo sol se pondo. Céu com tons de amarelo e laranja. Na frente uma bancada cheia de objetos e cuias de mate. e atrás o Rio do Prata.

8 - Se você tiver mais tempo também visite outras cidades como: La Paloma (praias mais visitadas do Uruguai), La Pedrera(forte carnaval), Cabo Polônio (reserva de lobos marinhos) e Punta del Diablo. Como o país é pequeno, é possível conhecer todas estas cidades junto com as "3 principais" citadas acima no post em 10 dias, ou até um pouco menos, tranquilamente.

 

P.S. Obviamente que tem muito mais pra falar do Uruguai, mas isto fica pra outros posts. Confira os posts relacionados que tem mais informações do país. Com o Uruguai encerramos o grupo A da Copa. Seguimos agora para o Grupo B. Começando com Portugal. Até o próximo post! ;)


Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram_PNG11
  • Tumblr Social Icon
  • Spotify Social Icon

REDES SOCIAIS

Foto: Abrindo a Cabeça logo
Foto Leonardo Spagiani Paduan
bottom of page