Leonardo S. Paduan

10 de abr de 2023

ROTEIRO DE 1 DIA POR ITU

Atualizado: 25 de abr de 2023

Itu é uma cidade histórica do interior de São Paulo, conhecida por suas construções antigas, suas fazendas e por ser a cidade onde tudo é "grande". Com apenas um dia para explorar a cidade, é possível visitar alguns dos seus principais pontos turísticos e mergulhar na história e cultura do local. Aqui está uma sugestão de roteiro de um dia em Itu.

Foto Colorida. Praça da Matriz em Itu. #Pracegover: Em primeiro plano praça com coreto, ao fundo igreja e céu azul. Foto: Leonardo S. Paduan

Manhã:

Comece o seu dia em Itu visitando a Fazenda do Chocolate, que fica a cerca de 10 minutos de carro do centro da cidade. Na fazenda, você pode fazer uma visita guiada e conhecer o processo de produção do chocolate, além de degustar os diferentes tipos de chocolate produzidos no local. Além dos quitutes produzidos, você também pode ver os animais da fazenda.

Parte do Restaurante e lago da Fazenda Chocolate. Foto: Leonardo S. Paduan

Em seguida, dirija-se ao Centro Histórico da cidade, começando pela Praça da Matriz, onde se encontra o famoso "Orelhão" de Itu. Na frente da praça, você também tem um semáforo gigante e nos arredores encontra várias lojinhas que vendem coisas em tamanho gigante. Vale a pena dar uma conferida. E caso você queira levar algum souvenir da cidade ali você encontra boas opções.

Orelhão de Itu na Praça da Matriz. Foto: Leonardo S. Paduan

Na frente da Praça encontra-se a a Igreja Nossa Senhora da Candelária, construída em 1780. considerada um patrimônio histórico e cultural. Seu estilo arquitetônico é barroco e apresenta elementos como o altar-mor, revestido em ouro e prata, além de pinturas e imagens sacras que remontam ao século XVIII. Você pode entrar também para dar uma conferida.

Igreja Nossa Senhora da Candelária em Itu. #Pracegover: Parte interna da Igreja, bancos e altar. Foto: Leonardo S. Paduan

De lá, siga para o Museu Republicano, que fica a poucos minutos de caminhada. O museu foi inaugurado em 1909 e conta a história do período republicano no Brasil. o museu está instalado em uma antiga residência do século XIX. O acervo do museu é composto por objetos, fotografias, documentos e mobiliário da época, que recriam um ambiente típico da aristocracia paulista do século XIX. Além disso, o museu promove exposições temporárias, palestras e atividades educativas, tornando-se um importante centro cultural da região.

Museu Republicano em Itu. #Pracegover: Foto da Fachada do Prédio de 2 andares, com azulejos azuis. (Foto: Leonardo S. Paduan)

Depois, siga para o Museu da Energia de Itu, que fica a cerca de 5 minutos de caminhada do Museu Republicano. O Museu da Energia de Itu está instalado em um sobrado construído em 1847. O museu conta com exposições interativas que apresentam a evolução da tecnologia e da ciência ao longo dos anos. Os visitantes podem explorar as diversas salas temáticas do museu, que incluem exposições sobre a história da energia no Brasil e no mundo, a importância da eletricidade na vida cotidiana, e até mesmo a exploração de fontes de energia renováveis

Acervo Museu da Energia em Itu. Foto colorida. Imagem de algumas poltronas azuis no canto esquerdo, ao lado televisor, telefone e ventilador antigo. Foto: Leonardo S. Paduan

Tarde:

Almoce pela região do Centro, tem várias opções de restaurantes com preços acessíveis. Após o almoço, visite a Praça dos Exageros, que fica a cerca de 20 minutos de caminhada (ou 7 minutos de carro) do Museu da Energia. A praça é conhecida por suas estátuas e monumentos exagerados, em destaque logo na entrada tem uma homenagem ao personagem "Simplicio", interpretado pelo humorista Francisco Flaviano de Almeida. Esse personagem da "Praça da Alegria", foi responsável pela fama de Itu ser a cidade onde tudo é grande.

Praça dos Exageros - Monumento do Simplicio com camisa do Ituano sentado no banco de uma praça. Foto: Leonardo S. Paduan

Em seguida, siga para o Parque do Varvito, que fica a cerca de 15 minutos de carro do centro da cidade. O sítio geológico que preserva formações rochosas raras, chamadas de varvitos, que foram criadas há cerca de 280 milhões de anos durante o período Permiano. Essas rochas são formadas por camadas finas e alternadas de sedimentos de origem glacial e de origem fluvial.

Parque Varvito. Nolado esquerdo algumas das partes da formação geológica, Foto: Leonardo S. Paduan

Com este roteiro de um dia em Itu, você pode aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer, conhecendo sua história, cultura e suas atrações naturais. Em resumo, a "a maior cidade do mundo" oferece diversas atrações para um bate-volta ou até para um final de semana. Itu é uma cidade com bastante história, muitas curiosidades e com opções de atrativos para todos os gostos. Vale a pena dedicar um dia para explorar e descobrir as surpresas que Itu tem a oferecer.

    740
    4